Sabia que você, seus colegas de trabalho, os grandes CEOs e o Harvey Specter, da série Suits, têm um grande desafio em comum? Todos precisam saber muito bem o que é negociação.

Fazemos negociações diariamente, às vezes sem nem perceber. Seja com sua família, seus gestores ou até mesmo desconhecidos. Ou seja, quando nos relacionamos com outras pessoas, estamos constantemente em negociação.

Negociação nada mais é do que chegar a um acordo entre as partes, de uma maneira que todos saiam satisfeitos com o resultado. Por isso, quem sabe negociar consegue se posicionar e alcançar seus objetivos. 

Não por acaso, o Fórum Mundial de Economia apontou a negociação como uma das 10 habilidades necessárias para o profissional do futuro. Afinal, quem tem a habilidade de negociar consegue vender suas ideias e argumentos. E, com isso, convence as pessoas e chega mais vezes ao sim. 

Você tem dúvidas sobre o que é negociação e como pode ser um grande diferencial entre profissionais de destaque? Leia este artigo e descubra como você pode impulsionar a sua carreira desenvolvendo essa habilidade.

Quando e por que negociar?

Quem pensa que negociação é uma habilidade exclusiva para quem trabalha com vendas ou atua na área de negócios está bem enganado. Talvez mesmo sem perceber, você já viveu situações em que era preciso chegar a um resultado específico.

Isso acontece na apresentação de um projeto no trabalho. Mas também quando você precisa convencer algum familiar ou amigo sobre alguma coisa. Nas mais diversas situações, a habilidade de negociação é essencial para alcançar o que você quer.

o que é negociação

Negociar não precisa ser um dom nato

Por mais que a negociação pareça natural em algumas pessoas, é uma habilidade que todo profissional pode (e deve) desenvolver. Afinal, as pessoas buscam fazer bons negócios e serem influentes em vários aspectos de suas vidas. 

Porém, como as técnicas de negociação não são percebidas com tanta facilidade, é muito comum que as pessoas acreditem que negociar é algo natural. Por isso, o primeiro passo para desenvolver essa competência é justamente conhecê-las.

Grandes negociadores usam diversas ferramentas eficientes para se tornarem mais influentes. Entre elas, os gatilhos mentais. O cofundador da Conquer, Hendel Favarin, revelou 4 gatilhos que você precisa saber para chegar mais vezes ao sim. Confira:

Os gatilhos mentais, ou os princípios fundamentais da persuasão, se popularizaram com o livro “As Armas da Persuasão”, do psicólogo Robert B. Cialdini. 

Em síntese, ao conhecer os princípios e colocá-los em prática nas suas negociações, você consegue persuadir a outra pessoa ao longo da negociação. E, assim, chegar até o seu objetivo.

Por que aprender a negociar vai ajudar na sua carreira?

Dentro das nossas relações, estamos constantemente criando e expondo argumentos. Por isso, os bons negociadores se destacam justamente pelo seu poder de convencimento ao apresentar suas ideias. 

Quando existe um conflito de opiniões no seu ambiente de trabalho, por exemplo, saber negociar é fundamental para expor o seu ponto. Além disso, essa habilidade nos ajuda a chegar em uma solução que atenda às expectativas de todas as partes. 

Agora, se você trabalha na área comercial, não precisamos nem dizer que a habilidade de negociar é imprescindível, não é? Ao longo da venda, você estabelece uma relação com o seu cliente e as técnicas de negociação podem facilitar muito esse processo. 

Independentemente da sua área de atuação, a habilidade em negociação é fundamental para atingir resultados. Então, se você não quer ficar para trás no mercado de trabalho, essa é a próxima habilidade que você deve desenvolver.

O que é um bom negociador e por onde começar?

Antes de mais nada, para saber negociar bem, é preciso entender o que você está negociando com o máximo de clareza, mas também com quem você está negociando. Ou seja, quais são suas motivações, qual é sua personalidade, qual é sua urgência e em que segmento atua, por exemplo.

Afinal, é preciso conquistar a confiança do negociador e estreitar os laços antes de argumentar. 

Portanto, conheça alguns tipos de negociadores abaixo e leia neste artigo como lidar com cada um deles da melhor forma.

tipos de negociadores

Como ser um negociador à la Harvey Specter

É da série Suits que surge um dos principais exemplos de negociadores: Harvey Specter. Ao longo da série, Specter dá verdadeiras aulas de negociação e mostra como ser um excelente negociador. 

Se você já viu a série, vale a pena ver as 3 lições de Harvey Specter para uma negociação de sucesso. Caso você ainda não tenha visto, fica como uma dica para a próxima maratona na Netflix. 

“A única vez em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”

- Harvey Specter

Para se tornar um profissional mais influente, que consegue administrar conflitos e ainda usar a persuasão a seu favor, existem algumas dicas importantes. 

O primeiro passo é entender que o processo de negociação deve ser estratégico, exige planejamento e a aplicação dos métodos adequados. Muitas técnicas de negociação já foram testadas e comprovadas, então elas podem fazer toda a diferença na sua sua venda ou negociação.  

Assim, aumentar o poder de convencimento e aprimorar a habilidade de persuasão são tarefas de todo o profissional que quer se destacar. Afinal, desenvolver a habilidade de negociação não é um desafio exclusivo dos profissionais de vendas. 

Na ConquerPlus, a plataforma de streaming que reúne TODOS os cursos gravados da Conquer, você tem acesso ao curso de Negociação e Influência, e aprende técnicas e estratégias que podem ser utilizadas por todo profissional que deseja levar suas ideias adiante. 

conquer plus

Além disso, são mais de 60 cursos que vão acelerar sua carreira a partir da nossa metodologia mão na massa, conteúdos atuais e professores que são referência no mercado.

Clique aqui e faça sua assinatura agora mesmo.