Home office: 6 dicas para se manter produtivo trabalhando remotamente

Talvez você trabalhe em uma empresa que atue 100% em home office. Ou talvez você esteja trabalhando remotamente por algum motivo específico. Seja qual for a sua relação com esse […]
20 mar, 2020

Seja qual for a sua relação com esse regime de trabalho, é sempre bom estar preparado para se adaptar a uma realidade diferente quando necessário. Afinal, adaptabilidade é uma habilidade essencial para todo profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho.

Mas, antes de qualquer coisa, você sabe o que é home office ou como se manter produtivo neste modelo de trabalho?

Muitos profissionais já trabalharam em casa, alguns fazem isso frequentemente, outros somente em dias específicos. E as opiniões divergem: há quem diga que não existe nada melhor do que a flexibilidade do trabalho remoto, já outros afirmam que possuir um escritório para trabalhar presencialmente é essencial para manter uma rotina produtiva.

Para te ajudar a entender o que funciona para você, conheça melhor essa modalidade de trabalho que já está presente em empresas de todo o mundo.

O que é home office?

Apesar da tradução literal, trabalhar em home office não quer dizer, necessariamente, trabalhar de casa. O conceito é aplicado por pessoas que trabalham em locais alternativos ao escritório tradicional, como um café ou um coworking.

Essa modalidade é bastante comum entre profissionais freelancers, autônomos e empreendedores que estão começando suas empresas, por exemplo. No entanto, algumas grandes organizações também oferecem essa opção aos seus colaboradores.

Inclusive, para aqueles que sabem como aproveitar bem o home office, existem diversas vantagens neste modelo de trabalho. E, da mesma forma, também existem algumas possíveis desvantagens para se estar atento.

Vantagens do home office

• Aumento na produtividade (Indeed)
  • Evita o tempo de deslocamento e o estresse causado pelo trânsito e meios de locomoção lotados
  • Maior equilíbrio entre família e trabalho (Owl Labs)
  • Diminuição nos custos operacionais (Indeed
  • Redução na taxa de ausência (Indeed

Desvantagens do home office

• Maiores dificuldades na comunicação entre colaboradores do time
  • Redução de networking
  • Tendência ao aumento da carga horária
  • Aumento da distração com assuntos não relacionados a trabalho
  • Distanciamento entre líderes e colaboradores, prejudicando feedbacks e, consequentemente, o desenvolvimento profissional

Home office em números

Existem inúmeras empresas e profissionais que aderem ao home office no Brasil e no mundo. Alguns possuem a opção de atuar 100% em home office enquanto outros trabalham de forma híbrida, alternando entre trabalhar remotamente ou de forma presencial.

Para conhecer alguns dados sobre home office, dá uma olhada nesse infográfico:

1) A regra é clara: home office é trabalho e não férias

2) Separe um espaço específico para ser seu ambiente de trabalho