Sem categoria

Vai fazer uma apresentação em público? Entenda porque ter um plano B

Quando o assunto é apresentação em público, a preparação prévia é muito importante. Arrisco dizer que é quase tão importante quanto a apresentação em si. Por isso, caso você resolva […]
20 jul, 2018
Reading time 5 minutos de leitura

Quando o assunto é apresentação em público, a preparação prévia é muito importante. Arrisco dizer que é quase tão importante quanto a apresentação em si.

Por isso, caso você resolva pular essa etapa, saiba que pode estar colocando em xeque o sucesso da sua apresentação!

Afinal, imagine a seguinte cena: depois de todo o esforço envolvido na tentativa de falar em público, é chegado o momento de apresentar e… BAM! Algo inesperado acontece e impacta justamente a sua apresentação.

Nesse momento, a frustração vem à tona e você percebe que não estava preparado justamente para aquilo. O olhar do público para você e o sentimento de credibilidade se perdendo em segundos. Quase um pesadelo, concorda?

Por conta disso, é necessário entender que a preparação prévia não se resume apenas a ensaiar um texto pronto e criar um slide de impacto, outro requisito básico para todo esse planejamento é estabelecer um “Plano B”.

Em resumo, o “Plano B” consiste no apresentador listar as situações e possíveis imprevistos que poderiam impactar, de alguma forma, a sua apresentação. Uma dica prática é utilizar a seguinte frase: “Como seria se….” e, após, listar as possíveis situações: (i) acabasse a luz, antes ou durante a sua apresentação; (ii) os vídeos não funcionassem; (iii) ocorresse problemas com os slides, etc.

Com essa visão apocalíptica no papel, é possível estruturar o seu Plano B, esboçando algumas ideias ou programações alternativas para contornar esses imprevistos, sem gerar impactos negativos à sua apresentação e, consequentemente, à sua credibilidade.

Afinal de contas, algumas eventualidades, mesmo que não catastróficas, acontecem… e qualquer justificativa, por mais genuína que seja, pode não ser aceita fielmente pelo seu público. E não é por menos, o seu público está ali por você e esperam de você a preparação necessária para que aquela apresentação continue sendo memorável. Como todos sabem: O SHOW DEVE CONTINUAR!

Portanto, confira 4 dicas práticas que irão facilitar ainda mais a sua vida na hora de montar o seu Plano B e superar os imprevistos!

1. NÃO ENTRE EM PÂNICO

Em primeiro lugar, não entre em pânico por conta do imprevisto. Inclusive, uma forma de retomar a confiança e ficar mais relaxado é brincar com a situação, demonstrando simpatia, confiança e que a apresentação fluirá da melhor forma: com o seu domínio sobre o conteúdo.

O humor é uma boa técnica para disfarçar o imprevisto e dar seguimento ao tema de uma forma mais leve. Por isso, para que você não tenha que improvisar no improviso, ensaie um breve trecho com humor, que poderia te apoiar nesses momentos.

Em caso de falha técnica no slide ou no microfone, um exemplo prático seria: “Poxa, justo hoje que me superei nas ferramentas do Power Point”.

Outra forma de dominar o nervosismo é resgatar a estrutura do seu conteúdo. Quando montamos uma apresentação, em regra, estruturamos um esquema linear (introdução ao tema, fundamentação e argumentos e a conclusão).

Por isso, coloque em seu Plano B a tarefa de levar um esquema em papel que descreva, em formato de tópicos, o roteiro da sua apresentação e as principais ideias e argumentação.

Desta forma, você continuará tendo domínio integral do conteúdo, sem nervosismo.

2. CONHEÇA O LOCAL DA APRESENTAÇÃO

É muito importante conhecer o ambiente e técnica que você terá como apoio na sua apresentação. Por isso, uma excelente tática para o seu Plano B é conhecer antecipadamente o local, mesmo que seja chegando algum tempo antes do horário previsto da sua apresentação..

Afinal, você terá tempo para checar, com calma, os componentes técnicos disponíveis no local, testando o computador, a internet, o som e o vídeo da sua apresentação, além de observar o tamanho do local e a disposição das cadeiras onde ficará o seu público.

Ou seja, pequenos detalhes podem acabar sendo o diferencial entre uma apresentação de sucesso e um fiasco.

3. FAÇA ENSAIOS DIFERENTES

Um erro muito comum na hora de nos prepararmos para falar em público, é o de praticar a apresentação sempre da mesma forma.

Tal situação, além de prejudicar com o famoso “branco” (vale citar aqui o outro artigo que fizemos?), pode atrapalhar ainda mais a sua capacidade de adaptar o formato da sua apresentação, em caso de imprevistos.

Por isso, coloque no seu Plano B a prática de sua apresentação de variadas formas como, por exemplo, sem utilizar o material de apoio, seja ele um papel com os tópicos ou até mesmo o próprio recurso audiovisual.

Desta forma, você treina não só o conteúdo, mas também amplia a sua capacidade nos casos de imprevistos, dando um show de apresentação, inclusive na falta de luz!

4. TENHA OPÇÕES

Nos casos de imprevistos, a interação com o público é mais do que essencial. Além da possibilidade de utilizar o humor, como vimos acima, é sempre bom colocar em seu Plano B outras opções para cativar e envolver o pessoal em caso de imprevistos.

Afinal, caso aconteça alguma falha nos slides da sua apresentação, por exemplo, quem está assistindo pode se sentir um pouco desmotivado, com a /sensação de que “perdeu” algo importante. Por conta disso, a sua responsabilidade no papel de apresentador será ainda maior!

E de que forma você poderá instigar o seu público e reconquistá-lo nesse incidente.

Uma opção é realizar dinâmicas, fazendo com que eles façam parte do conteúdo, gerando maior discussão e engajamento. Outra opção é abusar do storytelling, contando de forma interativa a fundamentação do seu tema, e, ainda, descrevendo verbalmente os vídeos que você explorou nos slides e qual o contexto deles.

Desta forma, você demonstrará é que todo o conteúdo foi abordado com maestria, evitando a quebra da confiança pelo imprevisto e retomando a atenção necessária desde o início! Por isso, no seu Plano B. conheça bem os vídeos e exemplos de argumentação, assim como quais as opções de dinâmicas você tem para explorar, sempre mantendo a qualidade das informações a serem passadas.

Quer ir além e aprender na prática as melhores técnicas para falar em público, controlar as emoções e fazer apresentações de alto impacto? Conheça o curso Coragem da Escola Conquer clicando aqui.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0