Sem categoria

Seu novo trabalho depende (muito) da sua comunicação

A sua forma de comunicar pode estar dificultando a sua transição de carreira, sabia? É bom que você saiba que se comunicar não tem a ver só com o que […]
15 fev, 2019
Reading time 2 minutos de leitura

A sua forma de comunicar pode estar dificultando a sua transição de carreira, sabia?

É bom que você saiba que se comunicar não tem a ver só com o que você fala. O modo como fala e a sua postura durante a entrevista também têm muito a ver com isso.

Por exemplo, quando estiver conversando, observe o ritmo de fala do headhunter, se muito rápido ou muito devagar. Isso pode parecer pouco importante, mas não é.

Para que a conversa flua e ele continue a se manter interessado, é preciso que você tente ajustar o seu ritmo de fala ao dele, caso contrário, o recrutador pode achar que não houve conexão entre vocês.

Outra coisa que pode atrapalhar a sua recolocação são algumas palavras que transmitem pouca confiança em relação ao que você diz. Veja algumas delas:

  • Tentar – o uso da palavra tentar não transmite a credibilidade necessária. Seu futuro empregador gostaria de ouvir que você irá resolver os problemas e não tentar fazer isso. Afinal, é para concretizar as coisas que você será contratado. Tentativas não produzem resultados efetivos. Ações, sim.
  • Espero – Faça com que o headhunter perceba a sua atitude. Para isso, diga que quer ser contratado e não que espera que isso aconteça naquele momento. Essa atitude passará muito mais segurança a quem está analisando o seu perfil.
  • Todos – Cuidado com as generalizações. Palavras como “todos” e “ninguém” merecem uma boa análise antes de serem usadas. Afinal elas não deixam espaço para dúvidas. Prefira usar “a maioria das pessoas”, “algumas pessoas”, entre outras.

Outro aspecto que sempre é observado é a sua expressão corporal e o modo como você se sente motivado na hora da conversa com o recrutador. Ainda que você use as palavras certas, se seu corpo estiver enviando outra mensagem, o profissional de RH perceberá que há algo errado.

Quando perguntado sobre o motivo de ter se candidatado para a vaga, seja assertivo, levante os ombros, mantenha a coluna ereta, olhe nos olhos do recrutador e responda com firmeza e segurança.

Fale das suas habilidades com orgulho. Ele com certeza perceberá o brilho nos seus olhos e a sua atitude. Assim chegará à conclusão de que você foi sincero em tudo o que disse. Isso contará pontos a seu favor.

Outra coisa: sorria sempre, ainda que as coisas estejam difíceis. Talvez você esteja chateado por n motivos, mas um sorriso é algo contagiante. Ele transmite otimismo e alegria, o que é bem melhor do que a negatividade e a tensão de uma cara fechada.

Viu como a sua postura pode falar muito sobre você em uma entrevista de emprego? Não perca a oportunidade de prestar atenção em coisas assim. Afinal elas podem ser muito mais do que simples detalhes.

Lembre-se que nem sempre o melhor profissional que é aprovado nas entrevistas de emprego e sim aqueles que conseguem comunicar através de gestos, palavras, postura que é o mais competente para a função.Tais Targa é Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira, Psicóloga, Coach e Mestre em Educação. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, Palestrante, Escritora, viciada em redes sociais e Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação.

Acompanhe a Tais: LinkedIn, Facebook, Instagram e Youtube.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0