01.O que são soft skills?
As soft skills são habilidades que ajudam você a construir conexões mais fortes e eficazes com colegas de trabalho, sejam eles pares, líderes ou liderados, facilitando a resolução de desafios diários no ambiente corporativo. Nos últimos anos, essas habilidades ganharam cada vez mais relevância no mercado de trabalho, principalmente devido a uma dinâmica corporativa mais ágil, em que as mudanças estão sempre no horizonte. Elas incluem inteligência emocional, oratória, gestão do tempo e produtividade, e permitem que você contribua para um ambiente de trabalho mais colaborativo e positivo.
02.Por que devo desenvolver minhas soft skills e quais serão os possíveis benefícios para minha carreira?
Desenvolver suas soft skills traz uma série de benefícios para sua carreira, pois essas habilidades são essenciais para se adaptar e prosperar no ambiente de trabalho. Ao aprimorar suas competências interpessoais e emocionais, você melhora seu desempenho em projetos, já que as entregas técnicas (que exigem hard skills) representam apenas uma parte da sua performance como profissional. Essas habilidades são cada vez mais valorizadas em cargos de liderança; quanto mais alto o cargo, maior a demanda por soft skills. Assim, ao desenvolvê-las, você aumenta suas chances de promoção dentro da empresa e se torna mais competitivo aos olhos dos headhunters.
03.Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
A diferença entre soft skills e hard skills está no tipo de competência que cada uma representa. As hard skills são habilidades técnicas e específicas, como conhecimento em ferramentas, processos ou metodologias, que podem ser aprendidas e mensuradas — e sempre serão fundamentais. Mas, por muitos anos, o mercado de trabalho focou quase exclusivamente no desenvolvimento técnico dos profissionais. No entanto, as soft skills, que incluem habilidades comportamentais, têm ganhado cada vez mais relevância no ambiente empresarial. Afinal, de nada adianta um excelente profissional ser ótimo em programação, por exemplo, mas não saber se comunicar de forma eficiente ou ter dificuldade em receber feedbacks. É justamente nesse aspecto que as soft skills fazem a diferença.
04.Como faço para desenvolver minhas Soft Skills?
A Conquer acredita que a melhor forma de aprender é mesclando a teoria com a prática. E o primeiro passo para você desenvolver você pode dar aqui mesmo nos Conteúdos Exclusivos e Gratuitos. Será o seu primeiro passo, para entender os conceitos e o universo em torno de temas altamente relevantes como Inteligência Emocional, Produtividade, Liderança e Gestão, Análise de Dados e muitos outros temas que podem agregar demais na sua carreira.
05.E como são esses materiais gratuitos?
Essa é uma excelente pergunta! Esses materiais foram criados para serem dinâmicos e despertar sua vontade de se aprofundar ainda mais nesses conceitos. Por isso, os temas são abordados de forma variada e moderna. Você pode explorá-los por meio de guias, para mergulhar no assunto; infográficos, que proporcionam uma experiência visual ampla; kits, com materiais que ajudam a analisar seu momento profissional; ou checklists, para entender item por item. Ufa!
06.Para que públicos são destinados esses materiais?
Estes materiais são livres e destinados a grande parte dos profissionais do mercado. Vale lembrar, porém, que a Conquer é uma escola de negócios, então boa parte dos conteúdos terá uma maior aderência para profissionais de áreas correlatas. Ainda assim, profissionais da saúde, por exemplo, que buscam desenvolver suas soft skills podem encontrar excelentes aprendizados e insights em nossos materiais.
07.Esses materiais são realmente gratuitos? Ou tem alguma pegadinha?
Pode ficar tranquilo, não há pegadinha! Todos os materiais aqui são 100% gratuitos. A Conquer foi a escola de negócios pioneira em oferecer cursos e materiais sem custo, tanto no Brasil quanto no mundo. O melhor de tudo é que você pode fazer o download de todos os materiais que considerar úteis para o seu desenvolvimento, sem qualquer limitação de acesso. Em outras palavras, nada impede você de explorar e adquirir novas habilidades.
08.E porque eu tenho que me cadastrar antes de baixar os conteúdos?
O cadastro é uma forma de a Conquer entender quais temas e materiais têm mais relevância para o público. Com esses insights, conseguimos aprimorar os conteúdos atuais e desenvolver novos materiais que atendam cada vez melhor às suas necessidades. Além disso, ao se cadastrar, você recebe recomendações personalizadas e pode acessar conteúdos que realmente fazem a diferença para o seu desenvolvimento. É uma forma de tornar a sua experiência ainda mais enriquecedora e focada nos seus interesses.
09.Eu posso compartilhar estes materiais com os meus colegas?
Não apenas pode, como deve! Esses materiais foram realmente pensados para serem distribuídos e alcançarem o maior número de profissionais possível. Então, sinta-se à vontade para compartilhar com um colega ou até mesmo postar em grupos de WhatsApp da sua empresa ou em grupos profissionais específicos. O ideal é compartilhar o link, para que todos possam acessar e aproveitar ao máximo os conteúdos disponíveis.
10.E se eu me interessar por um conteúdo, como faço para continuar meu desenvolvimento?
A Conquer pensa em toda a sua trilha de desenvolvimento. Se você quiser se aprofundar mais, por exemplo, em Gestão e Liderança, saiba que existem inúmeros cursos na Conquer Plus sobre esse tema, todos em formato de videoaulas gravadas. O próximo passo seria realizar uma Pós na Escola de Negócios da Conquer em Gestão e Liderança. Esse curso é em formato online ao vivo, onde você terá aulas com professores que são referências no mercado. Você pode concluir o curso entre 4 a 12 meses, sem precisar fazer TCC e conquistar um diploma reconhecido pelo MEC.