Em cenários que antes chamávamos de “normais”, não faltavam desafios para as lideranças. 2020, que  foi um ano repleto de incertezas, tornou a liderança uma habilidade  ainda mais desafiadora. 

E todas as mudanças que aconteceram ao longo do ano exigiram decisões rápidas das organizações e suas lideranças. As empresas precisaram se adaptar durante a crise: os líderes se reuniam, discutiam e agiam conforme o cenário se transformava completamente. Desafios como garantir a operação e ainda se adaptar às mudanças exigiram um aprendizado contínuo e revisão constante das decisões. 

Uma crise sem precedentes exigiu que as lideranças tomassem ações sem precedentes. E então, o que esperar dos próximos meses? Como se preparar para 2021?

Para aumentar a eficácia da gestão, as lideranças devem entender suas necessidades e aumentar cada vez mais a sua adaptabilidade e de seus times. Assim, mesmo em condições incertas, o modelo de gestão para resultados pode ser uma solução adequada para as organizações. 

Quer entender como? Confira neste artigo:

Gestão para resultados: o que é?

O conceito de gestão para resultados surgiu em 1654 com o livro The Practice of Management, do especialista em gestão de negócios Peter Drucker. Neste modelo de administração, os objetivos do negócio são colocados em foco para que os líderes e seus times trabalhem continuamente em ações que impactem positivamente nos resultados da empresa. 

A gestão para resultados contribui para que todos os colaboradores da organização vejam a relação de suas atividades e demandas com as prioridades da empresa. Além de reforçar o alinhamento entre o dia a dia e os resultados, essa percepção aumenta o senso de pertencimento que também reflete na produtividade das equipes.  

Além disso, vale lembrar que esse modelo de gestão pode ser aplicado em todas as empresas, independentemente da área de atuação ou do porte. Não importa se a empresa é pequena ou média, a eficácia da gestão para resultados depende de objetivos claros e que todos estejam comprometidos, sejam líderes ou liderados.

Como garantir uma gestão para resultados em 2021?

2020 foi um momento de inflexão para todos, e lideranças e suas organizações passaram por profundas transformações. Mesmo com incertezas que ainda existem no cenário pós-pandemia, adotar a gestão para resultados é uma maneira de envolver todas as pessoas da empresa, tendo foco no resultado e não necessariamente nos processos que vão ser executados, que eventualmente podem ser ajustados. 

Quando todas as pessoas da empresa estão alinhadas e trabalham pelos mesmos objetivos, o desempenho organizacional melhora e assim se torna mais possível atingir entregas de qualidade. 

Por isso, confira algumas práticas para implementar a gestão de resultados na sua organização.

1. Estabeleça metas da organização

O alinhamento deve iniciar com todas as lideranças da empresa. Em um trabalho conjunto com os líderes de todas as áreas, as metas devem ser definidas para que todos saibam exatamente o papel de cada um, suas responsabilidades e onde esse trabalho coletivo deve chegar

Com metas definidas, as equipes terão essa orientação no seu dia a dia, com as lideranças assumindo o importante papel de gerir e motivar seus times como foco nesses resultados.

2. Defina as metas de cada colaborador

Depois da definição das metas da organização, os líderes devem conversar com seus times e alinhar as metas de cada um dos seus liderados. Essa resolução vai definir como cada um dos colaboradores deve organizar sua rotina, trabalhando de maneira contínua em busca do resultado desejado. 

Nessa etapa, é tarefa do líder demonstrar como as entregas a serem feitas estão relacionadas diretamente com os objetivos gerais da empresa. Isso reforça a relevância da participação do colaborador na empresa e estimula o sentimento de dono e o senso de pertencimento.  

Essas metas devem ser ambiciosas e realistas, criando a sensação do desafio para que todas as pessoas do time se sintam provocadas a se desenvolverem profissionalmente e, consequentemente, alcançarem o objetivo. Além disso, as metas devem ser dinâmicas: caso o cenário se transforme rapidamente, é importante que elas sejam adaptadas.

3. Monitore o desempenho e progresso

É fundamental certificar-se de que as equipes e as demais lideranças estão apresentando uma boa execução e progredindo nos objetivos estabelecidos previamente. Para isso, avaliações de desempenho e feedbacks recorrentes são ferramentas que devem fazer parte da rotina dos times

Além de ajudarem nesse acompanhamento frequente, o feedback e a avaliação de desempenho são recursos importantes para ajustes na rota. O diálogo constante gera reflexões sobre os progressos, a identificação de erros e até mesmo de eventuais ajustes nos objetivos

Checklist para a gestão de resultados em 2021

Existem diferentes metodologias para a aplicação da gestão para resultados. Além disso, cada empresa tem a sua especificidade e pode adaptar alguma das etapas, que podem ser resumidas em:

  • Defina as metas da empresa
  • Defina as metas do funcionário
  • Monitore continuamente o desempenho e progresso dos times
  • Faça avaliações de desempenho 
  • Inclua feedbacks constantes na rotina

Principais vantagens da gestão para resultados

O engajamento de todas as pessoas da equipe pode ser considerada uma das grandes vantagens da gestão para resultados. Quando todos estão envolvidos nos processos e têm clareza da importância da sua participação, as pessoas se sentem mais motivadas e se tornam, consequentemente, mais produtivas. 

Guiada por objetivos comuns, a comunicação entre os colaboradores também é beneficiada, já que ela é fundamental para as boas relações e para o desenvolvimento dos projetos. 

Também podemos destacar o melhor aproveitamento do tempo de todos, a agilidade na tomada de decisão e a redução do desperdício de recursos financeiros, humanos e tecnológicos. Afinal, o foco está no resultado final e não necessariamente no tempo: não é só sobre “trabalhar mais”, mas sim trabalhar melhor.

Ferramentas para gestão de resultados

Aplicar algumas ferramentas para gestão para resultados na sua rotina e na do seu time é um passo importante  para alavancar os resultados da empresa.  

Como já citamos, a comunicação é estratégica para manter a equipe alinhada e utilizar as habilidades de todos a favor da organização. 

Por isso, garanta que as informações importantes circulem no seu time de forma eficiente e que todos saibam o que é necessário. Além disso, documente processos que envolvem a sua área. Essas são maneiras de assegurar que a comunicação é assertiva e que todos estão na mesma página. 

Seu foco deve estar em fazer sua equipe precisa trabalhar de maneira colaborativa, melhorando a qualidade das entregas e atingindo  resultados acima da média. 

Quer conhecer ferramentas que podem contribuir para o aumento do desempenho da sua equipe? Neste artigo, você confere 3 indicações de ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa.

A liderança se faz pelas pessoas 

A gestão para resultados acontece por meio de pessoas. Por isso, independente do modelo de gestão adotado, ela só se torna realidade através dos seus liderados e de todos os colaboradores da organização

As lideranças têm um papel fundamental de engajar seus times para que as atividades sejam executadas dentro do modelo da gestão para resultados.  Direcionando os esforços necessários, inspirando a equipe e ainda orientando para resultados, os líderes conseguem manter o alinhamento com as pessoas do time, que  também ficarão focados nas tarefas que mais importam. 

Por isso, os líderes devem estar em constante desenvolvimento, aprimorando suas habilidades de liderança e em um processo contínuo de melhora com as suas equipes.

#Quero Mais 

Se você quer saber mais sobre gestão para resultados, preparamos algumas sugestões para você. Confira:

The Practice of Management 

Escrito em 1954 por Peter Drucker, o livro trouxe o conceito de Management by Objectives, também conhecido como Management by Results. É um clássico que definiu as práticas de gestão modernas e continua atual para as lideranças.

As 4 Disciplinas da Execução

No livro escrito por Sean Covey, Chris McChesney, Jim Huling e Bill Moraes, você vai conhecer práticas efetivas para a execução de tarefas de acordo com sua prioridade. As medidas propostas no livro foram testadas e aperfeiçoadas em centenas de organizações e são valiosas para garantir uma boa performance de toda a equipe. 

Quem é o líder do futuro?

Uma liderança empática, vulnerável, que precisa ouvir mais e dar mais autonomia, agindo com assertividade na tomada de decisão: esse é o líder do futuro. 

Neste episódio do podcast Ou Vai Ou Voa, você confere a conversa entre Marcelo Bitencourt, Diretor de Business Unit. da Red Bull e professor da especialização de Liderança e Gestão de Pessoas da Conquer, e os cofundadores da Conquer, Hendel Favarin e Sidnei Junior, sobre o perfil do líder do futuro.

https://open.spotify.com/episode/6RUMzFxzcJgIp7ZfMMoQ6a?go=1&utm_source=embed_v3&t=0&nd=1

Duelo de Titãs

O time de futebol americano de uma escola da Virgínia, nos Estados Unidos, recebe um novo técnico depois que a Justiça estabeleceu que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. O filme mostra que, mesmo com as adversidades, um líder pode realizar seu trabalho com excelência ao motivar a equipe a se unir por um bem maior.   

Neste artigo, você confere uma lista com 7 filmes sobre liderança.

Especialização em Liderança e Gestão de Pessoas

Se você quer aprender como as empresas mais ágeis do mundo utilizam ferramentas e processos para gerenciar rotinas e projetos, garantindo entregas de qualidade, dentro do prazo e alinhadas com os objetivos do negócio, conheça a especialização em Liderança e Gestão de Pessoas

Em 12 semanas de aulas ao vivo e online, você vai aprimorar sua habilidade como líder e levar o desempenho do seu time para outro nível, desenvolvendo a performance da sua equipe e melhorando sua gestão para resultados. 

Com professores que são líderes de referência no mercado, você vai aprender a construir times de alto desempenho, inspirar e engajar pessoas, fazer uma gestão orientada para resultados, liderar e construir uma cultura forte neste novo cenário em que vivemos.  

Quer saber mais sobre a especialização? Clique aqui e já garanta a sua vaga.