De acordo com o Fórum Mundial de Economia, estamos vivendo a quarta revolução industrial.

Isso significa que tecnologias de robótica e inteligência artificial já estão tão avançadas que logo logo, inúmeros postos de trabalho, com ganho de produtividade, vão ser substituídos por máquinas.

Parece loucura né? Mas essas mudanças vão transformar a maneira como a gente vive e trabalha. Alguns postos de trabalho vão sumir, outros vão crescer e novos vão surgir.

A certeza é que a força de trabalho vai precisar se adaptar e desenvolver novas habilidades para se manter no jogo.

Um relatório baseado em análises feitas por líderes de grandes empresas e produzido pelo Fórum Econômico Mundial - aquele que disse que estamos vivendo a quarta revolução industrial - mostra 10 habilidades que os profissionais devem ter para sobreviver a essa nova fase:

1. Capacidade de resolver problemas complexos

Esta habilidade é representada pela capacidade de percepção e criação de estratégias realmente efetivas para resolver problemas e situações inesperadas em um ambiente complexo.

Diariamente somos desafiados com situações incertas que acabam exigindo tomadas de decisões imediatas e um profissional capaz de se adaptar a esse contexto já sai dando um “chega pra lá” na concorrência (seja ela artificial ou não).

A sorte, é que essa habilidade é exclusivamente humana (ainda).

2. Pensamento crítico

Essa habilidade é valorizada por grande parte das empresas, algumas vezes sendo mencionada até na divulgação de vagas de emprego.

O pensamento crítico é a capacidade de olhar para as situações de maneira crítica, deixando suas crenças e opiniões de lado para fazer sua análise. É conseguir analisar "friamente" problemas, ideias, projetos e assim chegar em soluções efetivas.

Daqui algum tempo as máquinas estarão fazendo a maior parte dos trabalhos operacionais, por isso, o mercado precisará cada vez mais de cabeças pensantes em ação.

Desenvolver o pensamento crítico demanda tempo e esforço, mas com certeza vai te tornar um profissional ainda melhor, acelerar seus resultados e crescimento profissional.

3. Criatividade

A criatividade é nitidamente uma vantagem competitiva e um elemento essencial no mercado de trabalho.

Ser criativo é pensar de forma diferente, pensar fora da caixa, ser original!

Um profissional criativo....

  • É curioso;
  • É mais flexível;
  • Encontra soluções diferentes e incomuns para um mesmo problema;
  • Está sempre tendo ideias;
  • Tem uma visão do todo;
  • É um identificador de oportunidade;
  • Produzir mais com menos recursos.

O mundo está mudando super rápido, todos os dias surgem novas formas de trabalho, novos produtos e novas tecnologias, para se destacar, você vai ter que colocar a cabeça para trabalhar e trabalhar com ideias inovadoras. Só assim para acompanhar toda essa transformação!

4. Gerenciamento de pessoas

Gerenciar pessoas é um grande desafio e, portanto, quem tem essa habilidade já está com vantagem perante grande parte dos profissionais.

Um bom gestor treina com eficiência novos colaboradores, se preocupa com as necessidades de cada um, recompensa de forma justa e engaja/motiva a sua equipe para alcançar as metas!

5. Liderança

A habilidade de liderança não está ligada só ao papel do líder, mas a todo mundo que trabalha se relacionando com pessoas.

OI?

É isso aí, liderar é sobre saber trabalhar em grupo, ser coordenado ou coordenar, saber dividir tarefas ou até saber dividir sua equipe com outros gestores. É sobre saber interagir, compartilhar e se auto-liderar.

6. Inteligência Emocional

Uma pessoa que tem um alto grau de inteligência emocional, consegue, identificar e controlar suas emoções com mais facilidade, além de conseguir perceber e cuidar melhor das pessoas que estão a sua volta.

Esse termo está relacionada com a “inteligência social”, que aparece na psicologia e foi criado por Daniel Goleman.

Quer saber como desenvolver inteligência emocional no trabalho? Clique aqui e leia esse artigo.

 7. Capacidade de tomar decisões e ter bom julgamento

Nós precisamos tomar decisões o tempo todo e que tarefinha difícil essa, né?

Pois é, mas às vezes a gente esquece que esse hábito está diretamente ligado ao nosso crescimento pessoal e profissional.

Os lideres cada vez dão mais autonomia aos colaboradores e, portanto, o profissional que deseja se destacar, precisa saber tomar decisões! Tomar decisão é escolher, se comprometer e assumir a responsabilidade... saiba que muitas vezes você vai errar, mas o mais importante sempre é aprender com o erro!

8. Comunicação

Que a comunicação tem um poder gigantesco nós já sabemos né?

É através dela que a gente consegue deixar claras as nossas ideias, conduzir projetos de maneira eficaz, orientar uma equipe sobre as tarefas que devem ser realizadas, basicamente, saber passar e receber uma mensagem, ouvir e ser ouvido.

Ter uma comunicação assertiva vai te ajudar a se tornar um profissional acima da média.

9. Negociação

Você está sempre precisando negociar!

Não importa a sua área de trabalho, mesmo sem perceber, a negociação está presente no seu dia-a-dia.

A pessoa que domina essa habilidade consegue vender seus argumentos e ideias, convencer pessoas e chegar mais vezes ao sim!

10. Flexibilidade Cognitiva

O nome é difícil, mas a gente explica, flexibilidade cognitiva, é basicamente ser capaz de encontrar soluções além do pensamento comum da rotina. É sobre ir além. Conhecer e compreender conceitos de várias áreas.

Resumindo, a mudança não irá esperar por nós…

Quem deseja crescer e se destacar, precisa ser pró ativo e desenvolver novas habilidades para não ficar para trás.

Se você não quer ser substituído por um robô, é hora de acelerar!

Qual habilidade você precisa desenvolver nesse momento?

Aqui na Conquer nós ensinamos habilidades que vão potencializar a sua parte técnica e te ajudar a se tornar um profissional acima da média. habilidades como oratória, produtividade, inteligência emocional, liderança, vendas e negociação.

Bora acelerar? Clique aqui para conhecer todos os cursos da Conquer.