Você já parou pra pensar em como as mudanças que acontecem no mundo também se refletem na sua carreira? Tudo se move rápido na Nova Economia e no mercado de trabalho não poderia ser diferente.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela consultoria de recrutamento Robert Walters, as profissões em alta em 2022 seguem dominadas pelos setores de Tecnologia e Digital

Sem dúvida, nesta realidade, quem está mais preparado voa mais alto. Afinal, as profissões do futuro demandam profissionais qualificados.

Só para exemplificar: a pesquisa prevê que as empresas entrarão em uma “guerra de talentos”. Já que, muito provavelmente, a procura por profissionais especializados vai superar significativamente a oferta. 

E você tem se preparado para enfrentar esse cenário? 

Para te ajudar a direcionar o seu caminho, listamos as profissões que vão estar em alta no mercado de trabalho a partir de 2022. Então, bora conferir?!

pós graduação da conquer

Profissões em alta em 2022

Com tantas transformações, praticamente todos os segmentos da economia precisaram se adaptar ao mundo digital. 

Então, se antes ter habilidades e conhecimentos em tecnologia era um diferencial, agora é essencial para quem deseja se destacar e crescer na carreira.

Afinal, nos próximos anos, a demanda por pessoas estratégicas e especializadas para tocar essa revolução dentro das empresas será ainda maior.

O levantamento da Robert Walters aponta que 2022 será um ano promissor para contratação profissional, sobretudo nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Marketing Digital, Finanças e Recursos Humanos

A pesquisa ainda aponta para a tendência de não só aumentar o número de contratações, como também reajustar de 5% a 20% o salário nesses setores. 

Bora conhecer as quatro áreas de atuação que vão bombar em 2022? Dá só uma olhada:

Tecnologia da Informação

profissões em alta tecnologia

Como já mencionamos,o mercado de trabalho na área de tecnologia está mais aquecido do que nunca!

A aceleração de projetos e investimentos no âmbito digital estimulou ainda mais a disputa pelos melhores profissionais.

E, em um cenário tão competitivo, muitas vezes são os candidatos que dão as cartas do jogo. Como resultado, as empresas oferecem remunerações e benefícios bem atrativos para reter os maiores talentos.

Entre os cargos que se destacam para o ano de 2022, estão: 

  • Chief Technology Officer (CTO)
  • Gerente de TI
  • Líder de Tecnologia 

Em níveis júnior e pleno, também estão em alta as vagas com foco em análise de dados e experiência do usuário (UX/UI).

Se você quer ingressar nesse caminho, é importante saber que este profissional participa de decisões estratégicas e desempenha um papel de protagonista na linha de frente das soluções de produtos e serviços.

Mais do que skills técnicas, o profissional de tecnologia na Nova Economia deve ter domínio de outras habilidades fundamentais como comunicação, negociação e trabalho em equipe.

Marketing Digital

profissões em alta marketing

Sabe aquele anúncio de um produto que você viu nas redes sociais? Ou aquele e-mail da Black Friday que você recebeu? Isso é só a ponta de um iceberg chamado Marketing Digital

Com a alta da concorrência no e-commerce, as empresas viram a necessidade de investir ainda mais pesado em suas equipes de marketing.

Para se ter uma ideia, 94% das empresas apostam no Marketing Digital como uma das principais estratégias de crescimento, de acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil.

Sendo assim, essa também será uma das profissões em alta no ano de 2022

E o estudo da Robert Walters aponta que os profissionais mais procurados têm como foco vendas, marketing digital, designer de produto e relacionamento. 

Entretanto, segundo o levantamento, também haverá demanda para diversas atuações, como: trade marketing, branding, SEO, atendimento ao cliente, entre outras. 

Quem deseja ingressar de vez nesse mercado deve, além de tudo, saber analisar dados e encontrar oportunidades estratégicas para as empresas

Mas deve também desenvolver soft skills importantes como comunicação, colaboração e criatividade.

Finanças

profissões em alta finanças

Com as transformações dos últimos anos, a área de Finanças deixou de estar focada apenas no controle de custos. 

Na Nova Economia, os profissionais responsáveis pelo financeiro desempenham papéis ainda mais fundamentais  e estratégicos nas empresas, como, por exemplo, os investimentos e a expansão de negócios. Por isso, a área também estará em alta em 2022

Dentre os cargos que mais se destacam, estão 

  • Diretor de Finanças
  • Gerente de FP&A (planejamento e análise financeira) 
  • Controlador de Negócios. 

Mas profissionais de contabilidade também vão ser muito demandados, viu?! 

Quem tem vontade de seguir nessa área precisa ficar de olho: cada vez mais, o setor exige a habilidade de análise de dados. Por isso, conhecimento em business intelligence e Excel, são fun-da-men-tais. 

Como muitos processos se tornaram automatizados com o avanço da tecnologia, os profissionais com maior capacidade analítica, visão estratégica e flexibilidade são os que terão destaque. 

Recursos Humanos

profissões em alta rh

Se você pensou que a alta de contratações em outros setores iria se refletir também nas áreas de recrutamento e seleção e Gestão de Pessoas, acertou! 

De acordo com o levantamento da Robert Walters, a área de Recursos Humanos vai bombar em 2022

Isso porque, além de processos seletivos mais elaborados e focados em diversidade e soft skills, as empresas vão investir em Employee Value Proposition (EVP). 

Ou seja, na experiência do colaborador, com o propósito de manter o time motivado, reter os melhores talentos e potencializar os resultados.

Dentre os cargos que vão estar em alta em 2022, se destacam: 

  • Diretor de Recursos Humanos
  • Gestor de RH
  • Chefe de Aquisição de Talentos. 

Em níveis júnior e pleno, a procura será por profissionais com foco em remuneração, benefícios e desenvolvimento de talento.

O mercado espera que o profissional de RH tenha um olhar para atração, integração, treinamento e mudança da cultura organizacional. Mas também domine soft skills como produtividade, negociação e comunicação.

Como se preparar para as profissões em alta

Para se destacar nesses setores, e garantir uma vaga em uma das profissões em alta, muito além de conhecimento técnico, você precisa desenvolver habilidades que são essenciais para o profissional do futuro

Por mais que a demanda nessas áreas seja alta em 2022, as empresas ainda encontram dificuldades para contratar

Afinal, muitos candidatos não preenchem as exigências do mercado de trabalho atual.

Em outras palavras: quem deseja voar mais alto na carreira precisa estar preparado para atualizações constantes

E, acima de tudo, ser capaz de aliar as competências técnicas (com experiências e mão na massa), às habilidades essencialmente humanas, como criatividade, inteligência emocional, negociação, comunicação assertiva, entre tantas outras…

Desenvolva soft skills

Pensa comigo: em um cenário de automação e transformações tecnológicas, a única coisa que não pode ser substituída é aquilo que só você é capaz de fazer, não é mesmo?!

E é nesse ponto que as soft skills aparecem com cada vez mais destaque.

Assim, ter a capacidade de ser resiliente, agir com empatia, colaborar com a equipe e saber se comunicar de forma assertiva são algumas competências que tornam um profissional acima da média

Ou seja, apesar do conhecimento técnico e experiências anteriores serem importantes, não são o bastante para quem deseja evoluir profissionalmente

Afinal, ainda que um candidato tenha todas as competências técnicas, seu desempenho  não durará muito tempo se ele não for capaz de continuar aprendendo, já que o próprio trabalho muda rapidamente. 

Invista em sua formação

Estar aberto ao aprendizado contínuo, ou lifelong learning, te coloca um passo à frente de muita gente. Por isso, buscar uma maior qualificação profissional pode ser o pulo do gato na sua carreira

Segundo o relatório Future of Jobs 2020, do Fórum Econômico Mundial, as empresas estimam que cerca de 40% dos colaboradores precisarão de requalificação em seis meses ou menos

E tem mais: 94% dos líderes de negócios relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho até 2025.

Ou seja, em um mercado tão competitivo, vale a pena investir em projetos que vão te ajudar a se tornar um profissional disputado e preparado para encarar os desafios da sua área

Se eu puder te dar apenas uma dica, eu diria que é uma boa ideia tirar do papel aquele plano de fazer uma pós-graduação, por exemplo.