O que você aprende no curso de Metodologias Ágeis da Conquer

Criar produtos e gerenciar projetos com entregas rápidas, coerentes e ágeis, com a otimização de esforços e com melhores resultados. Este é o cenário ideal para profissionais e empresas que […]
20 nov, 2020
Reading time 5 minutos de leitura

Criar produtos e gerenciar projetos com entregas rápidas, coerentes e ágeis, com a otimização de esforços e com melhores resultados.

Este é o cenário ideal para profissionais e empresas que desejam se destacar em mercados cada vez mais competitivos e que se transformam rapidamente.

Mas como é possível garantir que desenvolvimento e o gerenciamento de projetos sejam otimizados, ganhando mais agilidade nas etapas e ainda reduzindo os prazos de entrega?

As chamadas metodologias ágeis são abordagens que permitem que os processos sejam mais curtosobjetivos eficientes. O que antes era apenas aplicado às empresas de tecnologia, hoje é adotado por todas as organizações que querem se manter competitivas e inovadoras no mercado.

Por isso, conhecer e dominar as metodologias ágeis pode representar uma virada de chave para você. Além de tornar sua rotina de trabalho mais ágil e produtiva, você vai acelerar sua carreira.

Se você tem interesse por metodologias ágeis e quer saber mais sobre o tema, confira este artigo e entenda como aprender mais sobre os métodos ágeis.

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis a partir do Manifesto Ágil, declaração publicada em 2001 e que traz 12 princípios e 4 valores essenciais para o desenvolvimento de softwares.  Elas foram criadas com o objetivo de implementar, de maneira prática, os princípios fundamentais do Manifesto.

Para isso, as metodologias são abordagens de desenvolvimento de produtos com etapas enxutasobjetivos claros e bem definidosfocadas na melhoria contínua a partir do alinhamento da equipe e da prática constante de feedback.

Com a aplicação desses princípios e valores, as metodologias ágeis trazem mais flexibilidadeadaptabilidade e agilidade para os processos. Além disso, elas têm um papel fundamental para criar etapas ágeis do projeto, garantir entregas assertivas e dentro dos prazos estipulados previamente, além de melhorar a comunicação entre todos os integrantes das equipes.

Quem pode adotar as metodologias ágeis?

Empresas e profissionais que buscam tornar os processos mais simples, rápidos e eficientes podem adotar as metodologias ágeis. Por mais que muitas pessoas ainda associem as metodologias ágeis às empresas de tecnologia, elas podem ser aplicadas por profissionais das mais diversas áreas de atuação, independentemente do setor do negócio.

Além de oferecer uma preparação para uma boa performance na criação de produtos e gerenciamento de projetos, as metodologias ágeis também ajudam no desenvolvimento de outras habilidades que podem te destacar no mercado. Entre elas, podemos citar a orientação por dadoscriatividadeadaptação e flexibilidade, produtividade e gestão do tempo.

Deu para perceber que aprender mais sobre as metodologias ágeis contribui não apenas no seu dia a dia no trabalho, mas também na sua carreira, não é mesmo?

Como aprender mais sobre metodologias ágeis?

Você já deve ter ouvido falar sobre a diferença que existe entre conhecimento e aprendizado: o conhecimento é ter acesso a uma informação e o aprendizado é colocar a informação em prática.

Para ter um processo de aprendizado completo sobre metodologias ágeis, você deve sim buscar conhecimento, mas principalmente aplicá-lo no seu dia a dia, adaptando sua rotina de trabalho e colocando a mão na massa.

Um dos caminhos para garantir o aprendizado é investindo em um curso de metodologias ágeis. Dessa maneira, você aprende o que são as metodologias e como praticá-las.

Quer se aprofundar no assunto e aprender tudo sobre metodologias ágeis? Abaixo você conhece os módulos e os conteúdos abordados no curso online de Metodologias Ágeis da Conquer:

Módulo 01 :: Organizações exponenciais

Desenvolva o mindset exponencial dentro da sua equipe e aprenda a aplicá-lo no seu ambiente de trabalho, ganhando velocidade nas entregas, resolução de problemas e desenvolvimento de projetos.

Módulo 02 :: Estrutura e projetos ágeis

Desenvolva um novo olhar para gerenciamento de projetos inovadores através de colaboração ágil entre times, a partir do foco de todos na geração de valor para o principal stakeholder do projeto: o cliente.

Módulo 03 :: Scrum Framework – parte 1 

Aprenda a utilizar o principal framework para realização de projetos ágeis dentro da sua empresa ou equipe, definindo todos os rituais e processos para ajudar os times a se estruturarem e gerirem o trabalho de forma ágil e eficaz.

Módulo 04 :: Scrum Framework – parte 2

Entenda quais são os papéis e os principais eventos necessários para que o SCRUM se reverta em ganho de produtividade para o seu time.

Módulo 05 :: Scrum Framework – parte 3 

Conheça de maneira aprofundada os artefatos e regras da metodologia, entendendo como estruturar um Product Backlog eficaz.

Módulo 06 :: Sprint: o modelo Google

Conheça o modelo Google para criar e testar novos produtos em um prazo de 5 dias e torne-se capaz de aplicar essa metodologia na sua equipe ou empresa, poupando esforços e dinheiro e validando suas ideias mais rapidamente.

Módulo 07 :: Sprint: protótipos 

Entenda como construir protótipos eficazes para testes e geração de aprendizados, conhecendo a metodologia do Google para criação e teste de produtos de maneira ágil.

Módulo 08 :: Lean Startup 

Aprenda a utilizar o framework Lean em todos os tipos de negócios e desenvolver projetos de forma rápida e com o mínimo de recursos possível.

Módulo 09 :: Kanban e Kaizen

Entenda como o método Kanban e a cultura Kaizen podem proporcionar uma abordagem evolutiva para a mudança de processos e sistemas nas organizações.

Módulo 10 :: Juntando as peças 

Revise os principais aspectos de todas as metodologias apresentadas ao longo do curso e aprenda a implementá-las nos mais diversos contextos.

conquer plus

Se você se interessa por metodologias ágeis e quer aprender mais sobre o assunto, o curso online de Metodologias Ágeis da Conquer. Ele está disponível na ConquerPlus, plataforma de streaming com TODOS os cursos gravados da Conquer

São cursos que vão acelerar sua carreira a partir da nossa metodologia mão na massa, conteúdos atuais e professores que são referência no mercado.

Clique aqui, conheça os cursos disponíveis e faça sua assinatura agora mesmo.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Soft Skills