Sem categoria

Entenda quando o estresse pode ser bom para você

Bruce McEwen, neurocientista, professor da Universidade Rockefeller e autor do livro “O Fim do Estresse como Nós o Conhecemos” afirma que o estresse é fundamental para a nossa sobrevivência. Isso […]
06 jun, 2017
Reading time 2 minutos de leitura

Bruce McEwen, neurocientista, professor da Universidade Rockefeller e autor do livro “O Fim do Estresse como Nós o Conhecemos” afirma que o estresse é fundamental para a nossa sobrevivência.

Isso porque ele nos deixa prontos para tomar decisões mais rápidas e  guardar informações que podem nos ajudar a encarar os mais diferentes tipos de desafios.

Em outras palavras: pessoas com um nível de estresse mais elevado potencializam a sua capacidade de superar um problema.

McEwen explicou como isso funciona em uma entrevista cedida à Revista Super Interessante: “A chave desse processo é o cortisol, que é liberado pelo cérebro em situações de pressão e é conhecido como hormônio do estresse. Como o cortisol está relacionado ao hipocampo, uma parte do cérebro importante para a memória e para o aprendizado, sabemos que o disparo desse hormônio faz com que fiquemos mais vigilantes e atentos. ”

Mas presta atenção, é preciso ficar ligado aos níveis de estresse, já que existem três degraus: o bom, o tolerável e o tóxico. Para entender em que nível você está, McEwen sugere que você responda essas perguntas:

  1. Você se sente capaz de resolver seus problemas pessoais?
  2. Você tem conseguido controlar sua irritação?
  3. Você sente que as dificuldades têm sido tão grandes que nunca poderá vencê-las?

A verdade é que sob o estresse, temos mais forças para atuarUm estudo feito pela Universidade de Harvard mostra, também, que o estresse, em determinadas situações, pode ser benéfico. Para isso, é necessário mudarmos nossa percepção sobre ele.

Em uma situação de estresse, normalmente, nossas artérias se contraem – por isso há tantos casos de infartos que levam à morte. Porém, nesse estudo os pesquisadores colocaram as pessoas para em falar em público, com várias outras criticando a sua postura.

A pessoa testada era submetida a um momento de estresse extremo, então eles faziam um exame para saber qual era o fluxo de sangue no coração e, como esperado, os vasos ficavam contraídos.

Maaaas, se antes de colocar a pessoa no palco, eles explicassem que aquela sensação era algo positivo, ou seja, que aquilo era seu corpo ajudando a superar o desafio, as artérias que se ligam ao coração se ficavam dilatadas – igualzinho acontece quando estamos felizes ou animados.

Ou seja, pensar no estresse como algo positivo, causou um impacto realmente benéfico, deixando as pessoas com mais energia e mais corajosas para enfrentar o desafio.

Nesse TED, a psicóloga Kelly McGonigal explica que isso acontece porque com o coração batendo mais forte, ficamos mais preparados para a ação e com a respiração mais rápida, já que estamos levando mais oxigênio ao cérebro.

Por isso, quando você sentir que o seu corpo está entrando em estado de estresse, o que McGonigal sugere é que você pense: “isso é só meu corpo me ajudando a vencer esse desafio”.

Faça sua auto análise, e lembre que se nos estressamos demais, os efeitos acabam sendo maléficos, funções como memória, por exemplo, acabam prejudicadas. É por isso que apesar de termos mais força para atuar sob estresse, precisamos apreciá-lo com moderação, o segredo aqui é o equilíbrio.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0