É chegada a hora de você conhecer as duas alianças em constante batalha pelo trono da SUA mente.

Não há tempo a perder, pois o cenário é hostil e desafiador. Lembre-se, portanto, desde agora, que a chave que você precisa durante toda sua jornada está nessas poucas seguintes palavras: mindset… mindset de crescimento!

Lembre-se! Lembre-se, leitor!

Temos alguns poucos minutos para a leitura desse artigo. Vamos aproveitá-los ao máximo. Vou relatar o essencial para garantir sua honra na conquista de seus objetivos, metas smart, OKRs, e planos de ação audaciosos!

Começaremos pelo que você já sabe: alcançar a alta performance e ter uma produtividade sinistra só é possível ao vencer alguns terríveis vilões, como a Procrastinação, as sorrateiras Distrações, Interrupções, falta de foco e tantos maus hábitos que atacam de norte, sul, leste ou oeste!

Agora, o que você talvez ainda não saiba, nobre leitor, é que todos esses vilões fazem parte de uma mesma aliança onde se alimentam, prosperam e criam estratégias de ataque para reinar sobre sua mente e determinar o quão produtivo você é (ou não!).

Essa aliança tem nome e um padrão em seus ataques. O conhecimento que estou prestes a te apresentar é poderoso e por isso, antes, se faz necessário uma recordação dos fundamentos.

(Sinta o clima de que algo importante, profundo, talvez até emocionante, vem a seguir.)

Compartilhamos, todos, um mesmo mundo externo, o qual nossos ancestrais nomearam como Terra. E a cada um de nós, seres humanos, foi dado um outro mundo ao qual devemos reinar caso queiramos alcançar a honra máxima de termos Alta Performance: o mundo interno.

No centro desse mundo interno, está ela: a mente.

Sua mente é poderosíssima! É o centro de suas atividades! E nunca se esqueça: ela está SEMPRE com você.

Uma mente em bom funcionamento te fará maravilhas, porém uma mente com baixa produtividade equivale a certeza de que nenhum de seus projetos terão sucesso.

Como, então, manter a mente em bom funcionamento, evitar tragédias profissionais e pessoais e conquistar a Alta Performance?

O trono de SUA mente deve ser reinado por VOCÊ e para isso você usará o exército do mindset de crescimento e evitará que o mindset fixo tente tomar posse do trono.

Venha comigo, estimado leitor! Avante! Vou mostrá-lo o que é o mindset fixo e suas artimanhas, ensiná-lo a desenvolver mindset de crescimento e, por fim, lhe conceder conselhos práticos para vencer suas batalhas.

É chegada a hora.

Mindset Fixo

“Mindset”, o que significa? Essa palavra surgiu em terras distantes, onde a comunicação é feita em outro idioma. Seu significado traduzido é:

Mind = mente

Set = configuração

Mindset é, portanto, "configuração mental".

Esse conceito é uma sabedoria recente, fruto de pesquisas e experimentos feitos na universidade de Stanford, no Vale do Silício, conduzidos pela psicóloga ph.D. Carol Dweck. Toda sua descoberta foi publicada em um livro chamado “Mindset - a nova psicologia do sucesso”, onde você pode encontrar detalhes interessantíssimos. Mas, agora, nesses preciosos minutos que temos, vou apontar-lhe o essencial.

Existem dois tipos de “mindset”, ou “configuração mental”: o mindset de crescimento e, o que veremos primeiro, o terrível mindset fixo.

Terrível pois sua crença é de que nossa inteligência e nossas habilidades não podem ser desenvolvidas - são “fixas”! Em outras palavras, o mindset fixo diz que as coisas são como são e você não é capaz de mudá-las.

A culpa é do governo, do colega, do cônjuge, mas nunca sua, pois mindset fixo você já fez tudo que podia! “É o que é!” O mindset fixo é mestre do “mimimi”.

Na prática, veja como ele age:

Isso é muito difícil. Melhor nem tentar.

Olha só, você errou! Sabia que ia errar! Que vexame! Pare logo antes de errar de novo!

Quem ele pensa que é para dizer o que devo melhorar!? Fiz o meu melhor, mas nada mais colabora comigo!

Oh, não! Aquela pessoa é melhor do que eu! Droga!

Preciso fazer quase tudo pela minha equipe, pois são tarefas difíceis demais para eles.

Erros são sinais de incompetência; desafios são evitados; feedbacks não são bem-vindos; nunca é o momento ideal para começar algo novo pois a configuração mental fixa nunca sai da zona de conforto e evita ao máximo que os outros ao seu redor se arrisquem a sair.

Pela segurança da sua produtividade, lembre-se: Procrastinação e seus aliados vão tentar te encurralar em mindset fixo e te sufocar de razões pelas quais você não é capaz de sentar no trono da sua própria mente.   

Mas, oh! Não temas, destemido leitor! Há outro modelo mental e esse luta à seu favor.

Mindset de Crescimento

Que fique claro: para crescer e prosperar em sua carreira e na vida, é NECESSÁRIO que esse mindset ganhe as batalhas que se passam em seu mundo interno na sua mente!

O mindset de crescimento, contrário do fixo, é valente e ESFORÇADO. Em realidade, sua essência é essa: com esforço, sempre posso me desenvolver.

Por mais amedrontador que seja o desafio, o mindset de crescimento vai à luta com confiança na vitória, pois pensa da seguinte forma:

Já aprendi muitas coisas e sei que sou capaz de aprender muitas outras.

Se eu errar, vou aprender com o erro e continuar com ainda mais conhecimento.

Recebi um feedback maravilhoso. Agora sei onde concentrar meus esforços para me tornar ainda melhor.

Uau, essa pessoa é melhor do que eu! Ótimo, agora tenho um melhor exemplo para me inspirar e desafiar!

Minha equipe é capaz de se desenvolver. Preciso dar a eles as condições necessárias.

Como desenvolver o mindset de crescimento? SAIA DA ZONA DE CONFORTO! E isso não significa pular na frente de um dragão ou tentar pilotar um avião sem nunca ter feito isso antes.

Saia da zona de conforto aos poucos. Use o exército do mindset fixo e o desenvolva aceitando pequenos desafios, que vão se tornando cada vez maiores, conforme suas habilidades para domá-los vão sendo desenvolvidas.

Veja “dificuldades” como oportunidades e comprometa-se com o ESFORÇO.

O mindset de crescimento é sua guarda real para assegurar que você siga no comando do seu mundo interno.

diferencas-mindset-fixo-e-mindset-de-crescimento

E para garantir que o trono seja sempre seu, um último tópico…

Aumentando suas forças

O cenário é hostil. Desafiador. Não bastassem os vilões internos em nossa mente, no mundo externo no mundo corporativo, nas ruas…, há ainda muitos, muitos exemplos de mindset fixo.

Entenda que todos seres humanos possuem mindset misto: em determinadas situações, o fixo ganha a batalha e, em outras, o de crescimento. Porém, há muitas pessoas que, sem conhecimento, são dominadas pelo fixo.

Como, então, pode você, leitor, defender-se e colaborar com seus semelhantes? Ao ver mindset fixo no coleguinha, como agir!?

três pontos fundamentais para desenvolver o seu mindset de crescimento:

  1. Cercar-se de pessoas inspiradoras; com mindset de crescimento.
  2. Entender o contexto do outro. Não julgue tão rapidamente! Cada um tem suas lutas próprias. Procure ser compreensivo - isso vai te ajudar a manter um ambiente de calma em seu próprio mundo interno.
  3. Podemos mudar a nós mesmos; mas não aos outros. Podemos apenas influenciá-los, com bons exemplos. E, para isso, devemos nos esforçar com o foco em nós mesmos para ter uma postura digna de bom exemplo.

Em seu mundo interno, você é o único capaz de evitar que o mindset fixo reine. Depende de você convocar e fortalecer o exército do mindset de crescimento e manter o trono em sua posse, rumo à Alta Performance.

Portanto, mãos à obra. Agora é com você e não há tempo a perder. Esses minutos finais são para você já entrar em ação AGORA MESMO!

Exercício prático pra mudar o seu mindset desde já:

Liste 3 momentos em que você se percebe em mindset fixo e escreva como ele tenta te convencer de que está te dando a melhor opção de como agir.

Ex: ao tocar meu alarme pela manhã - “fique mais na cama porque se você levantar vai passar o dia cansado e até pode se machucar"

 

E agora o segundo passo: liste ao lado de cada uma das 3 situações em mindset fixo no mínimo uma outras forma de pensar - em mindset de crescimento.

Ex: ao tocar meu alarme pela manhã - “essa é a hora que me propus acordar para conquistar o que quero. É claro que preciso me esforçar e sei que sou capaz de realizar esse esforço. Vamos à luta”.

Vá à luta, leitor! Sem mimimi! O trono é seu! Conquiste a Alta Performance!

Quer se tornar profissional mais ágil, ganhar mais tempo no seu dia e acelerar seu crescimento profissional? Conheça o curso online e ao vivo de Produtividade da Conquer.

Nele, você vai desenvolver hábitos, utilizar ferramentas e técnicas para ganhar mais tempo, performar no seu máximo e dar um gás nos seus resultados! Clique neste link para garantir sua vaga.