Sabia que existem determinados estilos de negociadores e formas de lidar com eles para aumentar as chances de atingir seus objetivos?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que negociação não é uma habilidade necessária somente na área comercial. E o que isso quer dizer? Que você provavelmente já precisou negociar algo na sua vida, mesmo sem perceber!

Quando se fala em negociação, é comum que a palavra seja associada a negócios, gastos, lucro e dinheiro em geral. Por isso, muitas pessoas acabam achando que não precisam desenvolver essa habilidade.

A realidade, porém, é que você já precisou convencer alguém sobre o seu ponto de vista. Ou então defender uma ideia para um projeto no trabalho. Certo? Então, você já precisou negociar

Agora que você já entende que todos são potenciais negociadores, é possível buscar formas de aumentar suas chances de chegar ao sim. Bora conhecer?

Quais são os estilos de negociadores

Entender com quais estilos de negociadores você está lidando e como eles costumam se comportar é fundamental. Afinal, essa é a melhor estratégia para você conseguir se adaptar às diversas situações de negociação e moldar sua estratégia de acordo com elas.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo com essas características definidas, o contexto de cada negociação também faz diferença. Por isso, lembre-se sempre de ser flexível e saber se adaptar às mais diversas situações.

Veja um resumo de cada tipo de negociador na imagem abaixo. Na sequência, vamos te explicar como lidar com cada um deles.

tipos de negociadores

1. Negociador assertivo

Esse é o mais objetivo entre os negociadores. Com uma comunicação clara e focada em resultados, o negociador assertivo costuma ir direto ao ponto. Por isso, ele busca realizar a persuasão por meio de dados e argumentos fortes que direcionam o outro à decisão racional.

Como lidar com o negociador assertivo: 

  • Seja racional e não emocional
  • Estabeleça argumentos para defender suas propostas
  • Mostre as vantagens das suas ideias
  • Não fique dando voltas, seja direto

2. Negociador persuasivo

Empatia é o segredo da argumentação desse tipo de negociador. Assim, para criar uma atmosfera amigável, o negociador persuasivo vai buscar formas de estreitar o relacionamento na hora de negociar. Com conversas longas e cativantes, ele utiliza da emoção para persuadir o outro.

Como lidar com o negociador persuasivo:

  • Faça com que ele se sinta à vontade
  • Deixe-o pensar que está no controle
  • Fale sobre você, mas não em excesso
  • Mantenha o foco na negociação

3. Negociador detalhista

Esse estilo de negociador, como diz o nome, presta atenção nos detalhes para planejar sua estratégia. Portanto, por meio de um pensamento lógico, ele estuda os caminhos da negociação e seus possíveis resultados. Dessa forma, ele consegue entender qual deles será mais benéfico para si mesmo. 

Como lidar com o negociador detalhista:

  • Evite argumentos emocionais
  • Esteja ciente das estatísticas envolvidas na negociação
  • Não tente esconder nada dele
  • Garanta que seus argumentos não são controversos

4. Negociador estável

Entre os estilos de negociadores, este é o que precisa de paciência e segurança. Portanto, não espere atitudes impulsivas, pois esse tipo de negociador gosta de estabilidade. Por isso, assim como o negociador detalhista, ele vai analisar os possíveis resultados antes de tomar sua decisão. 

Como lidar com o negociador estável:

  • Seja paciente e solícito
  • Ajude-o a enxergar os possíveis cenários da negociação
  • Mostre as vantagens da decisão para ambos os lados
  • Utilize argumentos para deixá-lo confortável com a escolha

Estilos de negociação

Além de estilos de negociadores, existem estilos de negociação. E cada um prevê habilidades estratégicas e comportamentais diferentes. 

Veja a diferença entre os tipos de negociação:

  • Negociação competitiva: também conhecida como ganha-perde, pois normalmente apenas uma das partes sai ganhando. No entanto, a grande desvantagem é que o relacionamento a longo prazo não é priorizado. 
  • Negociação cooperativa: já o método conhecido como ganha-ganha trabalha uma negociação mais flexível, em que ambas as partes são beneficiadas. Portanto, as relações a longo prazo e soluções mais criativas ganham prioridade.

Dicas para ser um bom negociador

Como citamos anteriormente, entender com que você está negociando faz toda diferença. Por isso, considere não apenas sobre sua personalidade, como suas motivações e a área e o contexto em que ele atua.

pilares da negociação

Para além disso, seja estratégico: planejar e usar os métodos certos vai te levar mais vezes ao sim. Afinal, existem técnicas de negociação que comprovadamente funcionam. Então, por que não usá-las? Por isso, vamos citar algumas delas abaixo:

Na ConquerPlus, a plataforma de streaming que reúne TODOS os cursos gravados da Conquer, você tem acesso ao curso de Negociação e Influência, e aprende técnicas e estratégias que podem ser utilizadas por todo profissional que deseja levar suas ideias adiante. 

conquer plus

Além disso, são mais de 60 cursos que vão acelerar sua carreira a partir da nossa metodologia mão na massa, conteúdos atuais e professores que são referência no mercado.

Clique aqui e faça sua assinatura agora mesmo.