Como fazer um plano de desenvolvimento profissional

Onde você quer estar daqui um ano? Que habilidades gostaria de desenvolver? E como fazer um plano de desenvolvimento profissional para cumprir essas metas? Crescer na carreira exige dedicação, planejamento e execução. Se você […]
29 nov, 2020
Reading time 5 minutos de leitura

Onde você quer estar daqui um ano? Que habilidades gostaria de desenvolver? E como fazer um plano de desenvolvimento profissional para cumprir essas metas?

Crescer na carreira exige dedicação, planejamento e execução. Se você está lendo este artigo, certamente já possui o primeiro elemento. E, ao final da leitura, já estará equipado para a segunda etapa e preparado para a terceira também.

Quando se trata de planejamento, é preciso construir um plano de desenvolvimento profissional assertivo e objetivo, alinhado com aquilo que você deseja para o futuro da sua carreira.

Essa ferramenta te ajuda a organizar e priorizar as ações necessárias para atingir um determinado objetivo, dividindo-o em metas menores, estabelecendo prazos e focando no seu aprimoramento profissional e pessoal.

É como traçar uma rota do ponto atual até onde você quer chegar, com orientações e guias para cumprir esse trajeto da melhor maneira possível.

E, antes de começar a pensar em se desenvolver, é fundamental estar apto para absorver novos conhecimentos e habilidades, ou seja, é preciso saber aprender.

Muito se fala sobre a importância de aprender determinadas habilidades, mas é justamente a dificuldade de aprender que coloca obstáculos e barreiras no crescimento profissional.

Inclusive, segundo o relatório Future of Jobs 2020 do Fórum Econômico Mundial, uma das habilidades mais relevantes até 2025 é a capacidade de aprender ativa e continuamente. Outro nome dado pelo mercado a essa habilidade é lifelong learning, o processo contínuo de aprendizagem.

Agora que você já sabe a importância de aprender a aprender, vamos para o planejamento! Confira 3 dicas de como fazer um plano de desenvolvimento profissional e comece a planejar agora o seu crescimento.

1 – Estabeleça um objetivo


Não existe plano se não houver um objetivo específico. O primeiro passo é definir o que você deseja com esse plano de desenvolvimento profissional. Pode ser o crescimento na sua carreira, uma recolocação profissional ou adquirir uma nova habilidade.

Para te ajudar, reflita sobre essas perguntas:

O que você sente que precisa desenvolver?
Onde gostaria de chegar profissionalmente?
O que falta para você se tornar o profissional que gostaria de ser?

Com o seu objetivo em mente, estipule um prazo para atingi-lo, mas lembre-se de ser realista neste momento. Nada de colocar prazos curtos esperando por resultados rápidos!

Além disso, defina os indicadores para medir o seu desenvolvimento e comparar o desempenho atual e após a aplicação do planejamento. Dessa forma, você saberá exatamente o quanto cresceu durante o processo.

2 – Divida seu objetivo em metas menores

Agora que você já tem o seu objetivo final, defina metas menores que vão fazer com que você caminhe aos poucos em direção aonde quer chegar. Faça o mesmo com o prazo, dividindo-o de acordo com a necessidade de cada uma das metas.

Para isso, pense sobre o que você precisa fazer para alcançar o seu grande objetivo. Por exemplo, vamos supor que o objetivo do seu plano de desenvolvimento profissional seja melhorar a sua oratória para fazer apresentações, reuniões e negociações com mais assertividade no trabalho em até 3 meses.

Ao dividir esse objetivo em metas menores, você pode chegar à seguinte lista:

– Trabalhar o autoconhecimento para entender quais são os seus pontos fortes e de melhoria na hora de falar com um público.
– Controlar a sua respiração para entender melhor sobre pausas e ritmo de fala.
– Fazer exercícios de voz para ser um orador cativante e usar a entonação a seu favor.
– Dominar sua linguagem corporal para transmitir confiança e clareza em componentes além da fala: postura, expressão facial, gestos e movimentos.
– Aprender a adquirir conteúdo relevante e entregá-lo de forma cativante para o público.

Com essas metas definidas, você pode identificar ações práticas para desenvolvê-las e, então, definir períodos de prática e prazos para cada uma delas.

Autoconhecimento: listar pontos fortes e pontos de melhoria que envolvem a sua oratória e entender como utilizar os pontos positivos a seu favor (2 semanas | 1ª quinzena de janeiro de 2022)


Respiração: fazer exercícios de respiração (15 minutos – 2 vezes por semana | janeiro de 2022 até março de 2022)


Voz: fazer exercícios de voz e dicção (15 minutos – 2 vezes por semana | janeiro de 2022 até junho de 2022)

Linguagem corporal: treinar apresentações e discursos em frente ao espelho ou para um grupo pequeno de amigos para perceber sua linguagem corporal e descobrir pontos de melhoria (1 hora – 2 vezes por mês | janeiro de 2022 até março de 2022)

Conteúdo: pesquise e se mantenha atualizado sobre sua área de atuação, faça um levantamento e acompanhe os principais portais, profissionais e empresas que estão compartilhando conteúdos relevantes sobre temas que podem te ajudar a criar um bom repertório para suas apresentações, reuniões e negociações do trabalho (15 minutos – todos os dias | janeiro de 2022 até março de 2022)

Cumprindo todas essas metas, ao final do prazo estipulado, você já conseguirá perceber os resultados no seu desempenho. E para deixar tudo mais interessante, você pode até preparar uma apresentação sobre um tema de seu domínio para apresentar para a sua equipe no trabalho.

Assim, eles poderão oferecer feedbacks e você terá provas ainda mais concretas sobre a sua evolução.

3 – Otimize o seu desenvolvimento

Uma das melhores formas de garantir um resultado mais rápido mantendo a qualidade e fortalecendo o seu compromisso com o seu objetivo final é optar por cursos que vão te ajudar a desenvolver além de habilidades técnicas, habilidades comportamentais bastante valorizadas pela Nova Economia.

Com o Conquer Plus para empresas, por exemplo, você, RH, cria trilhas de aprendizagem sob-medida e acompanha desempenho e engajamento, o colaborador se desenvolve com conteúdos práticos e relevantes para sua carreira.

Clique na imagem e saiba mais!

O que você achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. 7

Carreira