Em quase 4 anos de Conquer e entre os diversos times da empresa, o mais recente é o de Tech. Mas, neste artigo, vou contar um pouco sobre como esse time “caçula” construiu uma trajetória sólida e já coleciona conquistas das quais temos muito orgulho.

Em um momento de tantas mudanças como o que estamos vivendo, participamos ativamente de projetos como a migração dos cursos presenciais para online e a criação de uma plataforma própria. E é nesse ambiente de desafios, muita colaboração de profissionais de alto nível e inovação que tenho muito orgulho de ser CTO da Conquer.

Depois de trabalhar em multinacionais, projetos fora do Brasil e ter experiência como empreendedor, digo que a Conquer é o melhor lugar em que já trabalhei

Aqui encontrei o equilíbrio ideal para mim: temos muito espaço para “empreender” internamente, colocando a inovação em prática e gerando impacto positivo; e também contamos com um time estruturado vivendo uma cultura incrível. 

Quer conhecer um pouco mais sobre  o time de Tech da Conquer, quais são os nossos principais projetos e como é nosso dia a dia? Então confira!

Metodologia ágil mais do que na prática

Em março, a Conquer passou todos os cursos para o formato online em 72 horas e não é exagero dizer que nos tornamos um case de inovação, com a aplicação de metodologias ágeis e criação de times multidisciplinares com esse objetivo. Foi incrível ver não apenas a área de Tech mas boa parte da Conquer ser reorganizada em squads com foco em fazer isso acontecer. 

Há bastante tempo trabalho com metodologia ágil e não consigo pensar em um exemplo de aplicação melhor que esse que vivemos aqui na Conquer. Também digo que a colaboração que existe aqui é, realmente, única: as pessoas legitimamente se importam umas com as outras e se ajudam em tudo o que for necessário. 

E vivenciamos isso no dia a dia da empresa. O momento é de muitas incertezas e certa pressão, mas em nenhum momento senti que ela foi negativa durante o processo de migração do presencial para o online. Era a pressão que existe em qualquer período de grande transformação. 

Soluções para a melhor experiência dos nossos alunos

Com os novos cursos online, tínhamos o desafio de encontrar uma plataforma que oferecesse a melhor experiência para centenas de milhares de alunos Conquer. Estudamos e trabalhamos com diversas plataformas de mercado e mesmo as reconhecidas como as melhores do Brasil ainda deixavam a desejar. 

Então, decidimos desenvolver nossa própria plataforma considerando o nosso foco em realmente transformar a educação do Brasil. 

Para isso, criamos sprints extremamente curtos e focados e, em pouco tempo, conseguimos colocar a plataforma em beta para o nosso time utilizar e testar. O maior desafio foi prepará-la para o volume de acessos que estávamos esperando. Criamos testes completos com o Jmeter - ferramenta de teste de performance - para suportar 40 mil alunos simultâneos e começamos a preparar nossa infraestrutura para escalar horizontalmente. 

Já tínhamos desenhado a aplicação em microsserviços e então configuramos em docker e kubernetes,  deixando o processo de deploy automatizado para dar agilidade no dia a dia pois tínhamos alguns deploys diários e estávamos rodando em produção.

Logo em seguida, fizemos ciclos rápidos de testes e melhorias de desempenho para conseguir alcançar a capacidade que esperávamos. O lançamento da plataforma em junho foi um sucesso e estamos continuamente melhorando desde então. 

Foram cerca de dois meses da primeira linha de código até o lançamento da plataforma e nossos indicadores de engajamento online são superiores aos que vimos em outras plataformas de mercado. Esse foi, com certeza, um dos projetos dos quais mais me orgulho de ter participado

Próximos passos 

Temos algumas iniciativas bastante ambiciosas para a jornada do aluno com foco em gerar uma experiência cada vez mais incrível nos cursos ao vivo e presenciais e nos online. 

Para este ano, por exemplo, estamos desenvolvimento um projeto específico que vai utilizar machine learning para garantir um aprendizado online totalmente personalizado. Estamos muito animados com o futuro e com os projetos em andamento e, não por acaso, o nosso time está crescendo.

O time de Tech da Conquer

Embora a área de Tech seja a mais nova na Conquer, ela já tem processos e estrutura bem estabelecidos e está crescendo muito rápido. Com isso, o nosso maior desafio é justamente manter a qualidade no decorrer desse crescimento, identificando constantemente os processos que podem ser melhorados. 

A maneira como nos organizamos diz muito sobre nossa rotina de trabalho. Hoje temos algumas squads compostas por desenvolvedores, analistas de business intelligence, analistas de negócio ou representantes de outras áreas da Conquer, e até mesmo pessoas de fora prestando uma consultoria sobre temas específicos. 

O dia a dia é focado no objetivo de cada squad, que pode ser desde a melhora dos processos do time Comercial através de um sistema interno até uma plataforma de ensino nova. Com a expertise de cada um, trabalhamos de forma colaborativa com focos específicos, fazendo entregas cada vez mais robustas e que impactam nossos times, alunos e professores. 

Gostou de saber mais sobre o time de Tech da Conquer e os projetos que estão rolando aqui? Quer fazer parte também?

Então confira as nossas vagas abertas clicando aqui e participe dos processos seletivos.