Você gostaria de ser uma pessoa influente, daquelas que conseguem tirar um “sim” de qualquer situação? Você acha que precisa melhorar o seu poder de persuasão?

Esse é justamente o foco da Programação Neurolinguística (PNL), método responsável por desenvolver a capacidade de influenciar a persuadir.

As técnicas de PNL têm recebido muita atenção pela sua capacidade de garantir mais qualidade à comunicação e às relações pessoais e profissionais.

Neste artigo, você vai entender o que é a Programação Neurolinguística (PNL) e de que maneira ela pode te ajudar a ser um profissional mais influente.

Além disso, você vai conferir 5 dicas práticas para criar uma relação de confiança com as pessoas com quem você se relaciona e, assim, se tornar um profissional de destaque. 

O que é Programação Neurolinguística (PNL)?

Como área do conhecimento, a Programação Neurolinguística (PNL) está ligada ao estudo do cérebro humano e dos comportamentos. Em outras palavras, a PNL busca entender as relações entre os processos neurológicos, a linguagem que usamos e as atitudes que tomamos.

As pesquisas sobre o tema surgiram na década de 1970 graças aos estudos do matemático Richard Bandler e do linguista John Grinder. Em suas investigações sobre a mente humana, eles procuraram entender o que levava algumas pessoas a terem resultados positivos em vários âmbitos da vida. 

Com base nisso, eles concluíram que os seres humanos são o resultado da conexão entre 3 elementos:

  1. Padrões de comportamento (que podem ser modificados)
  2. Sistema neurológico (responsável pelas nossas reações conscientes e inconscientes)
  3. Linguagem (comunicação verbal, não verbal e a maneira como enxergamos o contexto em que estamos inseridos)

Bandler e Grinder identificaram que as nossas reações aos estímulos são influenciadas por padrões externos – comportamento e linguagem – e padrões internos – crenças e modelos mentais. Ou seja, a maneira como agimos é resultado dessa interação, e aquilo que acreditamos ser a realidade é, na verdade, uma das formas de ver e entender o mundo. 

Com a PNL, é possível identificar essas crenças interiores e amenizar a presença de respostas automáticas no seu cotidiano. Além disso, as técnicas de programação neurolinguística são ferramentas valiosas para compreender melhor a si mesmo, os outros, as emoções envolvidas nas nossas decisões e encontrar maneiras de ser mais influente.

Por que aprender PNL?

Engana-se quem pensa que influenciar e persuadir são habilidades importantes somente para profissionais da área de vendas. 

A verdade é que todos nós, sem exceção, negociamos a todo momento. A influência e a persuasão estão presentes tanto nas situações mais banais do cotidiano quanto nos momentos em que precisamos, de fato, chegar a um acordo sobre um tema relevante e sério.

Por isso, a Programação Neurolinguística (PNL) vem recebendo cada vez mais atenção de profissionais que desejam se tornar mais influentes. Afinal, entender o cérebro humano é o primeiro passo para controlar a linguagem, o comportamento e racionalizar as reações aos estímulos.

Mas afinal, como o estudo da Programação Neurolinguística (PNL) pode ajudar você na sua carreira?

Bom, foi-se o tempo em que um bom currículo e alguns anos de experiência profissional garantiam o “lugar ao Sol” no mercado de trabalho. Hoje, o profissional que se destaca é justamente aquele que domina como poucos as chamadas soft skills, ou seja, as habilidades sócio-comportamentais.

Esse contexto gira os holofotes para a PNL, uma ferramenta fundamental para os profissionais que desejam ser mais influentes e persuasivos e, assim, desempenhar fora da curva em suas funções.

O profissional que domina as técnicas de PNL consegue gerenciar suas relações interpessoais de forma mais assertiva e estratégica, adequando-se às mais diversas situações com agilidade. 

Além disso, ao transformar a maneira como enxergamos e vivemos as situações, a PNL cria condições para que as reações ao contexto – tanto positivo quanto negativo – sejam menos automáticas e mais adequadas.

Nesse sentido, uma das principais técnicas da PNL é o rapport, palavra de origem francesa, sem tradução para o português, que pode ser entendida como a criação de uma relação de confiança e cooperação com o seu interlocutor.

Dito de outro modo, é a habilidade de compreender e acompanhar o comportamento de alguém para, dessa maneira, estabelecer uma relação confiável e empática.

Ao criar rapport com outra pessoa, você abre caminhos para que negociação e a persuasão sejam mais efetivas. Afinal, é praticamente impossível confiar em quem não se confia, concorda?

5 dicas para criar rapport

Confira abaixo algumas técnicas para você criar rapport nas suas relações cotidianas e conseguir ser mais persuasivo e influente na sua vida pessoal e profissional.

1) Identifique pontos em comum

Pode ser que você não perceba, mas acredite: quando você se identifica com alguém, a confiança se torna um elemento importante da relação, ainda que de forma involuntária. 

Por isso, o primeiro passo para criar rapport é identificar e salientar os pontos em comum e conexões que você tem com a outra pessoa.

2) Trabalhe o espelhamento

Outra técnica infalível para a criação de rapport é a do espelhamento. Na prática, ela consiste em criar conexões com a outra pessoa “espelhando” seus gestos, expressões faciais e tom de voz.

Em um primeiro momento, essa técnica pode ser vista como uma expressão de falsidade ou falta de personalidade. Mas calma, não é isso.

Pense na determinada situação: ao chegar a uma reunião com o representante comercial de uma empresa parceira, você identifica que ele se expressa de maneira sutil, com tom de voz ameno e muita calma.

Se você se comunicar de forma efusiva e exagerada, certamente enfrentará dificuldades para estabelecer uma relação de confiança com essa pessoa, certo? 

Por isso, de forma sutil, adeque-se à maneira como o outro se comunica para garantir reciprocidade e identificação.

3) Faça elogios sinceros

Há algum ponto que você admira genuinamente no seu interlocutor? Algo pelo que ele mereça ser parabenizado? Então não pense duas vezes de elogiá-lo – com naturalidade, claro.

Ao despertar a sensação de que ele foi reconhecido por um de seus feitos, você fortalece a relação de confiança.

4) Chame a pessoa pelo nome e mantenha contato visual

Pode parecer um ato banal, mas chamar a pessoa pelo nome e manter contato visual permanente com ela é fundamental para gerar confiança.

Quanto mais disponível e interessado você se mostrar durante a comunicação, maior será a identificação do seu interlocutor com você. 

5) Seja otimista

Uma relação de confiança e cooperação precisa, sobretudo, ser permeada por pensamentos e pessoas positivas. Daquelas que, ao se depararem com uma situação difícil ou delicada, vão focar na solução, e não no problema.

Ser essa pessoa e demonstrar otimismo sempre que possível ajuda – e muito – na criação do rapport. Ao se comunicar sobre o futuro de forma positiva, você transmite confiança e garantem mais bem-estar ao ambiente e às pessoas.

 

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