O que a carta de despedida de Jeff Bezos nos diz sobre a Nova Economia?

“Deixe a curiosidade ser sua bússola”.  É com essa frase que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, um dos líderes mais influentes do mundo, finaliza a carta que escreveu aos […]
05 fev, 2021
Reading time 5 minutos de leitura

“Deixe a curiosidade ser sua bússola”. 

É com essa frase que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, um dos líderes mais influentes do mundo, finaliza a carta que escreveu aos colaboradores da empresa comunicando sua saída da mais alta posição da Amazon.

Até o final do 3º trimestre de 2021, Bezos deve deixar a liderança da Amazon depois de 27 anos e assumir a presidência executiva do conselho de administração da empresa. Quem fica no lugar dele é Andy Jassy, seu braço direito na companhia e responsável, até então, pela Amazon Web Services (AWS). 

A carta de Bezos aos funcionários da Amazon reúne uma série de aprendizados não só sobre sua trajetória, mas sobre como uma visão peculiarmente atenta à transformação digital e à inovação pode ser decisiva para o futuro de uma companhia. Em outras palavras, é um conteúdo muito rico sobre a Nova Economia.

Poucos ousariam duvidar dessa habilidade inovadora de Bezos. Ele apostou no potencial da internet ainda na década de 1990, quando pouco ou quase nada se sabia sobre a “rede mundial de computadores”. 

De lá para cá, a companhia revolucionou a maneira de comprar e vender em todo o mundo. E fez isso mantendo o foco em dois princípios inegociáveis da Nova Economia: colocando o consumidor no centro de todas as decisões e praticando a inovação constante. 

“A invenção é a raiz do nosso sucesso”, diz Bezos na carta. Eu, particularmente, não tenho dúvidas disso!

Deixo aqui para você a íntegra da carta de despedida (traduzida) do Jeff Bezos aos funcionários da Amazon!

É uma leitura imperdível se você admira a trajetória de Bezos ou se você simplesmente quer entender um pouco mais sobre a Nova Economia!

Bora lá?

Carta de Jeff Bezos aos funcionários da Amazon

“Amigos da Amazon,

Tenho o prazer de anunciar que neste terceiro trimestre farei a transição para presidente do conselho da Amazon e Andy Jassy se tornará o CEO. Na função de presidente do conselho, pretendo concentrar minhas energias e atenção em novos produtos e novas iniciativas. Andy é bem conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele será um líder notável e tem toda a minha confiança.

Essa jornada começou há cerca de 27 anos. A Amazon era apenas uma ideia e não tinha nome. A pergunta que me faziam com mais frequência naquela época foi: “O que é a internet?” Felizmente, não tenho de explicar isso há muito tempo.

Hoje, empregamos 1,3 milhão de pessoas talentosas e dedicadas, atendemos centenas de milhões de clientes e empresas e somos amplamente reconhecidos como uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

Como isso aconteceu? Invenção. A invenção é a raiz do nosso sucesso. Fizemos coisas malucas juntos e depois as tornamos normais. Fomos pioneiros em reviews de consumidores, em compras com 1-Clique, recomendações personalizadas, remessa incrivelmente rápida do plano Prime, compras no modelo Just Walk Out, compromissos climáticos, Kindle, Alexa, marketplace, infraestrutura de computação em nuvem, escolhas de carreira e muito mais. Se você acerta, alguns anos depois de uma invenção surpreendente, a nova coisa se torna o padrão. As pessoas bocejam. E esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber.

Não conheço outra empresa com um histórico de invenções tão bom quanto o da Amazon, e acredito que estamos no nosso momento mais inventivo. Espero que você esteja tão orgulhoso de nossa criatividade quanto eu. Eu acho que você deveria estar.

À medida que a Amazon se tornou grande, decidimos usar nossa escala e escopo para liderar em importantes questões sociais. Dois exemplos de alto impacto: nosso salário-mínimo de 15 dólares a hora e o Compromisso Climático. Em ambos os casos, demarcamos posições de liderança e depois pedimos a outros que nos acompanhassem. Em ambos os casos, está funcionando. Outras grandes empresas estão vindo em nossa direção. Espero que você também esteja orgulhoso disso.

Acho meu trabalho significativo e divertido. Eu trabalho com os companheiros de equipe mais inteligentes, talentosos e engenhosos. Nos tempos de fartura, vocês foram humildes. Quando tivemos momentos difíceis, vocês foram fortes e solidários, e fizemos um ao outro rir. É uma alegria trabalhar nessa equipe.

Por mais que eu ainda esteja no escritório, estou animado com essa transição. Milhões de clientes dependem de nós para nossos serviços e mais de 1 milhão de funcionários dependem de nós para seu sustento. Ser o CEO da Amazon é uma responsabilidade profunda e desgastante. Quando você tem uma responsabilidade como essa, é difícil colocar a atenção em qualquer outra coisa. Como presidente executivo, continuarei envolvido em iniciativas importantes da Amazon, mas também terei o tempo e a energia de que preciso para me concentrar no Fundo Day 1, no Fundo Bezos Earth, na empresa Blue Origin, no Washington Post e em minhas outras paixões. Nunca tive mais energia e não se trata de me aposentar. Estou muito entusiasmado com o impacto que acho que essas organizações podem ter.

A Amazon não poderia estar melhor posicionada para o futuro. Estamos acelerando em todas as direções, assim como o mundo precisa de nós. Temos coisas em desenvolvimento que continuarão a surpreender. Atendemos indivíduos e empresas, e fomos pioneiros em dois setores completamente novos e em uma classe totalmente nova de dispositivos. Somos líderes em áreas tão variadas como aprendizado de máquina e logística, e se uma ideia da Amazon exigir mais uma nova habilidade institucional, somos suficientemente flexíveis e pacientes para aprendê-la.

Continue inventando e não se desespere quando a princípio a ideia parecer maluca. Lembre-se de vagar. Deixe a curiosidade ser sua bússola. Continua sendo o Dia 1.

Jeff”Quer desenvolver as habilidades essenciais para a Nova Economia e se destacar nesse mercado em constante de transformação?

Conheça os cursos da Conquer, a escola de negócios da Nova Economia.

Com metodologia focada na prática, conteúdo atual e professores que são referência no mercado, nossas formações, especializações e cursos vão acelerar a sua carreira.

Quer se desenvolver e voar profissionalmente? Clique aqui e conheça os nossos cursos.

O que você achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. 2

Tendências