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Gestão de tempo: Como administrar suas tarefas para ser mais produtivo.

Elon Musk é um empreendedor, filantropo e visionário. Ele tem 47 anos é o fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO […]
06 nov, 2018
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Elon Musk é um empreendedor, filantropo e visionário. Ele tem 47 anos é o fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity.

Um currículo de respeito, né?

Agora deixa eu te fazer uma pergunta: O que você e o Elon Musk tem em comum?

Resposta: Tanto você quanto ele tem as mesmas 24 horas por dia!

Sim, ele tem várias atividades, trabalha em diversos projetos, empresas e tem as mesmas 24 horas que você.

Na verdade, você tem as mesmas 24h de qualquer pessoa do mundo!

Mas você já se perguntou como algumas pessoas são super produtivas e parecem ter tempo de sobra para fazer tudo o que precisam e enquanto outras estão sempre correndo, atrasando prazos e parecem nunca terminar tudo o que deveriam?

A resposta é simples: gestão de tempo.

As pessoas mais produtivas usam seu tempo de maneira mais eficiente e consciente, direcionando suas horas para as tarefas corretas e mais importantes.

Mas, afinal, o que é essa gestão de tempo?

É a gestão de tarefas que tornam os esforços de cada pessoa cada vez mais eficazes, com a ideia central de fazer o melhor trabalho em menos tempo.

Qual a importância da gestão do tempo eficaz?

Peter Drucker, o pensador conhecido como o pai da administração moderna, disse que “O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado.”

Ou seja, a gestão do seu tempo é o primeiro passo para conseguir realizar tudo que você se propõe a fazer para alcançar seus objetivos, diminuindo sua carga de stress e ansiedade.

Quando você usa o tempo a seu favor, fica muito mais fácil performar no seu máximo!

Listamos nesse artigo 5 dicas para te ajudar a gerenciar o seu tempo da melhor maneira possível:

1.Planeje-se

Gestão do tempo e planejamento andam lado a lado, sem um o outro não funciona!

Planeje seu dia com antecedência. Faça uma lista de tarefas anotando as atividades importantes e urgentes e tudo que precisa ser feito.

Existem aplicativos que podem te ajudar nisso, um que a gente usa e gosta muito é o Todoist, inclusive já escrevemos um artigo mostrando como usá-lo que você pode ler aqui!

Você pode se planejar melhor da seguinte forma: o trabalho de alta prioridade deve estar no topo, seguido daqueles que não precisam de muita importância no momento. Assim você consegue se organizar melhor e resolver primeiro o que é mais urgente.

Além disso, você pode delegar atividades para outras pessoas quando não cabe a você fazê-las (ou não tempo para executá-las). Desse jeito você poupa  tempo e energia.

A medida que você aprende a organizar seu dia da maneira correta e focando nas coisas certas, tudo flui.

2. Tenha consciência do que é importante e do que não é

Ás vezes temos a falsa ilusão de que estamos sendo produtivos e realizando grandes coisas pelo fato de estarmos muito ocupados fazendo várias.

Essa é uma das maiores ciladas. Estar fazendo várias coisas não significa que você está sendo produtivo, uma vez que podem ser várias coisas sem importância ou não tão urgentes.

Saber gerenciar seu tempo pra fazer as coisas mais importantes e mais urgentes primeiro é essencial.

Pergunte a si mesmo: qual atividade é mais importante e quanto tempo deve ser utilizado para ela?

Também tem a regra dos 2 minutos: se você tem alguma atividade para fazer que dura no máximo 2 minutos, faça imediatamente. Assim você vai eliminando as tarefas que podem ser feitas já e não tem perigo de esquecê-las.

3. Defina metas, objetivos e prazos

Não tem como ser produtivo sem traçar metas e objetivos do que você quer e precisa fazer.

Por isso, defina metas e objetivos para si mesmo e tenha o comprometimento de que sejam realistas e possíveis de realizar.

Do mesmo jeito, defina prazos  e se esforce para concluir as tarefas dentro dos prazos. Tenha foco e “perca um tempo”analisando quanto tempo precisa ser dedicado cada tarefa específica. 

4. Saiba o que te faz perder tempo

Podem ser aqueles 5 minutinhos conferindo as redes sociais que se transformam em 30, aquela descansada pós almoço que demora mais do que o imaginado ou qualquer outra coisa que você perceba que tome seu tempo ou te faça procrastinar.

É muito importante ter essa consciência e usar isso como seu aliado. Aos poucos você começa a não se permitir cair nas famosas ciladas que te fazem perder o foco e perder seu tempo.

Quer quais hábitos podem estar matando sua produtividade? Conheça nesse artigo 6 hábitos que têm o potencial para te deixar menos produtivo!

5. Gaste o tempo certo na atividade certa 

Essa talvez seja a mais importante: muitas pessoas acham que estão sendo super produtivas por estarem fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, a tarefa  realizada na hora errada não é de muita utilidade e pode mais atrapalhar do que ajudar.
Foque no mais importante e faça uma coisa de cada vez. Fazer várias coisas ao mesmo tempo vai te dar a falsa sensação de estar produzindo muito, quando na verdade você não está concluindo o que realmente deveria.
Então, se várias conseguem resultados de produtividade incríveis utilizando corretamente o seu tempo, você também consegue. O tempo não passa mais rápido ou mais devagar pra ninguém.

A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntos, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas!

Gerenciar o tempo não se trata de programar cada detalhe, mas sim adquirir controle sobre o seu tempo disponível.

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