Curso de oratória: perca o medo de falar em público

Você tem medo de falar em público? Então vou te contar algo que talvez você ainda não saiba: esse é o maior medo dos seres humanos. Isso mesmo, o maior. […]
30 maio, 2019
Reading time 4 minutos de leitura

Você tem medo de falar em público?

Então vou te contar algo que talvez você ainda não saiba: esse é o maior medo dos seres humanos. Isso mesmo, o maior.

Mais do que ficar doente ou não ter dinheiro, o medo de falar em público aflige a quase todos. Por que? São diversos motivos. Para citar alguns: insegurança, vergonha, nervosismo, se sentir despreparado, duvidar de si mesmo. E por aí vai.

Outra pergunta: Você se preocupa com o que as outras pessoas vão pensar de você e da sua apresentação? Tem medo de ser julgado?

Aqui vai um segredo: eu também. E, de novo, quase todos os seres humanos.

Sabendo disso, há duas maneiras de lidar:

  1. Desistir e aceitar que você não é um bom apresentador nem sabe se comunicar
  2. Encarar o desafio e procurar um curso de oratória

Você pode pensar que quem deve fazer o curso são aqueles mais tímidos, que não falam muito. Ou até aqueles grandes oradores que estão sempre fazendo discursos importantes. Isso é um equívoco.

Separei etapas para te provar que você também precisa fazer um curso de oratória.

1. Oratória pode ajudar a todos

Não só aos que buscam perder o medo de falar em público, mas também aos que querem aprimorar suas apresentações, controlar imprevistos e dominar o nervosismo.

Por último, mas não menos importante, saber se comunicar de maneira clara e efetiva é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa.

2. Não deixe passar oportunidades

Quantas vezes você perdeu uma oportunidade em uma reunião por não ter expressado sua opinião?

Ou aquela apresentação na faculdade ou no trabalho que você sente que poderia ter ido melhor se tivesse se concentrado um pouco mais e ensaiado antes da apresentação?

Às vezes, o que te separou daquele resultado que você tanto buscava tenha sido um pequeno deslize na comunicação.

3. Seja responsável por todo o processo

Ok, você tem muito conhecimento, mas se não souber se comunicar e transmitir suas ideias pode estar perdendo espaço no mercado de trabalho.

Ninguém vai tomar uma iniciativa por você. Ninguém vai defender a sua ideia ou projeto. Você precisa estar preparado para ser o protagonista da sua própria vida.

4. Sim, você pode ser um orador

Além de saber falar bem em público, atribui-se o título de bons oradores a pessoas extrovertidas e comunicativas.

Quem pensa assim desconhece que a oratória possui técnicas e ferramentas essenciais que podem ser trabalhadas em qualquer pessoa. Orador é quem tem alguma coisa para falar. Se você tem alguma mensagem a passar com sua apresentação, você é um orador.

5. Tá, mas qual a vantagem disso?

6. Incluir na rotina

Além de autoconhecimento, autoconfiança e domínio do nervosismo de falar em público, o curso de oratória vai te passar técnicas aplicáveis no dia-a-dia.

Não há fórmula mágica. Trabalhar, ensaiar, se preparar, saber ouvir.

Além de acelerar sua carreira, comunicar-se efetivamente te ajuda em absolutamente tudo na vida.

7. Fuja do óbvio

O curso de oratória também vai acelerar suas formas de apresentar. Fugir da mesmice e ter muito mais aprovação daqueles que estiverem assistindo.

Você já ouviu falar em storytelling? E se eu te disser que você pode a plicar isso as suas apresentações?

Um bom curso não foca somente nas ferramentas de comunicação não verbal, há muito mais envolvido no processo de um bom orador.

8. Boas histórias aproximam pessoas

Além de treinar, praticar e ensaiar, existem técnicas para apresentações de maneiras diferentes que conectam muito mais você com seu público.

A linguagem corporal é fundamental, bem como saber contar boas histórias, transmitir a sua ideia de maneira clara e a escolha de palavras para sua apresentação.

9. Técnicas de oratória em toda parte

Um curso de oratória vai te aproximar das técnicas e desmistificar o processo.

Eis uma prova de sua eficácia no dia-a-dia: qualquer apresentação que você assista, independente do conteúdo, você vai passar a observar as ferramentas e como elas estão sendo utilizadas.

Pense em um orador que você admira. Assista suas apresentações, perceba seus gestos, expressões faciais, movimentos, se ele utiliza pausas, como controla a respiração. Todos eles utilizam técnicas.7 ferramentas que você vai trabalhar no curso de oratória: Consciência corporal, gesto, voz, expressão facial, movimento, storytelling, comunicação assertiva.

Não importa o número de pessoas que assiste sua apresentação, se desenvolver como orador é necessário.

Ainda que você não apresente nada no seu trabalho, está diariamente convivendo com pessoas. Não deixe passar oportunidades por não expor sua opinião. Apresentar bem suas ideias e transmitir conhecimentos é consequência de uma boa oratória.

Não basta saber falar, há maneiras específicas que podem te ajudar a passar seu conhecimento de maneira assertiva e eficiente, gerando credibilidade e confiança.

No curso de oratória, você vai conhecer dicas de como fazer isso em qualquer ambiente. Da preparação à apresentação. 

E aí, bora encarar esse desafio?

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Uncategorized