Um jovem da periferia, a vontade de se casar, a frustração com o tempo gasto no transporte público, a sede de crescer e a coragem de apostar todas as fichas em um negócio. 

Podia ser o roteiro de um filme, mas é o início da carreira do empresário Flávio Augusto – fundador da Wiser Educação, responsável por empresas como Wise Up e MeuSucesso.Com.

Se você não conhece o enredo, deixa eu te contar um breve resumo dessa história. 

Flávio nasceu em uma família que morava na periferia do Rio de Janeiro e começou a trabalhar em uma escola de inglês, vendendo cursos, aos 19 anos. (Uma curiosidade: como as linhas telefônicas eram caras, ele usava um orelhão como escritório para falar com os possíveis clientes. Ah, os anos 90!).

Corta para quatro anos mais tarde. Com 23 anos, já era diretor comercial dessa empresa. Mas é aí que vem o plot twist de verdade. Nesta idade, ele viu uma oportunidade de vender cursos de inglês com foco em adultos: uma estratégia bem diferente para a época.

Para isso, pegou um empréstimo e abriu sua própria escola de idioma. E, um ano depois, ela renderia seu primeiro milhão. Mais tarde, se tornaria uma das maiores redes de ensino de inglês, a Wise Up, com franquias por todo o Brasil.

Outro capítulo dessa história foi em 2013. Aos 41 anos, ficou multimilionário ao vender o Wise Up para o Grupo Abril, por R$ 877 milhões. Menos de três anos depois, recomprou a empresa por apenas R$ 400 milhões.

Também em 2013, Flávio começou sua aventura no mundo dos esportes. Ele comprou o clube de futebol Orlando City, nos Estados Unidos. Em 2021, o clube foi vendido pelo dobro do valor da compra, em outra operação multimilionária.

E, agora, está a todo vapor investindo em edtechs (startups da área de educação) e no Wise Up Online.

O “feliz para sempre” dessa história veio, mas isso não significa que ele não enfrentou (ou enfrenta) obstáculos. E é justamente sobre perseverança e coragem em momentos difíceis que Flávio fala no projeto conhecido como Geração de Valor – que soma milhões de seguidores nas redes sociais e já rendeu três livros.

Com uma trajetória como essa, Flávio inspira muita gente. Por isso, convidamos o empresário para dar dicas de carreira, liderança e empreendedorismo para você também atingir seus objetivos. Confira!

Conquer: Em um dos seus livros, você fala sobre o nosso poder de escolha e a coragem de fazer nossas próprias escolhas. De que forma isso foi importante na sua vida?

Flávio Augusto: Em primeiro lugar, descobrirmos a relação de causa e efeito entre nossas escolhas e os resultados que alcançamos na vida é fundamental. O mais comum e cômodo é ignorarmos essa relação de causalidade. No entanto, descobrir e assumir que podemos ter um papel ativo e determinante neste jogo é fundamental.

Conquer: Qual foi o maior desafio da sua carreira, o que você fez para superá-lo e o que esse episódio deixou de aprendizado para você?

Flávio Augusto: Meu maior desafio foi vencer as enormes barreiras sociais que colocava como intransponíveis no início de minha vida. A começar pela geografia. Como morador de periferia, somente para ir e voltar para o trabalho, eram quase cinco horas diárias em transportes públicos lotados. Durante o ano, eram cerca de 25 dias inteiros dentro de um ônibus imprensado.

Vencer essa condição, vencer a falta de referência, autoestima e ainda competir de igual pra igual com meus pares exigiu de mim uma determinação e uma resiliência a mais para ter alguma chance de fazer a travessia de onde estava para chegar onde desejava.

Conquer: Que conselhos você dá para quem quer crescer na profissão ou começar um empreendimento, mas está se sentindo desmotivado ou não sabe por onde começar? 

Flávio Augusto: Primeiro, avalie se a empresa em que você está é um terreno fértil, está em crescimento e poderá lhe oferecer alguma chance de crescer. Se assim for, busque desenvolver suas habilidades para se tornar um profissional mais produtivo e valioso em seu mercado.

Conquer: E qual dica você dá pra quem precisa liderar em tempos de incerteza?

Flávio Augusto: O líder é quem dá a visão e a direção. Ele vai na frente e dá o exemplo. Quando sua visão como líder está correta e a equipe inteira se beneficia dela, ela começa a confiar mais na sua liderança. E quando você dá uma segunda ou terceira visão, e elas se materializam, você passa a ganhar mais autoridade e força entre a equipe.

O líder não tem obrigação de ter todas as respostas. Ele pode dar ao grupo a possibilidade de participação nas decisões, dando ao grupo a coautoria. Isso cria uma cumplicidade muito grande entre líder e liderado. Ao dar ao grupo a coautoria, direcionando e estimulando equipe, você também ajuda no processo de formação de novas lideranças.

O líder não precisa ter medo de errar. Ele não é o super-homem ou a mulher maravilha: ele erra, se desculpa. Ele deve se humanizar para não se tornar uma figura mítica.

Conquer: Que habilidades você teve que desenvolver e fizeram muita diferença na sua vida, mas que não foram ensinadas pela educação tradicional?

Flávio Augusto: Comunicação, inteligência emocional e liderança. Não há um dia sequer que pessoas que crescem profissionalmente no mercado não usem essas três ferramentas.

Logo que comecei a minha experiência profissional, como um cara extremamente tímido, na área de vendas, a primeira habilidade exigida foi a comunicação. Tive que treinar a comunicação na própria empresa e no dia a dia. Muito estimulado pela vontade de vender, a comunicação começou a ser desenvolvida em vários níveis.

O primeiro nível foi a persuasão na hora de vender o produto, olhar no olho, ou seja, passar segurança na hora de se comunicar. Depois vieram os outros níveis: uma palestra para 40 pessoas ou ensinar um time a vender. Em outro momento, eu precisava falar ao vivo na televisão ou com milhares de pessoas em um estádio de futebol. Essa ferramenta foi muito boa pra mim, e é importante pra quem quer crescer em qualquer área.

Conquer: Como você enxerga um profissional que é muito bom tecnicamente, mas que não domina a comunicação?

Flávio Augusto: Qualquer profissional que não sabe se comunicar bem tem uma tendência a ficar estagnado. Não é uma regra porque ele pode se desenvolver ao longo do processo. E qual seria o benefício de aprender essa competência? Em primeiro lugar, porque o profissional passa a ser elegível para liderar.

A liderança é feita através da comunicação: como falar individualmente ou em grupo, como motivar, como cobrar, como dar um feedback, como chamar para uma reflexão. Muitas vezes, o líder vai educar o time, ensinando habilidades que a equipe ainda não tem. A liderança tem uma influência no comportamento dos indivíduos, que têm influência no resultado da equipe.

Conquer: Você se lembra de momentos em que a oratória e a comunicação foram fundamentais na sua vida? Qual foi a diferença que essas habilidades fizeram na sua carreira?

Flávio Augusto: Todos os dias, sem exceção. Quando atuava com vendas, treinando e liderando times de venda, mais tarde quando abri minha própria empresa e alguns anos à frente, quando comecei a produzir conteúdos para internet. A comunicação e a oratória são ferramentas simples de serem desenvolvidas e que dão muito retorno.

Conquer: Como podemos nos adaptar nesta era de tantas mudanças? Neste sentido, qual a importância do aprendizado contínuo?

Flávio Augusto: O normal é a mudança. A adaptação é a condição para a sobrevivência no processo evolutivo do mundo. E nós, como profissionais, temos o dever de nos adaptar – mais do que isso, precisamos estar à frente.

Precisamos enxergar as mudanças como oportunidades, não como ameaças. Às vezes, as pessoas se incomodam com a ideia das  mudanças, mas elas não se dão conta que esse ambiente permite quem está embaixo subir. Se você enxerga isso como uma boa notícia, você sai da retranca e vai pro ataque. Então, a mudança é ótima, é ela que traz as oportunidades.

A única chance de evoluirmos é se acompanharmos essas mudanças. Só tem um caminho: aprender a aprender.

Assine agora a ConquerPlus, a plataforma de streaming que reúne TODOS os cursos gravados da Conquer. Com ela, você pode se desenvolver onde, como, quando e quantas vezes quiser!

São cursos que vão acelerar sua carreira a partir da nossa metodologia mão na massa, conteúdos atuais e professores que são referência no mercado. 

conquer_plus

Clique aqui, conheça os cursos disponíveis e faça sua assinatura agora mesmo.