O que é mindset de crescimento e como desenvolvê-lo?

É chegada a hora de você conhecer as duas alianças em constante batalha pelo trono da SUA mente.Não há tempo a perder, pois o cenário é hostil e desafiador. Lembre-se, portanto, desde […]
24 maio, 2019
Reading time 7 minutos de leitura

É chegada a hora de você conhecer as duas alianças em constante batalha pelo trono da SUA mente.Não há tempo a perder, pois o cenário é hostil e desafiador. Lembre-se, portanto, desde agora, que a chave que você precisa — durante toda sua jornada — está nessas poucas seguintes palavras: mindset… mindset de crescimento!

Lembre-se! Lembre-se, leitor!

Temos alguns poucos minutos para a leitura desse artigo. Vamos aproveitá-los ao máximo. Vou relatar o essencial para garantir sua honra na conquista de seus objetivos, metas smart, OKRs, e planos de ação audaciosos!

Começaremos pelo que você já sabe: alcançar a alta performance e ter uma produtividade sinistra só é possível ao vencer alguns terríveis vilões, como a Procrastinação, as sorrateiras Distrações, Interrupções, falta de foco e tantos maus hábitos que atacam de norte, sul, leste ou oeste!

Agora, o que você talvez ainda não saiba, nobre leitor, é que todos esses vilões fazem parte de uma mesma aliança — onde se alimentam, prosperam e criam estratégias de ataque para reinar sobre sua mente e determinar o quão produtivo você é (ou não!).

Essa aliança tem nome e um padrão em seus ataques. O conhecimento que estou prestes a te apresentar é poderoso e por isso, antes, se faz necessário uma recordação dos fundamentos.
(Sinta o clima de que algo importante, profundo, talvez até emocionante, vem a seguir.)

Compartilhamos, todos, um mesmo mundo externo, o qual nossos ancestrais nomearam como Terra. E a cada um de nós, seres humanos, foi dado um outro mundo ao qual devemos reinar caso queiramos alcançar a honra máxima de termos Alta Performance: o mundo interno.

No centro desse mundo interno, está ela: a mente.

Sua mente é poderosíssima! É o centro de suas atividades! E nunca se esqueça: ela está SEMPRE com você.

Uma mente em bom funcionamento te fará maravilhas, porém uma mente com baixa produtividade equivale a certeza de que nenhum de seus projetos terão sucesso.

Como, então, manter a mente em bom funcionamento, evitar tragédias profissionais e pessoais e conquistar a Alta Performance?


O trono de SUA mente deve ser reinado por VOCÊ e para isso você usará o exército do mindset de crescimento e evitará que o mindset fixo tente tomar posse do trono.

Venha comigo, estimado leitor! Avante! Vou mostrá-lo o que é o mindset fixo e suas artimanhas, ensiná-lo a desenvolver mindset de crescimento e, por fim, lhe conceder conselhos práticos para vencer suas batalhas.

É chegada a hora.

Mindest Fixo

“Mindset”, o que significa? Essa palavra surgiu em terras distantes, onde a comunicação é feita em outro idioma. Seu significado traduzido é:

Mind = mente
Set = configuração
Mindset é, portanto, “configuração mental”.

Esse conceito é uma sabedoria recente, fruto de pesquisas e experimentos feitos na universidade de Stanford, no Vale do Silício, conduzidos pela psicóloga ph.D. Carol Dweck. Toda sua descoberta foi publicada em um livro chamado “Mindset – a nova psicologia do sucesso”, onde você pode encontrar detalhes interessantíssimos.

Mas, agora, nesses preciosos minutos que temos, vou apontar-lhe o essencial.

Existem dois tipos de “mindset”, ou “configuração mental”: o mindset de crescimento e, o que veremos primeiro, o terrível mindset fixo.

Terrível pois sua crença é de que nossa inteligência e nossas habilidades não podem ser desenvolvidas – são “fixas”! Em outras palavras, o mindset fixo diz que as coisas são como são e você não é capaz de mudá-las.

A culpa é do governo, do colega, do cônjuge, mas nunca sua, pois — mindset fixo — você já fez tudo que podia! “É o que é!” O mindset fixo é mestre do “mimimi”.
Na prática, veja como ele age:

— Isso é muito difícil. Melhor nem tentar.
— Olha só, você errou! Sabia que ia errar! Que vexame! Pare logo antes de errar de novo!
— Quem ele pensa que é para dizer o que devo melhorar!? Fiz o meu melhor, mas nada mais colabora comigo!
— Oh, não! Aquela pessoa é melhor do que eu! Droga!
— Preciso fazer quase tudo pela minha equipe, pois são tarefas difíceis demais para eles.

Erros são sinais de incompetência; desafios são evitados; feedbacks não são bem-vindos; nunca é o momento ideal para começar algo novo pois a configuração mental fixa nunca sai da zona de conforto e evita ao máximo que os outros ao seu redor se arrisquem a sair.

Pela segurança da sua produtividade, lembre-se: Procrastinação e seus aliados vão tentar te encurralar em mindset fixo e te sufocar de razões pelas quais você não é capaz de sentar no trono da sua própria mente.

Mas, oh! Não temas, destemido leitor! Há outro modelo mental e esse luta à seu favor.

Mindset de Crescimento

Que fique claro: para crescer e prosperar em sua carreira e na vida, é NECESSÁRIO que esse mindset ganhe as batalhas que se passam em seu mundo interno — na sua mente!

O mindset de crescimento, contrário do fixo, é valente e ESFORÇADO. Em realidade, sua essência é essa: com esforço, sempre posso me desenvolver.

Por mais amedrontador que seja o desafio, o mindset de crescimento vai à luta com confiança na vitória, pois pensa da seguinte forma:

— Já aprendi muitas coisas e sei que sou capaz de aprender muitas outras.
— Se eu errar, vou aprender com o erro e continuar com ainda mais conhecimento.
— Recebi um feedback maravilhoso. Agora sei onde concentrar meus esforços para me tornar ainda melhor.
— Uau, essa pessoa é melhor do que eu! Ótimo, agora tenho um melhor exemplo para me inspirar e desafiar!
— Minha equipe é capaz de se desenvolver. Preciso dar a eles as condições necessárias.

Como desenvolver o mindset de crescimento? SAIA DA ZONA DE CONFORTO! E isso não significa pular na frente de um dragão ou tentar pilotar um avião sem nunca ter feito isso antes.
Saia da zona de conforto aos poucos.

Use o exército do mindset fixo — e o desenvolva — aceitando pequenos desafios, que vão se tornando cada vez maiores, conforme suas habilidades para domá-los vão sendo desenvolvidas.

Veja “dificuldades” como oportunidades e comprometa-se com o ESFORÇO.
O mindset de crescimento é sua guarda real para assegurar que você siga no comando do seu mundo interno.
diferencas-mindset-fixo-e-mindset-de-crescimento

Aumentando suas forças


O cenário é hostil. Desafiador. Não bastassem os vilões internos em nossa mente, no mundo externo — no mundo corporativo, nas ruas…—, há ainda muitos, muitos exemplos de mindset fixo.

Entenda que todos seres humanos possuem mindset misto: em determinadas situações, o fixo ganha a batalha e, em outras, o de crescimento. Porém, há muitas pessoas que, sem conhecimento, são dominadas pelo fixo.

Como, então, pode você, leitor, defender-se e colaborar com seus semelhantes? Ao ver mindset fixo no coleguinha, como agir!?

Há três pontos fundamentais para desenvolver o seu mindset de crescimento:

1. Cercar-se de pessoas inspiradoras; com mindset de crescimento.
2. Entender o contexto do outro. Não julgue tão rapidamente! Cada um tem suas lutas próprias. Procure ser compreensivo – isso vai te ajudar a manter um ambiente de calma em seu próprio mundo interno.
Podemos mudar a nós mesmos; mas não aos outros. Podemos apenas influenciá-los, com bons exemplos. 3. E, para isso, devemos nos esforçar — com o foco em nós mesmos — para ter uma postura digna de bom exemplo.

Em seu mundo interno, você é o único capaz de evitar que o mindset fixo reine. Depende de você convocar e fortalecer o exército do mindset de crescimento e manter o trono em sua posse, rumo à Alta Performance.

Portanto, mãos à obra. Agora é com você e não há tempo a perder. Esses minutos finais são para você já entrar em ação AGORA MESMO!

Exercício prático pra mudar o seu mindset desde já

Liste 3 momentos em que você se percebe em mindset fixo e escreva como ele tenta te convencer de que está te dando a melhor opção de como agir.

Ex: ao tocar meu alarme pela manhã – “fique mais na cama porque se você levantar vai passar o dia cansado e até pode se machucar”.

E agora o segundo passo: liste ao lado de cada uma das 3 situações em mindset fixo no mínimo uma outras forma de pensar – em mindset de crescimento.

Ex: ao tocar meu alarme pela manhã – “essa é a hora que me propus acordar para conquistar o que quero. É claro que preciso me esforçar e sei que sou capaz de realizar esse esforço. Vamos à luta”.

Conheça o Conquer Plus para empresas

Com a plataforma educacional da Conquer, você desenvolve os colaboradores da sua empresa em diversas áreas, inclusive na mudança de mindset.

Para saber mais, clique na imagem abaixo e conheça.

O que você achou disso?

Média da classificação 4.8 / 5. 6

Soft Skills