BLOG

É fantástico o que os seus pensamentos podem fazer no cérebro!


10 de Junho de 2017 . Publicado por Conquer

A Escola de Medicina de Harvard realizou, em 2007, uma pesquisa que demonstra a força que os pensamentos exercem sobre cérebro – e o resultado é surpreendente.

Neurocientistas dividiram dois grupos de pessoas – que não sabiam tocar piano – para fazerem alguns experimentos. Antes de realizar as atividades, todos tiveram os cérebros escaneados para futura comparação do antes e depois.

O desafio era o seguinte:

Para o primeiro grupo, tocar um exercício fácil no piano duas horas por dia,  durante uma semana.

Para o segundo grupo,  pensar todos os dias que estavam tocando esses exercícios no piano. Exatamente, apenas pensar que estavam realizando a atividade.

Após alguns dias, os cientistas escanearam novamente os cérebros de todos para analisar os efeitos dos exercícios na composição cerebral de cada um.

Surpreendentemente, os dois grupos mostraram que a parte do cérebro que corresponde ao movimento dos dedos havia crescido consideravelmente. Isso mesmo, quem fisicamente não mexeu um dedo teve também alterações, como se eles de fato houvessem tocado.

Ou seja, apenas o pensamento puro e simples foi capaz de alterar a estrutura do cérebro de forma significativa.

Um outro exemplo da influência que nossos pensamentos possuem em nosso organismo é o famoso Método Placebo utilizado na medicina.

Funciona da seguinte forma: um paciente com determinada doença é levado a acreditar que está tomando um remédio destinado a cura dela, mas na verdade está consumindo compostos feitos meramente de trigo ou açúcar.

Mesmo nessa circunstância, ou seja, mesmo ingerindo um composto incapaz de curar a doença, o paciente muitas vezes é curado.

Parece bobagem? Não é.

Isso acontece porque o paciente acredita que os remédios que estão sendo dados a ele farão a diferença e poderão curá-lo. Com esse pensamento contínuo, diferentes áreas do cérebro são ativadas e neurotransmissores são enviados para o local onde está o problema e então o próprio organismo realiza a cura. Fantástico.

O que esses dois exemplos tem em comum?

Eles nos mostram que nossos pensamentos podem influenciar bastante todas as áreas de nossas vidas.

Por isso, vale a pena fazer uma reflexão:

Se pensar diferente é capaz de aumentar sua capacidade de executar uma atividade (como tocar piano) e pode, até mesmo, levar o seu corpo a curar doenças, o quanto realmente acreditar  na conquista dos seus objetivos pode te ajudar a de fato conquistá-los?

Claro que apenas pensar não vai levar a lugar nenhum, é preciso agir. Mas se pensar de forma otimista sobre a realização de seus objetivos pode de alguma forma colaborar para atingi-los, por que não fazê-lo? Nessas horas, toda ajuda é válida. ;

Por fim, deixamos as seguintes perguntas para vocês refletirem:

–  Que tipo de pensamento você anda tendo recorrentemente?

–  Eles estão te ajudando a chegar mais próximos dos seus objetivos ou te afastando deles?


Conquer

DEIXE UM COMENTÁRIO


NOME*

E-MAIL*

MENSAGEM*