Oratória e retórica são dois conceitos milenares, que ainda hoje fazem parte do dia a dia pessoal e profissional de todas as pessoas. 

Mesmo que você não seja um vendedor ou digital influencer, precisa desenvolver essas duas coisas para se comunicar bem e transmitir as suas ideias.

Neste post, você vai descobrir como oratória e retórica se complementam - e o que isso tem a ver com o seu desenvolvimento profissional. Vamos lá?

O que é retórica?

Vamos começar pela retórica. Na popular definição de Aristóteles, retórica é o discurso feito em público com fins persuasivos. Ou seja, ela é a forma como você vende a sua ideia ou o seu produto - e até a si mesmo - para outra pessoa. 

O seu referencial teórico, a forma como você constrói a sua argumentação, as técnicas discursivas que você emprega para aproximar o interlocutor do seu ponto de vista… todos esses elementos constituem a retórica.

Uma pessoa que tem uma boa retórica é aquela que constrói bons argumentos com base tanto em aspectos racionais quanto emocionais, transmitindo credibilidade ao seu público.

O que é oratória?

Se a retórica é a construção do seu discurso, a oratória é a habilidade de comunicar o seu discurso e as suas ideias com clareza e confiança. Desenvolver uma boa oratória é essencial para se expressar de maneira assertiva.

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E se engana quem pensa que a oratória é só sobre falar bem em público! Fatores como o tom de voz, a expressão facial, a postura e a linguagem corporal influenciam na forma como o seu discurso é recebido pelo público.

Por isso, um bom orador se comunica bem, tanto de forma verbal, quanto de forma não-verbal!

Existem diversas técnicas que são utilizadas pelos grandes oradores para uma melhor comunicação. Quer conhecer algumas delas? Confira o artigo:

> O que você pode aprender com grandes oradores

Oratória e retórica no trabalho

Beleza… agora você já sabe de que forma a retórica e a oratória estão conectadas. Mas o que isso tem a ver com o seu desenvolvimento profissional?

A resposta é: TUDO!

Como falamos lá no início do texto, não são só os vendedores e influencers que precisam se comunicar bem. Ter confiança para expor suas ideias e fazer isso de forma clara e objetiva influencia a forma como você é percebido por outros profissionais.

Uma boa comunicação é um requisito fundamental para o seu desenvolvimento profissional - qualquer seja a sua área de atuação!

Por isso, é preciso manter um bom referencial teórico, praticar e desenvolver constantemente as suas habilidades de oratória, além de estudar as técnicas existentes para falar bem em público, controlar o nervosismo, usar a comunicação não-verbal a seu favor e fazer apresentações marcantes.

Existem diversas formas de fazer isso - desde se manter constantemente informado e consumir conteúdo sobre o assunto até buscar cursos para desenvolver essas habilidades.

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