Quando se trata de engajar os colaboradores de uma empresa, é importante dar um passo para trás e lembrar o fator central de qualquer negócio: as pessoas

Para ter boas entregas e conquistar resultados significativos, é preciso estar atento ao bem-estar, à felicidade e à motivação dos profissionais que formam integram uma organização. Como você sabe, o estado emocional dos colaboradores afeta diretamente os resultados da empresa.

É aí que entra a importância da empatia e da confiança no engajamento dos colaboradores. Não tem como falar sobre liderança eficiente e inspiradora sem falar sobre esses dois elementos.

A empresa e os líderes podem investir nas mais novas tecnologias, nos melhores treinamentos e nas estratégias mais bem planejadas. Nada disso será suficiente se não houver a valorização dos colaboradores.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância da empatia e da confiança para o engajamento dos colaboradores e te explicar como engajar os times através desses elementos.

Por que empatia é tão importante para engajar colaboradores?

Segundo a Gallup, empresa americana de pesquisa de opinião, 70% do nível de engajamento dos colaboradores é atribuído à qualidade do líder. 

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pela Harvard Business Review, 75% dos funcionários afirmam que seu superior imediato constitui a pior parte de seu trabalho. E piora: 65% aceitaria um corte de salário se o seu chefe fosse substituído por um melhor.

Uma boa liderança é fundamental para uma equipe engajada e o primeiro passo para ser um bom líder é saber se comunicar com os colaboradores, ouvindo e entendendo suas necessidades, desafios e desejos.

Para uma comunicação assertiva e efetiva, a empatia desempenha papel essencial. Ser empático é sobre compreender a individualidade das pessoas e, assim, entender que cada um passa por experiências únicas que o moldam e influenciam sua vida. Tomando consciência de que cada colaborador tem sua individualidade, busque entender essas pessoas em seus objetivos, sonhos e receios.. 

Se alguém no seu time não está entregando resultados, ouça o que ele tem a dizer e ofereça feedback. A equipe parece distraída ou desalinhada? Chame uma reunião e pratique a escuta ativa para entender o que está acontecendo. 

Isso serve para as boas notícias também. Um projeto teve bons resultados? As metas foram atingidas? A equipe está desempenhando um bom trabalho? Reconheça! Mostre aos colaboradores que o trabalho deles está sendo visto. Tenha empatia para entender a importância de compartilhar comentários positivos e reconhecimentos profissionais.

Quando o colaborador sente que é tratado com empatia no ambiente de trabalho, ele entende que seu trabalho é valorizado e, por isso, trabalha com mais motivação e engajamento. 

Por que confiança é tão importante para engajar colaboradores?

Você trabalharia com alguém em que não confia? Ou contrataria alguém cujo potencial você não acredita?

Só de imaginar um cenário em que os colaboradores não confiam nos líderes e vice-versa já é possível entender a importância da confiança no ambiente de trabalho.

Confiança é a base de qualquer relacionamento, isso inclui a relação entre líderes e equipes. Segundo a pesquisa The State of Employee Engagement in 2019, realizada pela HR.com, 81% dos profissionais de RH entrevistados consideram a confiança nos líderes como o fator que mais influencia o engajamentos dos colaboradores da empresa.

E todos estão a bordo do mesmo barco, o time precisa confiar que o seu líder está guiando o grupo para a melhor direção, assim como o líder precisa acreditar no trabalho que os seus liderados estão realizando para mover esse barco.

Desconfiança gera insegurança e falta de autonomia, resultando em desmotivação da equipe e queda nos resultados da empresa. Está tudo ligado direta ou indiretamente.

Em 2014, uma pesquisa realizada pelo Citibank e pelo LinkedIn indicou que quase metade dos colaboradores abriria mão de um aumento de 20% no salário para ganhar maior controle sobre a forma como precisam trabalhar.

Confiança entre colaboradores e líderes gera conexão e alinhamento. Trabalhar com alguém em quem se confia dá a segurança de que o colaboradores tem uma base de apoio, fluidez nos processos de trabalho e abertura para pedir ajuda e oferecer feedbacks construtivos.

Como colocar a empatia e a confiança em prática para engajar colaboradores?

Agora que você já entendeu a importância de cultivar a empatia e a confiança no ambiente de trabalho para engajar os colaboradores, é hora de colocar os aprendizados em prática.

Dá uma olhada nessas 4 dicas para o RH engajar colaboradores através da empatia e da confiança:

1) Estimule uma comunicação clara e construtiva

Para engajar uma equipe, o RH precisa orientar a liderança a entender quais  desafios os colaboradores estão enfrentando, o que faz seus olhos brilharem, como o líder pode motivá-los e deixar claro que o canal de comunicação está sempre aberto.

Dois pontos importantes para uma comunicação clara e construtiva:

  • Encontrar um equilíbrio entre dar feedback e reconhecer as conquistas. Nenhum dos extremos é totalmente positivo.
  • Certificar-se de que o líder está entendendo o colaborador corretamente e vice-versa. Ruídos na comunicação geram inúmeros problemas, o óbvio precisa ser dito e, às vezes, confirmado.

2) Dê autonomia para os colaboradores

Quando você contrata um profissional, certamente analisou seu trabalho e realizou entrevistas durante o processo seletivo. Você sabe que ele possui as habilidades necessárias para o cargo que desempenha e o fit cultural com a organização.

Então por que não dar um voto de confiança em vez de fazê-lo conquistá-la? Se o colaborador sente que você confia no trabalho dele, com certeza vai apresentar resultados melhores do que se sentisse que está sob pressão para provar algo para seus líderes.

Além disso, dar autonomia incentiva a liberdade criativa, permitindo que os colaboradores se sintam mais estimulados a pensar fora da caixa e contribuir com ideias inovadoras.

Como você sabe, empresas com os melhores índices de rendimento atualmente são aquelas que apostam na empatia e na confiança, e não na coerção e no controle.

3) Elimine distrações e demonstre atenção plena

Vivemos uma época em que estímulos sensoriais vêm de toda parte. Somos constantemente bombardeados com notificações, notícias e informações novas. Por isso, estimule os líderes a reservarem um tempo para dedicar totalmente sua atenção aos colaboradores.

Lembre-se de orientar os líderes a pararem o que estão fazendo para ouvir alguém que está falando com eles, de olharem nos olhos enquanto dão um feedback e de estarem 100% presentes em cada um dos compromissos. Pode parecer algo simples, mas muitas vezes esquecemos disso com tantas coisas acontecendo em volta ao mesmo tempo.

4) Promova a transparência

Um dos fatores essenciais para gerar confiança entre colaboradores e a empresa é a transparência. Garanta clareza aos objetivos, às estratégias e aos desafios a serem enfrentados pela equipe. O alinhamento de informações faz com que o desempenho individual e coletivo dos colaboradores aumente.

A incerteza por falta de transparência causa insegurança, estresse e, consequentemente, queda no engajamento e produtividade das equipes.

Empatia e confiança têm a ver com conexão e relacionamento. Investir no desenvolvimento desses elementos aumenta o engajamento da equipe e, consequentemente, os resultados da empresa.

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