Sem categoria

Negociação com clientes: 3 dicas para aumentar suas vendas

Você não consegue negociar (pelo menos não com consistência) enquanto não puder estabelecer uma conexão mútua com o seu cliente, entendendo as suas motivações. Se o cliente sentir que você […]
08 ago, 2019
Reading time 3 minutos de leitura

Você não consegue negociar (pelo menos não com consistência) enquanto não puder estabelecer uma conexão mútua com o seu cliente, entendendo as suas motivações.

Se o cliente sentir que você é o único que está levando vantagem com uma venda, a negociação acabou. Por isso, negocie COM o cliente, não CONTRA o cliente!

Esse mantra serve tanto para melhorar as suas estratégias de negociação com clientes, quanto as suas estratégias de marketing e publicidade.

Ainda não está muito claro como você pode fazer isso? Listamos 3 dicas para te ajudar a negociar melhor e aumentar as suas vendas. Lá vão:

1. Conheça o seu cliente – e crie conexões!

Em uma estratégia de marketing, o processo de conhecer o seu cliente geralmente resulta na criação de uma persona. Isso significa entender o seu cliente ideal em várias dimensões – indo muito além da definição sócio-demográfica do público-alvo. 

Dá pra compreender, por exemplo, os assuntos que são do seu interesse, como é a sua rotina, quais são os seus hobbies, sonhos e objetivos, quem são as pessoas que ele admira, etc.

Você pode estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver com vendas?”

A resposta é: TUDO! Em uma negociação – seja uma venda longa ou mais pontual -, quanto mais você puder se conectar com o seu cliente, melhor. 

Por isso, seja empático e crie rapport com o seu potencial cliente. Além disso, ouça com atenção tudo o que ele disser e faça perguntas para descobrir quais são as suas dores e os benefícios esperados.

Todos esses pontos de contato podem te ajudar a criar argumentos mais sólidos que vão fazer toda a diferença na hora da negociação com clientes.

E se ele realmente sentir que está recebendo um atendimento personalizado, aumentam as chances dele se tornar um cliente recorrente e até indicar a sua empresa para outras pessoas!

2. Compartilhem um mesmo objetivo

Em uma negociação, o vendedor entra com o objetivo de vender e o cliente, com o objetivo de comprar, certo? Não! Os dois precisam compartilhar um mesmo objetivo: solucionar um problema do cliente.

Por isso, ao invés de organizar o seu discurso ou roteiro de vendas em torno dos atributos do seu produto/serviço, fale sobre que problemas do cliente você pode resolver.

É claro que o seu produto é maravilhoso e você realmente acredita no que está vendendo. Mas se você não puder traduzir isso em um benefício para o cliente, porque ele deveria se importar?

Além disso, uma negociação também pressupõe um entendimento, um acordo entre as duas partes. O que significa que ela precisa ser vantajosa para todos os envolvidos.

Caso o cliente faça uma contraproposta (e se você tiver a liberdade), proponha acordos e conceda benefícios – como prazos de pagamento, opções de parcelamento, descontos ou brindes. 

(Mas atenção: tome cuidado para estar sempre no controle da negociação e para não acabar desvalorizando o seu produto ou serviço ao fazer muitas concessões.)

Quando o cliente percebe que os seus argumentos estão sendo considerados e que ele está recebendo alguma vantagem, ele também fica mais propenso a ceder em algum ponto da negociação até, finalmente, fechar a venda!

3. Encontre um gatilho para acertar na mosca

A negociação está difícil? O cliente ainda está em dúvida? Nesse ponto, você já deve ter várias informações e percepções sobre o que motiva o seu cliente. Agora, chegou a hora de encontrar o gatilho certo para fechar a venda.

No livro “Armas da persuasão”, Robert Cialdini fala sobre 6 técnicas de persuasão, ou 6 gatilhos mentais que o profissional de vendas pode utilizar a seu favor em uma negociação com clientes. São eles:

 

  • Reciprocidade
  • Compromisso e coerência
  • Aprovação social
  • Afeição
  • Autoridade
  • Escassez

 

Para entender cada um dos gatilhos a fundo, acesse este outro post do blog!Curtiu as dicas de negociação com clientes? Se você quer se tornar um profissional ainda mais influente e aumentar as suas vendas, dá uma olhada no Curso de Negociação e Vendas da Conquer. Tenho certeza que vai gostar!

É só clicar aqui para saber mais!

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0