Em tempos de trabalho remoto, as reuniões por videoconferência estão cada vez mais presentes no dia a dia. Ferramentas como o Teams, da Microsoft, registraram um aumento de 500% no número de reuniões ao longo da pandemia do coronavírus

As reuniões remotas têm um papel que vai para além do assunto a ser tratado. Elas se tornam uma das principais ferramentas de comunicação, sendo um momento de estímulo à equipe, mantendo o alinhamento entre todos e garantindo uma comunicação assertiva. Elas tornam o trabalho remoto mais interativo e conectado, fazendo com que a equipes trabalhem de uma maneira mais inteligente

E até mesmo as apresentações precisaram ser adaptadas para esse novo formato, já que elas são tão frequentes e não podem ficar de fora de grande parte das reuniões. Assim como as presenciais, fazer uma boa apresentação faz toda a diferença nas reuniões virtuais.

Reunião remota ainda é reunião

Por mais desafiadora que seja, a reunião remota precisa ser produtiva e eficaz da mesma maneira que uma reunião presencial. A distância é um fator que pode dificultar a comunicação e especialmente a avaliação de como as pessoas estão reagindo ao assunto que está sendo tratado, mas é preciso saber se adaptar a esse novo modelo.

Mas existem muitas vantagens ao fazer uma reunião por videoconferência, como a redução de gastos com deslocamento ou mesmo a possibilidade de reunir pessoas dos mais diferentes lugares. E, especialmente no momento em que estamos vivendo, é fundamental manter a qualidade das suas reuniões mesmo que elas sejam  a distância

No artigo 7 atitudes simples para melhorar a qualidade das suas reuniões, você confere algumas dicas para garantir a qualidade e efetividade das reuniões - que podem ser aplicadas tanto nas  presenciais quanto nas remotas.

Apresentação em reuniões remotas

Em diferentes modelos de reuniões, criar apresentações para esses momentos é bastante comum. Mas como garantir a eficiência das apresentações mesmo em reuniões remotas?

Assim como as apresentações presenciais, existem alguns cuidados importantes que você deve tomar, certificando-se que todo o seu público acompanhe sua apresentação online

Comunicar suas ideias, vender seu trabalho, participar de negociações, apresentar dados ou mesmo fazer alinhamentos com sua equipe: essas são algumas situações que precisam de uma apresentação de impacto. E se fazer uma apresentação presencialmente já era desafiante, fazer online pode ser ainda mais.

Quer saber quais são os cuidados que você deve tomar nas apresentações em reuniões remotas? Separamos 6 dicas para você garantir a qualidade das suas apresentações.

1. Faça uma apresentação inesquecível

Não é apenas uma oratória impecável que faz uma boa apresentação. Existem outros elementos que fazem muita diferença. Por isso, é importante criar um material ilustrativo eficiente para a sua apresentação de slides. 

Para saber quais são esses elementos, clique aqui e confira como fazer uma apresentação inesquecível e que vai impactar o seu público.

2. Não faça slides cheios de texto 

Além de distrair o seu público e mesmo cansá-lo, colocar muito conteúdo nos seus slides pode atrapalhar  a sua apresentação. Lembre-se de incluir apenas o que é indispensável, pois esse material está ali como apoio

Essa é uma dica que também vale para apresentações presenciais, mas é ainda mais importante para as que você faz online. Sabe por quê?

Ao projetar sua apresentação em uma videoconferência, os slides ocupam o maior espaço da tela. Se o seu slide tem muito conteúdo escrito, o seu público pode prestar atenção apenas nele e não naquilo que você está falando.

3. Garanta que o conteúdo dos slides está legível

Em algumas ferramentas de videoconferência, existem blocos ou configurações que podem atrapalhar a visualização da sua apresentação. 

Para evitar isso, tente ao máximo centralizar o conteúdo do slide. Dessa maneira, você garante que todos consigam acompanhar o conteúdo dos seus slides, sem que nada atrapalhe a visualização.

4. Faça testes e escolha bem o ambiente

Antes de iniciar a reunião, é importante fazer testes para se certificar que tudo está funcionando. Para isso, faça testes com o microfone e a câmera que você vai utilizar. 

Também organize o cenário que vai aparecer ao seu fundo, além de cuidar da iluminação - o ideal é que as sombras não atrapalhem e o seu rosto esteja bem visível. O ambiente que você vai escolher deve ser silencioso e com o mínimo de  interferências durante a sua apresentação.

5. Tenha um plano B

Esteja preparado para o inesperado. Ao depender de uma ferramenta de videoconferência para fazer a sua reunião, ela pode apresentar algum problema ou mesmo instabilidades. 

Por isso, sempre tenha um plano B. Conheça outras ferramentas e deixe elas previamente setadas para que, caso seja necessário, elas já estejam configuradas e prontas para o uso

São inúmeras ferramentas gratuitas que você pode usar, e abaixo você confere uma lista das mais populares e mais usadas.

6. Ferramentas de videoconferência para fazer apresentações

Para fazer sua apresentação durante uma videoconferência, basta usar a função de compartilhamento de tela. Em primeiro lugar,  abra o documento da sua apresentação - seja o PowerPoint, o PDF do arquivo ou até mesmo a apresentação online que esteja no Apresentações Google. 

Depois de ativar o compartilhamento de tela, pergunte ao seu público se a apresentação está aparecendo para todos e, com a confirmação, você já pode começar. 

Na lista abaixo, você encontra algumas das ferramentas de videoconferências  que permitem o compartilhamento de tela e confere onde você seleciona essa opção para fazer a sua apresentação remota.

Saiba como criar apresentações de alto impacto

Quer fazer apresentações envolventes e que criem conexão com o seu público? No curso online Apresentações de Alto Impacto da Conquer você vai aprender a criar apresentações inesquecíveis utilizando técnicas de storytelling e construção de PPTs de alto impacto

Com aulas 100% online e com professores de destaque no mercado, você vai ter acesso a um conteúdo exclusivo que vai te tirar da zona de conforto para assim aperfeiçoar suas habilidades de criação de apresentações

O curso é ideal para todo profissional que precise comunicar suas ideias, vender seu trabalho, participar de negociações, apresentar dados, seja presencialmente ou online. Clique aqui para saber mais detalhes e fazer sua inscrição para o curso Apresentações de Alto Impacto da Conquer.