O que é negociação e por que ela pode ajudar sua carreira

Sabia que você, seus colegas de trabalho, os grandes CEOs e o Harvey Specter, da série Suits, têm um grande desafio em comum? Todos precisam saber negociar.  Fazemos negociações diariamente, às […]
10 dez, 2019
Reading time 4 minutos de leitura

Sabia que você, seus colegas de trabalho, os grandes CEOs e o Harvey Specter, da série Suits, têm um grande desafio em comum?

Todos precisam saber negociar. 

Fazemos negociações diariamente, às vezes sem nem perceber. Seja com sua família, seus gestores ou até mesmo desconhecidos: quando nos relacionamos com outras pessoas estamos constantemente em negociação.

Isso porque negociar trata de resolver diferenças, fazer acordos e encontrar soluções para todas as partes interessadas. E isso não se limita ao mundo dos negócios. 

Não por acaso, o Fórum Mundial de Economia apontou a negociação como uma das 10 habilidades necessárias para o profissional do futuro. Afinal, quem tem a habilidade de negociar consegue vender suas ideias e argumentos, convencer as pessoas e chegar mais vezes ao sim. 

Se você tem dúvidas sobre o que é negociação e como pode ser um grande diferencial entre profissionais de destaque, vamos mostrar como você pode impulsionar a sua carreira desenvolvendo essa habilidade. 

Afinal, o que é negociação?

Quem pensa que negociação é uma habilidade exclusiva para quem trabalha com vendas ou atua na área de negócios está bem enganado. Talvez mesmo sem perceber, você já viveu situações em que era preciso chegar a um resultado específico.

Na apresentação de um projeto no trabalho, ou quando você precisa convencer algum familiar ou amigo sobre alguma coisa, a habilidade de negociação é essencial para alcançar aquilo que você quer. 

Negociar nada mais é do que chegar a um acordo entre as partes interessadas, de uma maneira que todos saiam satisfeitos com o resultado. Por isso, quem sabe negociar consegue se posicionar e garantir que os seus objetivos sejam alcançados. 

Negociar não precisa ser um dom nato

Por mais que a negociação pareça natural em algumas pessoas, é uma habilidade que todo profissional pode (e deve) desenvolver – afinal, as pessoas buscam fazer bons negócios e serem influentes em vários aspectos de suas vidas. 

Como as técnicas de negociação não são percebidas com tanta facilidade, é muito comum que as pessoas acreditem que negociar é algo natural. Por isso, o primeiro passo para desenvolver essa competência é justamente conhecê-las.

Entre as ferramentas eficientes para se tornar uma pessoa mais influente, os gatilhos mentais são muito utilizados pelos grandes negociadores. O cofundador da Conquer, Hendel Favarin, revelou 4 gatilhos que você precisa saber para chegar mais vezes ao sim.  Os gatilhos mentais, também conhecidos como princípios fundamentais da persuasão, ficaram conhecidos com o livro “As Armas da Persuasão”, do psicólogo Robert B. Cialdini. 

Ao conhecer os princípios e colocá-los em prática nas suas negociações, você consegue persuadir a outra pessoa ao longo da negociação e, assim, chegar até o seu objetivo.

Por que aprender a negociar vai ajudar na sua carreira?

Dentro das nossas relações, estamos constantemente criando e expondo argumentos. Por isso, os bons negociadores se destacam justamente pelo seu poder de convencimento ao apresentar suas ideias. 

Quando existe um conflito de opiniões no seu ambiente de trabalho, por exemplo, saber negociar é fundamental para expor o seu ponto e ainda chegar em uma solução que atenda às expectativas de todas as partes. 

Agora, se você trabalha na área comercial, não precisamos nem dizer que é a habilidade de negociar é imprescindível, não é mesmo? Ao longo da venda, você estabelece uma relação com o seu cliente e as técnicas de negociação podem facilitar muito esse processo. 

Independente da sua área de atuação, a habilidade em negociação é apontada como uma das 10 que todo o profissional deve desenvolver para o futuro. Então, se você não quer ficar para trás no mercado de trabalho, essa é a próxima habilidade que você deve desenvolver.

Como ser um negociador à la Harvey Specter

É da série Suits que surge um dos principais exemplos de negociadores: Harvey Specter. Ao longo da série, Specter dá verdadeiras aulas de negociação e mostra como ser um excelente negociador. 

Se você já viu a série, vale a pena ver as 3 lições de Harvey Specter para uma negociação de sucesso. Caso você ainda não tenha visto, fica como uma dica para a próxima maratona na Netflix. 

“A única vez em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”

– Harvey Specter

Para se tornar um profissional mais influente, que consegue administrar conflitos e ainda usar a persuasão a seu favor, existem algumas dicas importantes. 

O primeiro passo é entender que o processo de negociação deve ser estratégico, exige planejamento e a aplicação dos métodos adequados. Muitas técnicas de negociação já foram testadas e comprovadas, então elas podem fazer toda a diferença na sua sua venda ou negociação.  Aumentar o poder de convencimento e aprimorar a habilidade de persuasão são tarefas de todo o profissional que quer se destacar no mercado. Afinal, desenvolver a habilidade de negociação não é um desafio exclusivo dos profissionais de vendas. 

E você, como está a sua habilidade de negociação? Preparamos um teste para você avaliar os pontos essenciais para negociar. Demora menos de 5 minutos para você identificar todos os seus pontos fortes. 

Se você quer se desenvolver e ser um profissional mais influente, o curso online Como Negociar Melhor e Vender Mais da Conquer é para você! Nele, você vai aprender tudo sobre como fazer uma negociação de sucesso e chegar mais vezes ao sim. 

Domine todas as estratégias e técnicas utilizadas por grandes negociadores e vendedores do mundo!

O que você achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. 18

Carreira Negócios