10 expressões em inglês para usar na sua próxima negociação

It’s a deal! É isso que queremos ouvir ao fim de uma negociação em inglês. Afinal, o momento mais esperado em todas as negociações é quando todas as partes chegam […]
05 fev, 2021
Reading time 6 minutos de leitura

It’s a deal! É isso que queremos ouvir ao fim de uma negociação em inglês.

Afinal, o momento mais esperado em todas as negociações é quando todas as partes chegam a um acordo que seja positivo para os envolvidos. E, se alguma vez você já negociou em inglês, sabe que ouvir um “it’s a deal” indica que a negociação foi concluída.

Então, se você é Team Negotiator, entende que uma boa negociação não tem idioma: seja em português, inglês ou qualquer outra língua, ela tem diversas características obrigatórias.

Mas isso não significa que o Google Tradutor vai ser o responsável pela sua próxima negociação em inglês, má friend.

You’ve got a deal é apenas um exemplo de tantas outras expressões que são utilizadas em uma negociação em inglês. Para além de expressar conceitos importantes para a negociação, elas também transmitem mais segurança e demonstram que você realmente sabe o que está fazendo.

Se você quer dar um upgrade nas suas negociações em inglês, então confira a lista que preparamos neste artigo. Vem com a gente!

Por que fazer uma negociação em inglês?

Sabemos que não são todas as empresas que exigem o inglês no dia a dia. Mas, se o idioma faz parte do seu cotidiano, não dá para contar apenas com o embromation na hora de uma negociação.

Ah, e aqui vale lembrar que negociação não é uma habilidade exclusiva para quem trabalha com vendas ou na área de negócios. Na verdade, a negociação está presente em todas as profissões e você negocia mesmo sem perceber. Seja na apresentação de um projeto ao vender sua ideia, negociando os prazos de uma entrega ou até mesmo quando precisa convencer um amigo ou familiar de algo.

E é por isso que a habilidade de negociação tem um papel fundamental para você ser um profissional de destaque. Agora imagine aliar isso a oportunidades que pagam mais: parece uma boa alternativa, não é mesmo?

Uma pesquisa da Catho, plataforma que reúne oportunidades de emprego, mostrou que profissionais que falam inglês ganham até 70% mais que seus colegas não fluentes no idioma.

Se você quer conhecer mais expressões em inglês que são quase obrigatórias no mundo dos negócios, baixe o Checklist de 12 expressões em inglês que todo profissional precisa conhecer.

Afinal, saber falar inglês não é apenas se fazer entender. Para ser um profissional que se destaca de verdade no idioma, você precisa dominar expressões muito comuns no ambiente corporativo, qualquer que seja a sua profissão ou área de atuação.

Negociação em inglês com mais assertividade e clareza

Are you ready? Confira agora a lista com 10 expressões para você usar na sua próxima negociação em inglês.

1. Make an offer

O pontapé inicial de uma negociação começa com uma oferta de uma das partes. Make an offer significa “fazer uma oferta”. Ou seja, é quando você ou a outra parte envolvida na negociação traz uma proposta inicial, que vai ser discutida ao longo de todo o processo.

2. What do you have in mind?

Para entender a posição das outras partes envolvidas em uma negociação em inglês, basta fazer a pergunta what do you have in mind?, que significa “o que você tem em mente?”. Ela te ajuda a compreender com mais clareza o objetivo das outras pessoas.

Além de trazer um tom educado para a negociação, essa expressão demonstra que você tem interesse em chegar a um acordo que favoreça todas as partes, e não apenas você.

3. Can I make a suggestion?

Uma negociação não é a imposição da sua opinião sem diálogo. Portanto, usar expressões como can I make a suggestion? (no português, “posso fazer uma sugestão?”) traz um bom tom amigável para a negociação. Afinal, você pode colocar seu ponto de vista de maneira educada, sem afastar as demais partes envolvidas na negociação.

4. What you’re saying is…

Uma das práticas indicadas pelo Método Harvard de negociação é a escuta ativa. É uma maneira de reduzir e neutralizar os conflitos. Por isso, preste bastante atenção naquilo que a pessoa está dizendo. Além disso, use frases para demonstrar que, de fato, você está escutando e entendendo o ponto de vista da outra parte.

What you’re saying is… (no português, “o que você está dizendo é…”) mostra para a outra parte que você de fato compreende o que está sendo dito em uma negociação em inglês. Consequentemente, isso reduz eventuais atritos e torna a comunicação mais assertiva.

What you’re saying is… (no português, “o que você está dizendo é…”) mostra para a outra parte que você de fato compreende o que está sendo dito, o que reduz eventuais atritos e torna a comunicação mais assertiva.

5. Up in the air

No sentido literal, a expressão indica que as coisas estão no ar. Portanto, em uma negociação em inglês, ela é usada para se referir a alguma questão que não foi definida ou que ainda está pendente na negociação.

6. Work out a deal

A expressão significa “fazer um acordo” e pode ser usada logo no início de uma negociação, como uma pergunta. Ou então, durante a negociação, para indicar que a conversa está se encaminhando para um acordo entre todas as partes.

7. Make a counter proposal

Etapa comum em uma negociação, fazer uma contraproposta é quando uma parte apresenta uma alternativa à proposta colocada anteriormente.

8. On the same page

O sentido literal da expressão é “estar na mesma página”. Dessa forma, ela é usada para mostrar que todas as partes envolvidas estão alinhadas e concordam com a negociação que está sendo feita e o resultado dela.

9. Win-win situation

Existem técnicas de negociação que se baseiam na lógica do jogo de soma-zero, em que uma parte precisa perder para que a outra ganhe. Por outro lado, a lógica do ganha-ganha, também proposta pelo Método Harvard de negociação, orienta que todas as partes da negociação sejam beneficiadas com o resultado.

win-win situation (ou “situação de ganha-ganha” em tradução literal) é um exemplo prático dessa lógica: é uma negociação em que todas as partes saem satisfeitas.

10. You’ve got a deal

Como citamos no início do artigo, essa expressão é aquela que mostra que a negociação foi finalizada. You’ve got a deal significa “você tem um acordo” e demonstra que todas as partes estão de acordo com os termos.

Conquer English: aprenda inglês com a metodologia Conquer 

Se você quer aprender inglês de verdade e dar um upgrade na sua carreira, conheça o Conquer English Online, o curso de inglês da Conquer!

O curso é completo: do iniciante ao avançado. E com ele, além de inglês, você desenvolve soft skills e aprende sobre outros temas relevantes para o mercado de trabalho, como oratória, liderança, marketing e inovação.

No Conquer English Online, o aprendizado é por contexto, ou seja, você aprende enquanto simula e vive situações do cotidiano profissional.

Além disso, as aulas são voltadas para o ambiente de negócios para você se desenvolver e finalmente poder colocar no currículo que é fluente de verdade no idioma.

Quer deixar as desculpas de lado e aprender inglês de uma vez por todas? Então garanta já a sua vaga no Conquer English!

conquer english online

O que você achou disso?

Média da classificação 4.8 / 5. 4

Negócios