Sem categoria

The 10x Question

Você certamente já ouviu falar do “Pensamento Moonshot” – o revolucionário modo de pensar. Segundo o próprio Google X: Em vez de um mero ganho de 10%, um moonshot visa […]
14 dez, 2018
Reading time 2 minutos de leitura

Você certamente já ouviu falar do “Pensamento Moonshot” – o revolucionário modo de pensar. Segundo o próprio Google X:

Em vez de um mero ganho de 10%, um moonshot visa uma melhoria de 10x sobre o que existe atualmente. A combinação de um enorme problema, uma solução radical para esse problema e a tecnologia inovadora que apenas poderia tornar essa solução possível, é a essência do moonshot.

Na Singularity University, pedimos aos nossos participantes que desenvolvam soluções que afetem um bilhão de pessoas em dez anos…

Até aí tudo bem – a pergunta é: como você faz isso? Como você muda sua mentalidade de 10% para 10x? Qual é a pergunta que você deve se fazer para ter um pensamento moonshot?

Aqui está o meu hack, que funciona particularmente bem para os empresários e todo tipo de profissional – e é algo que faço sempre quando estou analisando empresas para investir:

Quando você lança sua ideia / produto / empresa, você normalmente tem uma boa noção de quanto dinheiro deseja / precisa levantar. Digamos que seja um milhão de dólares. Você tem um plano claro sobre como vai usar o dinheiro, sabe quais são os objetivos que você precisa atingir e onde isso o levará. Quando você apresentar este plano para mim, eu lhe farei uma pergunta simples e aparentemente inocente: “O que mudaria se eu lhe desse 10 milhões de dólares?”

Essa simples pergunta – a pergunta dos 10x – estupefata 99% dos empresários que pergunto. Eles se atrapalham, me dizem algo sobre contratar mais pessoas, entrar em mais mercados em uma sucessão mais rápida … Verdade seja dita – esta nunca é a resposta certa.

Os melhores empresários que encontro dizem que precisam pensar sobre isso. E uma vez que essa questão esteja em suas cabeças, eles repensam suas suposições, suas estratégias, a maneira como olham para seus mercados e a maneira como pensam sobre seus produtos. É uma função incrível forçar você a pensar no modo moonshot.

Com isto dito: Pergunte a si mesmo – O que você faria se tivesse dez vezes mais recursos?

Artigo traduzido do The Heretic, canal de artigos com a opinião de Pascal Finette, VP da Singularity, Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor.

 

Quer aprender a vencer desafios, inspirar e engajar pessoas, desenvolver times de alto desempenho e fortalecer a cultura nesse novo e atual cenário? Conheça o Conquer Leadership Experience e torne-se um líder ainda mais preparado.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0