Sem categoria

Você não sabe o que você não sabe

Um antigo mentor uma vez me disse: “Criança, você não sabe absolutamente nada. E está tudo bem – desde que você saiba o que você não sabe” Na vida, uma […]
12 abr, 2017
Reading time 1 minuto de leitura

Um antigo mentor uma vez me disse: “Criança, você não sabe absolutamente nada. E está tudo bem – desde que você saiba o que você não sabe”

Na vida, uma coisa é fato: Sempre terá mais coisas que você não sabe do que aquelas que você sabe. Seja compreender um algoritmo ou algum padrão em particular, seja coordenar seu time para obter máxima eficiência, seja ler uma declaração complexa ou um contrato legal.

E está tudo bem – desde que não caia na armadilha de acreditar que você deve saber essas coisas e começar a enganar você mesmo e a quem está ao seu redor. Ou pior (e muito mais perigoso): acreditar que você já sabia dessas coisas desde o início.

Felizmente existe pouco (senão nada) que você não possa investigar, pedir conselhos, pesquisar e aprender nos dias de hoje. Então faz bem em saber o que você sabe, o que não sabe – e simplesmente perguntar.

Não existe vergonha em perguntar e/ou admitir que você não sabe algo.

Os melhores empresários que conheço irão te dizer, quando confrontados com uma questão a qual não conhecem a resposta, que eles vão encontrá-la e dar um retorno.

PS: Esse conselho é particularmente importante para pitches – é muito melhor admitir que você não tem a resposta para uma questão em particular do que enrolar (coisa que todo investidor inteligente consegue farejar à milhares de quilômetros de distância)The Heretic é um canal de artigos com a opinião direta ao ponto de Pascal Finette, VP da Singularity, a Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0