Quando você realiza tarefas comuns no dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho ou arrumar a cama, sente que está focado somente naquilo? 100% ali naquele momento presente?

Ou você sente que está fazendo as coisas em “piloto automático” e fica pensando no que tem que fazer, com a mente divagando?

Não sei qual foi a sua resposta, mas o fato é que a maior parte das pessoas se identifica mais com o segundo caso, porque a nossa mente é cheia de distrações.

Um exemplo clássico é quando você vai caminhando até o trabalho, pensando em tudo que precisa fazer, no que vai acontecer durante o dia, durante a semana e de repente já chegou. Aquela caminhada de 20 minutos parece que durou só 5.

Outro exemplo é quando você está focado trabalhando ou estudando e de repente começa a prestar atenção no mosquito que entra na sala, lembra das contas que precisa pagar, da consulta médica que esqueceu de marcar, confere as notificações do celular…

Se você passa por situações semelhantes, saiba que você não é “diferentão”. Essas situações acontecem por distração e por falta de consciência do momento presente.

Devido ao dia a dia corrido e com muitas tarefas a serem feitas, a maioria das pessoas vive assim, colhe os prejuízos e segue a vida, sem nem se dar conta (ou até se dá, mas não sabem como mudar esse padrão).

Estamos constantemente preocupados com o futuro, lembrando do passado, divagando ou pensando em mil coisas e assim não estamos plenamente conscientes das coisas que estamos fazendo e do momento presente.

A falta de consciência pode fazer com que você perca momentos importantes na sua vida, te levar a um estado de estresse e ansiedade e comprometer consideravelmente a sua produtividade. No momento em que estamos vivendo, esses fatores são ainda mais intensificados.

Então, é sobre isso que vamos falar nesse artigo. Nele você vai descobrir o que é e como usar o mindfulness para sair desse estado e viver uma vida mais consciente.

Mas o que é exatamente Mindfulness?

Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável, sendo sua aliada.

O objetivo do mindfulness é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações.

Entre os adeptos do Mindfulness estão Gisele Bündchen, Oprah Winfrey, Richard Branson (mega empresário e fundador do grupo Virgin), Jack Dorsey (cofundador do Twitter), Warren Buffet (investidor e filantropo americano - um dos homens mais ricos do mundo) e grandes empresários de sucesso.

“Você tem apenas uma mente e um corpo. E isso tem que durar a vida inteira. Agora é muito fácil deixá-lo viajar por muitos anos. Mas, se você não cuidar do corpo e da mente, eles vão naufragar 40 anos depois.” Warren Buffet

O que acontece é que nosso cérebro está sempre em busca de prazer e conforto. Isso quer dizer que quanto menos decisões conscientes você tiver que tomar, menos energia mental você vai gastar e, consequentemente, mais conforto pro seu cérebro.

O mindfulness vai te ajudar a perceber que entrou no “modo zumbi” e tentar sair dele. No início vai ser desconfortável, mas depois é transformador.

Olha só esse vídeo do Daniel Goleman explicando o que é mindfulness:  

Como o Mindfulness pode te ajudar?

1. Empatia e paciência

Vamos pegar como exemplo uma pessoa que fez uma compra online e que a entrega está atrasada há uma semana. As reações mais comuns seriam essa pessoa entrar em estado de estresse porque começa a pensar que foi enganada, sentir frustração porque o produto não chegou no dia esperado, sentir raiva, etc.

Porém, essas reações só pioram algo que já está ruim. Aí que o mindfulness pode te ajudar. Você pode pensar: "Bom, a compra está atrasada, já enviei um e-mail para a empresa e não há nada mais que eu possa fazer. Qual será a causa? Pode ser um problema de transporte que não é nem feito pela empresa. Poderia ser até um problema no fornecimento da matéria-prima, que afetou vários negócios durante a quarentena. É justa minha atitude de agressividade?".

Ou seja, o mindfulness também treina a sua empatia e sua paciência.

Quando você toma consciência e foca no momento presente percebe coisas que até então passariam despercebidas, identifica sensações e emoções em você.

Então tudo pode ser reconfigurado. Com essa consciência você pode compreender que existe uma realidade que está fora do seu controle.

Quando você está consciente e atento ao momento presente, você pode canalizar sua energia em sentir empatia, ao invés de gastá-la inutilmente com estresse e focado no futuro com coisas que ainda faltam ser feitas.

2. Autocontrole de suas emoções

O mindfulness também, como já foi dito, te ajuda a perceber suas próprias emoções. Identificar seu estado emocional, suas motivações e suas intenções é essencial para ter uma vida equilibrada.

Saber como você se sente, o porquê de se sentir assim e seus impulsos pode evitar que você tome decisões erradas. Assim, quanto mais consciência você vai ganhando, mais desenvolve seu autocontrole.

É muito importante perceber como se sente e o porquê de sentir assim. E esse processo só é possível quando você está plenamente atento ao momento presente e a si mesmo. Com o treino, essa consciência vai aumentando cada vez mais.

Mindfulness e produtividade

Esse estado afeta significativamente a sua performance em atividades diárias, porque uma vez que você não está ali no momento presente, você acaba produzindo bem menos.

Como alguém pode ter uma boa performance se está com a mente no passado, no futuro, pensando em coisas que devem ser feitas e divagando?

Um estudo da Universidade de Harvard chegou à conclusão que durante 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída, vagando por aí.

Isso mostra que perdemos metade da nossa vida sem realmente viver no momento presente, e consequentemente sem atingir os resultados que poderíamos.

Existe também o estado de flow, que significa fluir. É um estado mental em que o indivíduo sente-se realizado e completamente envolvido na atividade que ele está realizando. Seja trabalhar em um projeto ou fazer uma apresentação para centenas de pessoas.

Não é fácil entrar nesse estado, principalmente com tanta coisa acontecendo no mundo ao mesmo tempo (e não se cobre por isso, seja gentil consigo mesmo). Nós estamos sempre tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo e é fácil acabar se distraindo nesse meio tempo. Mas com um treino diário de foco, é possível chegar lá.

Uma vez nesse estado, você chega ao ponto de deixar qualquer outra pendência e pensamento em segundo plano. Assim, você executa no seu máximo e os resultados do desempenho são muito acima do esperado!

Mindfulness para elevar seu foco

As técnicas de mindfulness permitem que você eleve seu foco e sua concentração, conseguindo atingir todos os benefícios já falados.

Os exercícios de mindfulness são basicamente exercícios de concentração e foco que qualquer pessoa pode aprender. Inclusive já são utilizados por diversas empresas e também como técnicas terapêuticas.

1. Meditação

Os benefícios da meditação são fantásticos.

Você pode começar com 5 minutos diários e, a medida que for evoluindo, vai conseguir fazer no próprio trabalho ou andando pela rua, por exemplo.

Com a meditação, você consegue se preparar melhor para uma reunião, para o dia que está começando, etc. Existem aplicativos que te ajudam na meditação guiada, como o Headspace, o Vivo Meditação e o Insight Timer.

Neste vídeo, você consegue aprender uma meditação guiada de Mindfulness, rápida e prática.

2. Eliminar distrações

O mindfulness e o hábito da atenção plena podem ser utilizados para todos os momentos da sua vida e, à medida que você vai pegando o jeito, você vai percebendo coisas que antes não percebia, como as coisas que tiram o seu foco.

À medida que vai criando consciência, você é capaz de perceber o que te distrai e o que tira seu foco e sua atenção plena. Você pode colocar o celular em modo avião, por exemplo, ou então estabelecer um horário específico para olhar e-mails.

Existem aplicativos que te ajudam a se organizar melhor também e te ajudam a manter foco, como o Todoist. Escrevemos um artigo sobre ele aqui.

Quando você elimina suas distrações, sente mais facilidade para focar no momento presente somente. Foque em uma coisa de cada vez, dedique sua atenção total ao que está fazendo no presente.

3. Técnicas de respiração

As técnicas de respiração podem ser usadas para momentos de ansiedade, estresse e perda de foco. Elas te ajudam ficar calmo e centrado. Com treino, você consegue fazer em qualquer lugar e já no modo automático quando estiver diante de alguma situação de estresse.

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Essa técnica de controle de ansiedade é bem útil. Tente ir para um lugar tranquilo, foque nesse exercício e sempre que sentir que está perdendo o foco na respiração, recomece. Respire fundo até perceber que seus batimentos cardíacos estão mais calmos.

4. Sinta verdadeiramente você mesmo

Quando estiver fazendo algo, tente focar ao máximo somente naquilo. E, se sua mente divagar (o que é normal), traga ela de volta.

Por exemplo, ao fazer uma refeição, se concentre somente naquilo: sinta o gosto da comida, saboreie, se perceba mastigando, sinta seu corpo. Ao pensar em algo, sinta suas emoções, sinta o porquê de estar daquele jeito, o porquê de sentir aquilo.

Permita-se sentir suas emoções. Você não precisa lutar contra elas, e sim entender por que você se sente assim. Com o tempo e a prática, tudo vai ficando bem mais claro.

Não há nada de errado e é normal se distrair, o problema é quando você deixa esse estado interferir na sua vida e isso começa a te causar prejuízos. O importante é notar que isso está ocorrendo e voltar o seu foco ao que realmente é importante no presente.

Existem livros interessantes sobre o assunto que valem a pena serem lidos:

Atenção Plena: Mindfulness de Mark Williams e Danny Penman 

O Poder do Agora, um guia para iluminação espiritual de Eckhart Tolle

Com o mindfulness, você pode diminuir dores crônicas, pressão arterial e manter o cérebro jovem. A ciência inclusive está pesquisando sua eficácia na prevenção do Alzheimer. Que tal começar a fazer para ver os ganhos?

Por fim, esse vídeo incrível do TED sobre o Mindfulness

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