Sem categoria

Princípio de Pareto: como priorizar e ser mais produtivo?

Se você está buscando uma técnica que te ajude a ser mais produtivo. O Princípio de Pareto vai te ajudar nisso! As pessoas vivem buscando um padrão de comportamento que […]
30 jun, 2019
Reading time 6 minutos de leitura

Se você está buscando uma técnica que te ajude a ser mais produtivo. O Princípio de Pareto vai te ajudar nisso!

As pessoas vivem buscando um padrão de comportamento que faça com que elas realizem todas as tarefas do dia. Além disso, tentam se disciplinar de todas as formas possíveis para cumprir prazos e objetivos. Afinal, todos querem ser mais produtivos.

Você acorda na segunda-feira e se vê diante de uma lista extensa de coisas a serem feitas. Por isso, sua primeira reação é tentar fazer tudo ao mesmo tempo para dar conta. Quando chega o final do dia, você se dá conta de que não conseguiu fazer nem metade.

Você fica com a sensação de estar muito cansado, mesmo que ainda faltem muitas coisas a fazer? Você sente que sua produtividade poderia ser melhor?

Conciliar tempo e produtividade é um grande desafio no mundo moderno.

A boa notícia é que existe o Princípio de Pareto, ou Lei de Pareto. Essa técnica te ajuda a atingir seu potencial máximo, executar mais facilmente suas tarefas e facilita sua vida. Vamos lá:

O que é e como funciona o Princípio de Pareto?

O Princípio de Pareto ou Princípio 80/20 garante que, mantendo o foco, você pode alcançar resultados grandiosos. Além disso, seus níveis de produtividade também tornam-se elevados.

O economista italiano Vilfredo Pareto observou sua plantação e percebeu que 20% das plantas eram responsáveis por 80% da produção de grãos. Sim! Olha que incrível: um pequeno número de plantas produzia uma enorme quantidade de grãos. Enquanto isso, as outras plantas, que representavam a maioria, acabavam produzindo muito pouco.

Ele percebeu, então, que esse fenômeno se repetia em diversas áreas.Preste atenção, a grande sacada é que: 80% das consequências advêm de 20% das causas. Por exemplo: 80% do lucro de uma empresa é gerado por 20% dos clientes, assim como 80% das vendas de uma equipe vêm de 20% dos vendedores.

No momento de definir um público-alvo, você pode focar nos 20% que têm mais chance de dar lucro e, assim, gerar crescimento para o seu negócio.

Na vida pessoal também existem relações: você pode já ter percebido que só usa aproximadamente 20% das roupas do seu guarda-roupa ou só ouve 20% das músicas do seu celular.

Ou seja, deve-se investir nesses 20%. Uma vez que você investe neles, você consegue um resultado muito superior.

Agora que você já percebeu que isso se encaixa na sua vida, perceba que:

80% dos resultados que você obtém, seja nas atividades diárias ou no seu trabalho, advêm de 20% das coisas que você faz.

E o que esse princípio tem a ver com a sua produtividade?

TUDO! Levando em conta a proporção acima, o que você tem que fazer pra ser produtivo é TER FOCO nos 20%. Por isso, precisa identificá-los e concentrar seus esforços neles.

Muitas vezes, nós colocamos todo o esforço em atividades secundárias que não são importantes. Então, ao final do dia, não fizemos as mais importantes, apesar de termos feito muitas coisas. Assim, ficamos frustrados porque ainda existem muitas coisas acumuladas.

Ou então optamos por fazer o que é mais fácil. Isso não é ser produtivo. Mesmo que você realize mil coisas por dia, se você não focar nas certas e mais importantes (e, às vezes, mais difíceis), a sua vida não anda.

Isso não quer dizer que para obter um bom resultado você não precise se esforçar e trabalhar duro, mas tenha em mente que esse deve ser um esforço direcionado para ações certas.

Pareto não acreditava em um esforço contínuo, onde você se sacrifica para conseguir um resultado. O mais importante aqui é a produtividade, ou seja, o esforço voltado ao que é realmente necessário, ou seja, o esforço seletivo.

Assim, você gasta energia no que importa e consegue avançar para onde quer chegar.

Por isso:

1. IDENTIFIQUE OS 20%

O mais importante é saber por onde começar. Tenha suas metas e objetivos bem definidos, identifique no quê exatamente você deve focar.

Saber o que é mais importante no momento e não pode ser adiado vai te levar para o segundo passo, que é priorização.

2. PRIORIZE TAREFAS

Numa lista de 10 coisas pra fazer, por exemplo, as duas mais importantes valem quatro vezes as outras somadas! Mas, em vez de se concentrar nelas, a maioria das pessoas gasta tempo no que é mais fácil e agradável, causando a falsa sensação de estar sendo produtivo.

Na verdade, você está procrastinando o que é mais importante.

Por isso, lembre-se: movimento NÃO é progresso. Porque você precisa não só fazer movimento, mas fazer o movimento certo. Na direção certa.

Segundo o Princípio de Pareto, você deve colocar a sua energia e concentração nos 20% que mais importam, para garantir ótimos resultados. Elabore, se preciso, uma lista com prioridades.

3. COMECE PELO MAIS DIFÍCIL

A grande questão é: comece pelo mais difícil para ser mais produtivo.

Existe uma frase muito boa de Brian Tracy que diz: Se você tem que engolir um sapo, não fique muito tempo olhando para ele. Se você tem que engolir dois sapos, comece pelo mais feio.

Já que determinada coisa tem que ser feita, mesmo difícil e desgastante, faça de uma vez. Não enrole!

Não entre na ilusão de que está produzindo quando, na verdade, são coisas não tão importantes. Comece pelo mais difícil.

Nunca deixe o mais importante pra depois, não caia na tentação de fazer o mais fácil e agradável. Reduza, assim, tarefas desnecessárias.

Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas direito. Não há nada mais inútil do que fazer com grande eficiência algo que não precisa ser feito.

4. AFASTE AS DISTRAÇÕES

Nos tempos atuais, sabemos o quanto isso é difícil, ainda mais com redes sociais, WhatsApp, ligações. Por isso, se você quer uma empresa ou uma vida produtiva, você precisa eliminar essas distrações.

Assim, um ambiente neutro faz grande diferença. É fundamental reservar um tempo para descansar por um instante também. Tome um ar, dê uma volta para espairecer ao invés de se manter em um ambiente 100% do tempo fechado. 
Seguindo essas dicas e se mantendo focado, você vai conseguir executar as suas tarefas de uma maneira mais simples e atingirá resultados incríveis!

Essas são algumas das formas de utilizar o Princípio de Pareto no seu dia a dia. Inconscientemente, todos nós já utilizamos esse princípio. Apesar disso, quando aprendemos a identificá-lo, conseguimos aplicar de forma mais eficiente e ver os resultados.

A ideia é otimizar os seus 20%.

Se você deseja colocar em prática de forma consciente, preste atenção em detalhes:

  • Delegue tarefas que não são tão importantes e que podem ser delegadas
  • Dedique a cada atividade o seu tempo necessário
  • Faça uma lista de tarefas e enumere de acordo com a dificuldade, a prioridade e o resultado
  • Utilize seu tempo com sabedoria
  • Defina suas metas e prazos para entregá-las
  • Estabeleça seus objetivos e dê atenção às suas prioridades
  • Diga não às tarefas que não são de sua responsabilidade

Sabendo que o tempo é nosso bem mais precioso, o Princípio de Pareto te ajuda a ter uma visão do que realmente importa para dedicar seus esforços para isso. Assim, você gere o seu tempo de produtividade com mais eficiência.  

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1