O mercado está cada vez mais competitivo. Os clientes têm cada vez mais voz e as empresas entendem a importância de ouvi-los. A inovação deixa de ser uma escolha e sim uma necessidade - quem não inova fica para trás. 

Mas diante desse cenário, como desenvolver soluções inovadoras para os negócios com uma abordagem, de fato, focada no ser humano?

É essa busca que tem tornado o Design Thinking cada vez mais conhecido. A abordagem tem se popularizado nos últimos tempos por propor a resolução de um problema real de uma maneira inovadora e criativa

Não é por acaso que essa abordagem tem sido adotada por muitas empresas e buscada cada vez mais. Mas você sabe exatamente o que é Design Thinking e como você pode aprender?

Design thinking: o que é?

O Design Thinking é uma abordagem de pensamento centrada no usuário para a solução de problemas reais ao utilizar princípios do design. Essa abordagem que envolve comportamento não é uma receita pronta, mas sim uma possibilidade de fazer mais e melhor para o cliente ou usuário

O conceito surgiu com a publicação em 2009 do livro “Design Thinking: uma abordagem poderosa para decretar o fim de velhas ideias”, de Tim Brown, CEO da consultoria de inovação IDEO, e seu sócio David Kelley, professor na Universidade de Stanford. 

Na prática, o Design Thinking é uma abordagem para solucionar problemas complexos. Se você é um fabricante de cadeiras, por exemplo, a pergunta que vai orientar todo seu trabalho é “como eu ajudo as pessoas a terem um descanso mais agradável”, e não apenas “preciso construir uma cadeira”. Percebe a diferença?

Porque usar Design Thinking

A única constante é a mudança. Esse é o cenário que vivemos, onde surgem novas necessidades dos consumidores todo tempo. Para isso, criar novos produtos e estar em um constante processo de inovação passou a ser uma questão de sobrevivência

Ao trazer o cliente como o centro da solução do problema com o objetivo de encontrar a melhor solução para ele, o Design Thinking vem como uma abordagem que acelera o encontro dessa mesma solução.

E a importância do Design Thinking vem justamente disso. Com resoluções novas e criativas, é possível resolver o problema de hoje do consumidor - as ferramentas do passado já não são suficientes para criar soluções para o seu cliente precisa atualmente. 

Além disso, construir algo para o seu cliente sem consultá-lo ou apenas levando em consideração a perspectiva da empresa também não permite que essas soluções sejam desenvolvidas de maneira assertiva.

Quem deve adotar o Design Thinking

Se você pensa que o Design Thinking é de uso exclusivo de designers, saiba que essa abordagem pode ser adotada pelas mais diversas áreas de atuação.

Isso porque as formas tradicionais de resolver problemas já não dão conta dos desafios que as empresas enfrentam. Assim, todos aqueles que buscam transformar problemas em oportunidades podem adotar o Design Thinking: sejam líderes, especialistas, analistas, designer, empreendedores ou mesmo profissionais de tecnologia que queiram se aprofundar na abordagem.  

Como aprender Design Thinking 

Para entender, na prática, como o Design Thinking pode ajudar a resolver problemas complexos e ajudar sua equipe e a empresa em que trabalha, o ideal é você ir a fundo e aprender mais sobre o assunto e uma ótima maneira de fazer isso é investindo em um curso de Design Thinking

Se você já entendeu a importância dessa abordagem e quer conhecer mais detalhes, confira os conteúdos abordados  no curso online de Design Thinking da Conquer:

Módulo 01 :: Bases do Design Thinking 

Se você é empreendedor ou trabalha para uma empresa, já se viu diante da necessidade de inovar. Nesse módulo, abordaremos os princípios essenciais do Design Thinking para que você domine essa metodologia e tenha um road map completo de como agir quando precisar inovar.

Módulo 02 :: O pensamento de design 

Para criar novos produtos e serviços que satisfaçam a necessidade do consumidor e ao mesmo tempo gerem nele desejo é preciso ter empatia, um dos pilares do Design Thinking. Mas além disso, é necessário agir colaborativamente para que diversas fontes de ideias ofereçam perspectivas diferentes para um mesmo problema ou solução.

E como colocar tudo isso para funcionar? Através da experimentação. Pensar como um designer envolve levar em conta estes três pilares fundamentais que vão guiar o desenvolvimento de soluções funcionais e viáveis economicamente: empatia, colaboração e experimentação.

Módulo 03 ::  O ponto-chave da metodologia

De que adianta construir uma ponte que não leva a lugar nenhum? Ou então acelerar um carro na direção errada? Nessa aula você aprenderá a direcionar seus esforços na direção correta para obter aprendizados rápidos e criar uma solução que entregue resultados.

Módulo 04 :: Foco no cliente

Design Thinking é uma metodologia que visa responder uma questão essencial: qual é a real necessidade do cliente ou do usuário? Pessoas, não tecnologia, são os verdadeiros drivers da inovação. Por isso, uma parte importante da metodologia envolve o entendimento profundo do cliente ou usuário.

Módulo 05 :: Let’s play a game 

Levantadas todas as necessidades do cliente, chegou a hora de começar a idealizar a solução. Para isso, você irá aprender técnicas e ferramentas para usar a criatividade para propor soluções que satisfaçam - e superem - as expectativas dos seus clientes.

Módulo 06 :: Ideação 

Design thinking é um framework para apresentar soluções. Nesse sentido, uma das principais etapas do processo consiste na ideação de possíveis soluções. Quanto mais ideias surgirem melhor. Nessa aula você aprenderá como conduzir um processo de ideação eficaz dentro da metodologia.

Módulo 07 :: Construindo protótipos 

Não se trata apenas de apresentar ideias, mas principalmente de transformá-las em protótipos, testá-las e fazer ajustes ou mudanças de acordo com o feedback dos clientes. Design thinking é uma abordagem extremamente hands-on. Ao invés de ficar teorizando sobre a solução, com a metodologia você poderá testar e obter feedbacks reais nos mais diversos contextos e com isso construir soluções mais econômicas e assertivas.

Módulo 08 :: A abordagem Lean

Conheça e descubra como aplicar o framework Lean para desenvolver protótipos de forma rápida, sem desperdiçar tempo e recursos. 

Módulo 09 :: Strategic Storytelling 

Finalizado todo o projeto, é preciso apresentar os resultados internamente. Conheça o novo jeito de contar histórias para engajar lideranças e times em projetos de novos produtos e serviços.

Módulo 10 :: Juntando as Peças 

É hora de revisar tudo, entender como tudo se conecta e aprender como implementar o design thinking em diferentes contextos.

Curso online de Design Thinking

Quer entender todas as possibilidades que o Design Thinking pode te proporcionar? O curso online de Design Thinking da Conquer é uma alternativa para todos os profissionais consigam encontrar soluções criativas para problemas complexos e diversos

Em um modelo 100% online, você vai ter acesso a um conteúdo exclusivo com professores de mercado, conhecendo ferramentas práticas e aplicando a abordagem do Design Thinking

Neste curso, você vai aprender a metodologia que a Conquer aplicou nas melhores empresas e startups do Brasil e da América Latina para a criação de novos produtos, serviços ou para resolver problemas complexos. Clique aqui para saber mais e fazer a sua inscrição para o curso de Design Thinking da Conquer.