Ninguém faz nada sozinho!

Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória. Sempre que falamos de um Líder estamos supondo que há um grupo […]
14 ago, 2017

Sempre que falamos de um Líder estamos supondo que há um grupo de pessoas que o segue ou pelo menos acredita que a sua orientação será de fundamental importância para a execução da tarefa.

Por outro lado, há um bocado de diferença entre pessoas trabalhando juntas num projeto e todas elas apenas trabalhando ao mesmo tempo.

Existem quatro fundamentos básicos para o trabalho de uma equipe:

Objetivos Claros

É necessário que o líder esclareça qual o objetivo a ser cumprido. Parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas não sabem exatamente o que vão fazer, pois não conhecem o contexto ou não percebem a grande figura. Se for uma equipe nova é mais crucial ainda que o objetivo esteja claro.

A pergunta é: O que queremos fazer?

Competências críticas

Um dos diferenciais para se trabalhar em equipe é usar a diversidade de ideias e conhecimento como um fator competitivo. Quando o líder investe um tempo em conhecer as pessoas e identificar os pontos fortes de cada um, ele pode encontrar as soluções para o desafio dentro da equipe ou buscar pessoas de fora da equipe que podem colaborar para a resolução do desafio.

A pergunta é: Do que precisamos saber para nos sair bem?

Função dos integrantes

Existe um ditado popular que diz que “cachorro que tem muito dono morre de fome ou morre gordo.” Aqui é importante que o líder deixe claro a cada um qual é a sua tarefa ou quais atividades que cada um será responsável.

Sem dúvida que quanto maior for a experiência ou conhecimento dos integrantes nas suas respectivas tarefas melhor será a contribuição individual.

A pergunta é: Quem é o responsável pelo quê?

Comunicação

De todos os fundamentos de uma equipe é a comunicação que pode ajudar de forma significativa ou dificultar de forma implacável.

Na maioria das vezes é o líder o maior causador da dificuldade, pois a sua forma de expressar leva em conta o seu ponto de vista e a sua própria experiência; e não a perspectiva ou a bagagem da equipe.

A pergunta é: Como informaremos uns aos outros aquilo que precisamos saber?

Dica Prática

Faça regularmente uma refeição com todos fora da empresa. Esses encontros, por menores que sejam, ajudam a fortalecer o relacionamento com os colaboradores e geram mais confiança. E a base de uma equipe forte é e sempre será a confiança.

Se você deseja se tornar um Líder de alto impacto e deixar uma marca positiva na vida das pessoas, conheça o Conquer Leadership Experience, um programa inovador de 8 semanas no qual você irá desenvolver as habilidades essenciais para uma liderança efetiva no século XXI. Clique aqui.

Texto escrito por Paulo Vieira de Campos, professor de Liderança na Escola Conquer.
.
Sobre a Escola Conquer: Desenvolvida no Vale do Silício, a Conquer ensina habilidades que as instituições tradicionais não ensinam, mas que são fundamentais para todos que querem performar em alto nível e chegar mais longe. www.EscolaConquer.com.br