Sem categoria

Você vai ter que se provar

Profissionais em estágios avançados de sua carreira possuem a tranquilidade de já terem ‘se provado’. Alguns alcançam um estágio em que podem trabalhar com pouca ou nenhuma supervisão, gerenciar o […]
07 mar, 2017
Reading time 2 minutos de leitura

Profissionais em estágios avançados de sua carreira possuem a tranquilidade de já terem ‘se provado’. Alguns alcançam um estágio em que podem trabalhar com pouca ou nenhuma supervisão, gerenciar o próprio tempo e as próprias responsabilidades e entregar resultados com qualidade. E as outras pessoas confiarão nisso.

Entretanto, são necessários muitos anos de consistência e trabalho duro para que se possa chegar a esta posição.

Quando, após algum tempo de carreira, nos vemos mudando de área, subindo de cargo na nossa empresa ou então empreendendo, podemos ter a falsa sensação de que já ‘nos provamos’ também, afinal todos aqueles anos anteriores de trabalho serviram para isso.

Mas isso não é verdade.A verdade é que estamos, de certa forma, começando tudo do zero. Do primeiro degrau de uma longa escada na qual ainda não nos conhecem. Ou seja, nesta nova área nós ainda não nos provamos, e precisamos mostrar do que somos capazes. Temos que trabalhar duro, dia após dia, e com consistência, até que as pessoas possam confiar em nós e esperar que isso continue acontecendo.

E não podemos, portanto, achar ruim se as pessoas quiserem observar de perto o nosso trabalho, cobrar nossos prazos ou até controlar nossos horários de entrada e saída.

Por que?

Porque não pudemos nos provar ainda.

Você precisa se provar. Ninguém acha que você é especial ou excepcional – num primeiro momento.E o mais importante aqui não é como você vai se sentir.

É como você vai responder a isso.

Você pode usar isso como desculpa e fazer o mínimo esforço necessário para ter resultados satisfatórios. Pode até ficar chateado com seus superiores ou clientes por não te enxergarem como um floquinho de neve especial, mesmo que você nem tenha provado seu valor ainda.Ou você pode se fortalecer e buscar meios de realizar seu trabalho da melhor forma possível, aprendendo o que outras pessoas acima de você fazem, para estar pronto para subir quando a oportunidade vier.

E isso deve ser feito com consistência. Não adianta ser excelente apenas uma vez, ou por uma semana, ou por um mês.Portanto, não importa qual seja seu novo início – uma nova carreira, uma nova posição em sua carreira atual ou um novo empreendimento – você vai ter que se provar.

Cada vez que quiser dar um passo para cima, cada vez que quiser começar um novo caminho, você vai ter que se provar.

E se você for capaz de fazer isso diariamente, se continuar dando o seu melhor, se questionando ao final de cada dia “fui capaz de me provar um pouco mais hoje?”, e tendo sim como resposta, as oportunidades com certeza irão surgir.

Você se destacará daqueles que fazem o esforço mínimo, pois um trabalho bem feito, e bem feito com consistência, não passa despercebido.

E com seu valor provado, você será recompensado.Não à toa, uma das frases ouvidas em grandes empresas é que diretores não são simplesmente recrutados ou promovidos, mas sim identificados, pela excelência do trabalho que já fazem.

Quer que as pessoas vejam que você merece o sucesso que acredita merecer?

Prove a elas.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0