Se você está no processo de escolha de uma pós-graduação, sabe muito bem que pode parecer um labirinto. Para encontrar a saída, você pesquisa daqui, pergunta de lá, até chegar a uma conclusão (ou não) de qual é a melhor pós-graduação.

Mas isso não é motivo para desanimar. E eu vou te contar por quê.

Porque realmente vale a pena investir um tempo nessa pesquisa e ir em frente com seu projeto de fazer pós-graduação. Olha só esses dados:

  • Profissionais com pós-graduação têm remuneração 150% a 255% superior em relação a colegas sem formação do tipo, de acordo com Instituto Semesp. 
  • Além disso, apenas 31% dos líderes e gestores acreditam que os profissionais saem bem preparados da faculdade para o mercado, segundo a Educa Insights.

Mas, viu, se eu puder te dar apenas uma dica, eu diria para não colocar o seu foco apenas em fazer uma pós-graduação. Mas sim em fazer uma pós que de fato vai te trazer habilidades e ferramentas que você poderá incorporar no seu trabalho. 

Bora escolher a melhor pós-graduação para você? Então, leia o artigo e entenda no que prestar atenção na hora da pesquisa.

pós graduação da conquer

Passo 1: Escolha o que estudar

Se escolher uma pós é um labirinto, pelo menos ele tem várias saídas. Isso porque há vários caminhos a seguir na hora de decidir seu curso de pós-graduação. 

No entanto, ter autoconhecimento para entender quais são seus objetivos ao buscar uma pós é um caminho coerente para tomar sua decisão. Portanto, antes de se decidir, faça uma reflexão profunda sobre o seu momento na carreira e onde você se vê nos próximos anos

Desenhar um plano de desenvolvimento profissional vai te ajudar a enxergar isso com mais clareza. Dessa maneira, seu objetivo principal pode ser dividido em metas menores, atingíveis com uma pós e cursos livres.

melhor pós-graduação

Para fazer esse planejamento de carreira e escolher a melhor pós-graduação, você pode se perguntar, por exemplo:

  • Em que habilidades eu tenho interesse?
  • Eu estou precisando me atualizar? Em que assuntos?
  • Quais habilidades eu deveria desenvolver para aplicar no meu trabalho atual? Como?
  • Tenho vontade de mudar de carreira? Para que área? 
  • Que habilidades são mais valorizadas no mercado? Gostaria de ingressar em áreas que estão em alta?

Guarde todas essas informações pois, com isso em mente, você olhará com atenção às grades dos cursos para conferir se elas batem com as suas expectativas.

Por onde começar? O que aprender primeiro?

Agora sua cabeça pode estar borbulhando de ideias. E você pode estar na dúvida sobre o que estudar primeiro. Então, respira fundo, porque vamos colocar os pensamentos em ordem.

Há várias formas de priorizar, a começar pensando no que você gostaria de aprender primeiro, simples assim. Mas por que não considerar a prioridade de cada uma dessas habilidades e conhecimentos na sua vida?

Para esse e outros perrengues, existe a Matriz de Eisenhower. A ferramenta é composta por dois eixos, um de importância e outro de urgência. Ao todo, eles formam quatro quadrantes enumerados conforme a prioridade.

matriz de priorização

Uma forma de usar a ferramenta para se orientar é assim:

  • Q1: habilidades com as quais você não tem familiaridade e que podem transformar a sua rotina de trabalho imediatamente. 
  • Q2: habilidades que você já conhece um pouco, mas que podem ter grande impacto na sua carreira.
  • Q3: habilidades que você não têm ainda, mas com menor aplicabilidade imediata na rotina atual, desconsiderando o médio e longo prazo.
  • Q4: habilidades que você têm familiaridade, mas que são pouco aplicáveis ao trabalho atual, desconsiderando o médio e longo prazo.

Ah, lembrando que essa é apenas uma sugestão para você começar a se organizar e, assim, decidir qual é a melhor pós-graduação para você! 

Ou seja, não significa que você deve ignorar os quadrantes 3 e 4. Também não quer dizer que você não possa aprender mais de uma habilidade simultaneamente.

Além disso, pode ser que você esteja pensando em fazer uma transição de carreira. Então, pode ser o caso de optar, primeiro, em desenvolver uma habilidade completamente nova e não aplicável no momento, mas importante no longo prazo.

Passo 2: Escolha o tipo de pós-graduação

As pós-graduações são divididas entre dois tipos: Stricto Sensu e Lato Sensu. A primeira te prepara para uma carreira acadêmica, por meio do mestrado, doutorado e pós-doutorado. Já a segunda tem foco no mercado de trabalho.

melhor pós-graduação

Entre as opções de pós Lato Sensu, você vai encontrar pós-graduações com diversos objetivos. Entre eles, aprofundar o conhecimento, te especializando em um assunto, ou ensinar habilidades complementares à sua graduação.

Neste sentido, se você busca uma pós Lato Sensu, com o objetivo de alavancar sua carreira para o mercado de trabalho, dê ênfase total nisso. 

Ou seja, verifique se os professores são profissionais que atuam em empresas relevantes, se o conteúdo é alinhado com as demandas do mercado atual, se o curso oferece ferramentas que você pode aplicar no dia a dia. E por aí vai!

Passo 3: Pesquise, pesquise e pesquise mais um pouco

Agora que você está entendendo melhor o seu momento e os seus objetivos, é hora de pesquisar com mais detalhes as suas áreas de interesse. A ideia é checar se elas combinam com o que você imagina para a sua carreira.

Além de consultar blogs, portais de notícias e vídeos, você pode conversar com pessoas da área para entender como ela funciona e quais são as perspectivas. 

Por último, liste os cursos que correspondem a esses interesses e onde eles são oferecidos. Anotar tudo vai ajudar você a desenhar um quadro comparativo com as vantagens e desvantagens de cada curso ou instituição.

Passo 4: Escolha instituição com a melhor pós-graduação

Agora que você decidiu para que direção seguir, é hora de escolher a instituição que vai te ajudar a chegar a esse destino. Neste sentido, algumas informações são fundamentais na hora de decidir qual é a melhor pós-graduação. Veja no que prestar atenção:

Reconhecimento no MEC

Primeiramente, procure referências que apontem para a qualidade da instituição. Um item muito importante para esse checklist é verificar se o certificado é reconhecido pelo MEC, por exemplo.

Currículo dos professores

Quem vai compartilhar as experiências do mercado de trabalho e os segredos de área que você escolheu são os professores, certo? 

Então, uma sugestão é investigar os currículos de cada um deles e perceber se eles têm experiência de mercado ou onde eles trabalham

Isso vai te dar uma ideia dos conhecimentos práticos que eles têm e que serão compartilhados com você. Além disso, eles são pessoas de referência na hora de fazer networking e, quem sabe, conquistar uma vaga.

Grade curricular

Nem toda pós-graduação em Gestão de Projetos ou de Liderança, por exemplo, é igual. Então, como falamos no início, olhar a grade curricular é fundamental para checar se ela vai ao encontro do que você gostaria de aprender

Além disso, por meio de pesquisas, verifique se o conteúdo está atualizado com as tendências do mercado

Se você está buscando a melhor pós-graduação, fique atento a esses dois pontos também:

  • O profissional do futuro precisa dominar habilidades comportamentais e ter visão estratégica de negócios. Isso porque as competências técnicas já deixaram de ser um diferencial no seu currículo. Então, procure entender como a pós vai te ajudar a ser um profissional ainda mais completo, fazendo o seu investimento valer a pena.
  • Suas necessidades de conhecimento são diferentes das necessidades do seu colega. Então por que você teria uma grade curricular igualzinha a ela?  Por isso, uma sugestão é procurar grades flexíveis, que permitam a personalização da sua pós-graduação, otimizando e potencializando o seu aprendizado.

Metodologia

Essa parte pode parecer mais técnica, mas é importante, porque está diretamente ligada a sua satisfação durante o curso. E, por consequência, a sua vontade de aprender e motivação. Por isso, uma sugestão é investigar o seguinte:

  • Como o conteúdo é ensinado? 
  • Para pós-graduações online, como são os vídeos?
  • Será que as aulas são monótonas? Parecem palestras?
  • O conteúdo é demasiadamente teórico, sem exemplos práticos, atividades ou ferramentas? 

Ao investigar isso, você também garante que o seu tempo não será em vão. Isto é, que você conseguirá aplicar os conhecimentos no mercado de trabalho depois.

Infraestrutura

Considere a infraestrutura, mesmo se a pós-graduação for online. Neste caso, especificamente, algumas informações são importantes, por exemplo: 

  • A plataforma funciona bem? 
  • O atendimento é eficiente e rápido se tiver algum problema ou dúvida?
  • Há espaço para interagir com professores e alunos?

Você pode conferir isso olhando as redes sociais ou conversando com ex-alunos da mesma instituição.

Horários e duração

A melhor pós-graduação, além de todos os atributos acima, é aquela que cabe na sua rotina. Afinal, se você se sentir sobrecarregado ou perder aulas pode acabar desmotivado. 

Para isso, fique atento à duração total do curso e quanto tempo ele ocupa semanalmente.

Por isso, voltamos a falar da flexibilidade. Essa pós-graduação permite agendar as aulas ao vivo? Tem aulas gravadas também? Você pode decidir em quanto tempo quer concluir a pós ou isso é um padrão determinado para todos?

Custo-benefício

Esse não poderia faltar na lista! Afinal, o valor precisa estar de acordo com o seu bolso. E, como é um investimento importante para a sua carreira, busque equilibrar o custo-benefício, ou seja, valor versus a qualidade e os benefícios da pós-graduação.

Nesse sentido, uma dica importante é se planejar financeiramente para poder ter liberdade na hora de escolher a melhor pós-graduação para você.

Pronto para escolher sua pós-graduação? 

Então, dê o próximo passo da sua carreira com a pós-graduação NADA tradicional da Conquer

Personalizada, flexível e mão na massa, a pós-graduação da Conquer  é diferente de tudo o que você já viu. Dê adeus a aulas expositivas e metodologias focadas muito na teoria e pouco na prática.

Na nossa pós, co-criada com mais de 500 executivos de mercado que sabem exatamente o que as empresas buscam, você aprende com grandes profissionais, escolhe parte das disciplinas e ainda se forma a partir de 6 meses com certificado internacional. Tudo isso do jeito Conquer de ensinar e aprender.

Conheça os cursos e faça sua inscrição na pós-graduação Conquer.

pós graduação da conquer