Entenda porque o efeito da “visão geral” é importante para a sua empresa

Texto escrito originalmente por Pascal Finette, Vice Presidente da Singularity, a universidade do futuro. Traduzido e adaptado por Escola Conquer, com autorização do autor. O efeito da ‘visão geral’ descreve […]
31 out, 2017
Reading time 1 minuto de leitura
Traduzido e adaptado por Escola Conquer, com autorização do autor.

O efeito da ‘visão geral’ descreve a mudança cognitiva que alguns astronautas experimentam quando vêem pela primeira vez nosso planeta no contexto do universo mais amplo. Carl Sagan pretendia alcançar uma mudança semelhante quando pediu à NASA que rodeasse a sonda espacial Voyager 1 no caminho para o sistema solar externo e pegar a famosa imagem do “ponto azul pálido” ou Terra.

O efeito de visão geral é tão eficaz em mudar a perspectiva de alguém. Ela nos permite ver pela primeira vez com os próprios olhos o quadro geral: nosso planeta azul em relação ao seu sistema solar e ao universo em geral.

Um efeito semelhante ocorre quando as pessoas vêem e compreendem a totalidade de um empreendimento. No começo, isso é fácil –  “dois fundadores em uma garagem”, conhecem sua empresa de dentro para fora. Além disso, para suas primeiras contratações, isso ainda não é um desafio.

No entanto, uma vez que você cresce para uma dúzia de pessoas, o momento em que você começa a dividir as responsabilidades e, certamente, o momento em que contrata pessoas para administrar outras pessoas – o efeito de ‘visão geral’ para seu pequeno universo (sua inicialização) pode se perder.

Os grandes líderes passam um bom pedaço de seu tempo, certificando-se de que todos em sua empresa entendem o quadro geral e vêem como sua peça se encaixa nesse quebra-cabeça.

Eles criam sua versão do efeito ‘visão geral’ para a equipe.

Quanto você acha que todos em sua organização vêem todo o seu universo e entende seu lugar nele? Se a sua resposta não for clara, como “todo mundo”, passe algum tempo fazendo com que as pessoas a vejam. É de suma importância e pode levar a mudanças cognitivas em sua equipe.The Heretic é um canal de artigos com a opinião de Pascal Finette, VP da Singularity, Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.