Quais as principais habilidades que você precisa desenvolver em 2023

A 4ª Revolução Industrial já é uma realidade. Estamos vivendo a era da robótica avançada, nanotecnologias, inteligência artificial, aprendizagem automática… Conforme o mundo muda, o ambiente corporativo também passa por […]
23 jan, 2020
Reading time 9 minutos de leitura

A 4ª Revolução Industrial já é uma realidade. Estamos vivendo a era da robótica avançada, nanotecnologias, inteligência artificial, aprendizagem automática…

Conforme o mundo muda, o ambiente corporativo também passa por transformações. As habilidades mais importantes para os profissionais há cinco anos já não são mais as mesmas. Você está acompanhando essas mudanças?

Fazer mais do mesmo, desempenhar funções mecânicas e não buscar o desenvolvimento constante são comportamentos que fazem com que você seja atropelado pela transformação digital

Em 2013, o economista Carl Benedikt Frey e o especialista em machine learning Michael A. Osborne publicaram um relatório chamado “The Future of Employment: How susceptible are jobs to computerisation?” (O Futuro do Trabalho: Quão suscetíveis são os empregos à automação?). 

Nesse estudo, os autores implementaram uma metodologia para analisar a probabilidade de mais de 700 empregos serem automatizados. Segundo os resultados, cerca de 47% dos empregos nos EUA corriam o risco de serem substituídos já na década seguinte.

O site Will Robots Take My Job? utilizou as estatísticas da pesquisa de Frey e Osborne para criar uma ferramenta que te ajuda a descobrir a probabilidade do seu emprego ser substituído por uma máquina. Basta acessar o site, digitar a sua profissão em inglês e ele te mostra a chance da sua função ser eventualmente desempenhada por robôs.Apesar de o estudo se basear nas estatísticas do mercado de trabalho estadunidense, é possível perceber como os números se aplicam a muitos outros países

As profissões que mais têm chances de serem substituídas são aquelas compostas por funções mecânicas e repetitivas. Por isso, é essencial desenvolver habilidades que te destacam no mercado e te mantêm relevante mesmo com as mudanças que podem (e vão) acontecer.

Quer fazer que habilidades você domina e quais você precisa desenvolver? Faça agora o Raio-X de Carreira!

Nesse contexto, listamos as 9 habilidades que toda empresa vai exigir já neste ano. Dá uma olhada na lista!

1) Alfabetização de dados

“Dados são o novo petróleo”. Você já deve ter escutado essa frase em algum lugar, mas sabe o que ela quer dizer? Essa expressão é utilizada pelo mercado para defender a ideia de que os dados, assim como o petróleo, são valiosos e precisam passar por um processo de refinamento. 

Segundo o CEO da Mastercard, Ajay Banga, a comparação faz sentido, com exceção de um detalhe: o petróleo vai acabar um dia, os dados não

Ser uma empresa data based traz uma enorme vantagem competitiva e alavanca significativamente os resultados. Portanto, as empresas e profissionais que souberem analisar os dados de forma correta, poderão usá-los em seu potencial máximo para tomar decisões mais assertivas e sair na frente

Então, se você não quer ficar para trás, conheça a Pós-Graduação da Conquer em Business Intelligence & Analytics e passe a dominar a análise de dados de forma inteligente e transformar a forma de tomar decisões dentro da sua empresa.

2) Pensamento crítico e tomada de decisão

Os profissionais deverão saber utilizar a lógica e o raciocínio para a resolução de problemas e tomada de decisão. É essencial avaliar uma questão e saber fazer as perguntas certas para identificar diferentes possibilidades de solução.

Além disso, um profissional com pensamento crítico analisa um problema por diferentes perspectivas, medindo as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Essa habilidade, que hoje ocupa o 2º lugar na lista, ocupava a 4ª posição em 2015.

Mas há uma linha tênue entre pensar criticamente e perder tempo em cima de um assunto.

Tom Chatfield, em seu livro “Pensamento Crítico”, apresenta 10 “mandamentos do pensamento crítico” que podem nos ajudar a desenvolver essa soft skill. Vamos ver quais são?

  1. Desacelerar. Questionar se o que temos diante de nós compensa o investimento do nosso tempo e atenção, quer dizer, investir nossa atenção de modo seletivo e efetivo.
  2. Economizar energia mental. Nossa energia mental é limitada, por isso é importante construir hábitos que nos ajude a ter foco.
  3. Na dúvida… esperar. O tempo é um filtro poderoso, as pausas e o silêncio podem propiciar um pensamento mais apurado, uma melhor decisão de agir ou não agir. 
  4. Conhecer os próprios limites. Praticar responder: “Não sei!”.
  5. Desapegar das próprias convicções quando elas não nos servem mais. É difícil, mas com prática é possível.
  6. Avaliar as estratégias, não os resultados. São as boas estratégias que podem ser replicadas e trazerem resultados mais robustos a longo prazo. 
  7. Refutar. se só olharmos para os argumentos que favoráveis, qualquer ideia pode ser confirmada. É importante procurar contradições, colocar nossos argumentos e crenças em xeque.
  8. As opções que temos diante de nós podem não serem opções.
  9. Todos temos um quadro de referências, onde residem nossas percepções de custo e valor, ambas relativas. É importante termos consciências deles nas negociações e nas tomadas de decisão.
  10. Perguntar! A essência do pensamento crítico é perguntar, nos questionar se existe outro jeito de olhar o mundo

3) Habilidade em dados e tecnologia

Existe um paradoxo no mundo dos dados: metade das empresas brasileiras não sabem o que fazer com as informações que coletam.

Não à toa, 7 entre as 10 hard skills mais buscadas pelos recrutadores em 2023 estão relacionadas a dados e tecnologia, segundo o LinkedIn. Além disso, entre as 25 profissões em alta em 2023, pelo menos 10 são de tecnologia, de acordo com a plataforma.

Usar dados de maneira estratégica vai muito além da coleta, do tratamento e da visualização. Para uma gestão inteligente, é importante colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico.

Dados existem para que insights sejam gerados e ações possam ser planejadas e tomadas com embasamento, aumentando, assim, as chances de sucesso da organização.

4) Adaptação e flexibilidade

Quando se trata de mudanças, um fator fundamental é saber lidar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo. É preciso se adaptar a uma nova realidade de mundo, de negócio, de mercado e de consumidor. O ensino tradicional não prepara profissionais para se adaptarem a diferentes condições e situações, mas o mercado necessita dessa adaptabilidade.

Ter a capacidade de lidar com o mundo ao seu redor sem deixar que ele te afete negativamente, buscando ser flexível e se adaptar a ele, faz com que você se prepare para enxergar os acontecimentos como oportunidades e não obstáculos.

Se você quer entender melhor como medir e melhorar sua adaptabilidade, é justamente sobre isso que a escritora e investidora de risco Natalie Fratto fala em seu TED Talk.

5) Criatividade

Uma das maiores (talvez a maior) diferença e vantagem do ser humano em relação aos robôs, máquinas e aparatos tecnológicos é o poder de ser criativo. Mesmo a tecnologia mais avançada de todas ainda não é capaz de ser criativa e ter ideias inusitadas. Pelo menos não ainda.

Um estudo da Adobe mostrou que negócios que investem em criatividade têm 83% mais probabilidade de promover inovação, 80% mais chances de ter clientes satisfeitos e 73% mais possibilidade obter retorno financeiro.

Se você não investe em criatividade, você não se mantém relevante no mercado.

6) Inteligência Emocional

Outra vantagem humana sobre os robôs é a inteligência emocional. Essa habilidade trata da capacidade de controlar suas emoções e usá-las a seu favor. Isso não quer dizer “sentir o que quiser e quando quiser”, mas estar preparado para lidar com diferentes situações expressando reações adequadas a cada uma delas.

O processo de desenvolver sua IE nem sempre é fácil, por isso, o curso de inteligência emocional do Conquer Plus trabalha todos os fatores essenciais para o seu autoconhecimento, te ajudando a lidar com situações de pressão e aumentando sua capacidade de adaptação rápida e trabalho em equipe.

Se você se interessa pelo assunto, temos uma lista com 5 livros para te ajudar a desenvolver a sua inteligência emocional.

7) Inteligência cultural e diversidade

A diversidade dentro das equipes está cada vez mais presente e é uma característica muito vantajosa para empresas. Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey, as marcas com mais diversidade de gênero em cargos executivos são 21% mais propensas a ter lucratividade acima da média. Quando se trata de diversidade étnica e cultural, esse número sobe para 33%.

Construir times homogêneos impede uma empresa de pensar fora da caixa. Afinal, se a empresa é formada por várias pessoas com experiências parecidas e que pensam de forma semelhante, o produto ou serviço oferecido acaba igualmente repetitivo.

8) Habilidades de liderança

Mais do que cargos hierárquicos, as habilidades de liderança têm a ver com atitudes e comportamentos. Profissionais que apresentam características de bons líderes tendem a se destacar no mercado.  

É importante estar sempre buscando formas de colaborar com a equipe e a empresa, oferecendo alternativas de melhoria e motivando o trabalho em equipe eficiente. Para isso, é preciso estar em constante evolução como líder.

Se você quer se desenvolver como líder, descobrir como criar uma cultura empresarial que motiva e retém profissionais de alto nível e aprender as melhores técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoas, conheça a Pós-Graduação da Conquer em Liderança e Gestão de Pessoas. Nela, você vai aprender a ser o líder que o mercado precisa com mentores de referência no país.

9) Colaboração

“Sozinho vou mais rápido, mas juntos vamos mais longe”. Essa frase define a última habilidade da lista: estamos vivendo uma era do trabalho colaborativo. Não adianta ser um profissional incapaz de enxergar o todo e de ver a importância do trabalho em equipe.

Uma boa sincronia entre colaboradores garante um desempenho melhor para toda a empresa e um ganho significativo para os resultados.

Agora que você já sabe quais são as principais habilidades que precisa desenvolver em 2020, é hora de colocar a mão na massa. O futurista Alvin Toffler disse:

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender.”

Por isso, caso você não tenha alguma dessas habilidades, o mais importante é ter a capacidade e a iniciativa de buscar desenvolvê-las. E nós podemos te ajudar com isso!

Além dos cursos que citamos anteriormente neste artigo, temos outras pós-graduações, além da plataforma Conquer Plus (com mais de 80 cursos), que vão te preparar para ser um profissional mais inovador, aprender a gerenciar seu tempo, desenvolver suas habilidades de negociação e muito mais! Você está a um passo de ser o melhor profissional que você quer e precisa ser.

E, para continuar aprendendo, assista (ou ouça) o episódio podcast do Ou Vai Ou Voa da Escola Conquer sobre Lifelong Learning.

Reunimos reuniu um time de lifelong learners para compartilhar histórias, dicas e estratégias de aprendizagem: Conrado Schlochauer, fundador da Nōvi, PhD e autor do livro “Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo”; Josef Rubin, co-fundador da Escola Conquer; e Giovana Chimentão, head de educação e experiência Conquer e mestre em educação e cultura da aprendizagem

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Uncategorized