Que tipo de líder você é?

Ter todas as respostas importa menos do que saber o que perguntar Todo líder passa por altos e baixos na carreira. Muitas vezes ele só para e questiona como as […]
14 ago, 2017

Ter todas as respostas importa menos do que saber o que perguntar

Todo líder passa por altos e baixos na carreira. Muitas vezes ele só para e questiona como as coisas estão quando já está dentro de um furacão, o que torna mais difícil de encontrar uma solução.

Para prevenir uma crise na sua liderança, veja quais são as 12 armadilhas de qualquer líder aqui.

Convido você leitor e líder, a refletir um pouco sobre algumas perguntas que tenho usado nos meus encontros com lideres.

As perguntas sempre serão mais poderosas do que as afirmações quando o assunto em pauta é a solução de problemas e o desenvolvimento pessoal. As perguntas ajudam o líder a reconhecer e reorganizar seu conhecimento e visualizar com mais clareza as perspectivas. As perguntas mais difíceis fazem o líder pensar e refletir sobre como anda seu desempenho e, principalmente, o que é necessário mudar.

Acredito que todo líder deve se fazer regularmente essas 10 perguntas.

Lembre-se que aqui não há uma resposta certa e sim uma oportunidade para melhorar e crescer.

1. Como tenho gasto o meu tempo?

2. Tenho constantemente comunicando a visão da empresa e as nossas prioridades? Se o meu pessoal fosse questionado, eles seriam capazes de articular essa visão e essas prioridades?

3. Estou atento a mudanças no ambiente de negócios que exigiriam mudanças no modo como organizamos e tocamos a empresa?

4. Meu estilo de liderança reflete quem de fato sou?

5. Como me comporto sob pressão, e que sinais transmito a minha equipe?

6. Sou suficientemente assertivo, ou virei um líder hesitante?

7. Forneço ao meu pessoal um feedback construtivo, direto, no momento oportuno?

8. Conto com cinco ou seis subordinados capazes de me dizer aquilo que preciso ouvir, por mais desagradável que seja?

9. Defini, ainda que apenas para mim, um ou mais potenciais sucessores?

10. Minha definição de líder reflete minhas ações diárias?

Ter respostas em geral é muito menos importante do que fazer as perguntas certas – e produzir insights reveladores. Um processo de autoquestionamento conduzido regularmente vai ajudá-lo a enfrentar desafios e dilemas característicos ao dia a dia de um líder.

Se você deseja se tornar um Líder de alto impacto e deixar uma marca positiva na vida das pessoas, conheça o GBC em Liderança e Gestão de Pessoas da Conquer, um programa inovador de 8 semanas no qual você irá desenvolver as habilidades essenciais para uma liderança efetiva no século XXI. Clique aqui.

Texto escrito por Paulo Vieira de Campos, professor de Liderança na Escola Conquer.
.
Sobre a Escola Conquer: Desenvolvida no Vale do Silício, a Conquer ensina habilidades que as instituições tradicionais não ensinam, mas que são fundamentais para todos que querem performar em alto nível e chegar mais longe. www.EscolaConquer.com.br