Sem categoria

Coronavírus: o que grandes empresas estão fazendo pelos colaboradores?

Assim que o surto do novo coronavírus chegou com mais força no Brasil, qual foi a sua maior dificuldade como profissional de RH? Encontrar respostas efetivas para proteger a saúde […]
01 abr, 2020
Reading time 4 minutos de leitura

Assim que o surto do novo coronavírus chegou com mais força no Brasil, qual foi a sua maior dificuldade como profissional de RH?

Encontrar respostas efetivas para proteger a saúde dos colaboradores? 

Decidir quais iniciativas tirar do papel e medir seus impactos na rotina da empresa?

Diante da crise histórica que estamos vivendo, todas as organizações foram convocadas a dar respostas rápidas e precisas ao problema.

E como área responsável pelo bem-estar e pela segurança dos colaboradores, o RH assumiu grande parcela desse desafio.

Vimos que muitas empresas foram proativas e anunciaram doações, produção de itens essenciais para este momento e medidas para desafogar o bolso dos consumidores.

Mas e para os colaboradores, o que tem sido feito?

Sabemos que muita coisa mudou, começando pela relação de milhões de colaboradores com o trabalho à distância.

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, estamos vivendo a maior experiência de trabalho remoto da história da humanidade. 

Por outro lado, muitas companhias (principalmente as de pequeno e médio portes) estão passando por uma situação financeira delicada – e completamente compreensível.

Mesmo que a decisão de cortar custos seja inevitável, é fundamental que o RH pense com cautela em como fazer isso.

Afinal, essa crise vai passar e, quanto mais forte for a relação de confiança entre organização e colaborador, mais força a empresa terá para se recuperar.

Para ajudar você a decidir quais ações tomar com relação aos funcionários, nós listamos iniciativas de 11 grandes empresas que podem servir de inspiração nesse momento.

Você verá que algumas iniciativas simples podem ajudar – e muito – os colaboradores a passarem por esse momento. Confira!

Google

Os quase 100 mil funcionários da Alphabet, empresa-mãe da gigante Google, distribuídos em 11 escritórios nos Estados Unidos e no Canadá, estão trabalhando de maneira remota. 

Além disso, a Google criou um fundo da Covid-19 para que funcionários e fornecedores temporários possam tirar licença médica remunerada se tiverem os sintomas causados pelo vírus.

Apple

A empresa fundada por Steve Jobs também implementou medidas importantes para proteger os colaboradores dos efeitos da pandemia. Todos os funcionários terão acesso à licença médica ilimitada.

Com o fechamento das lojas físicas, a Apple cuidou para não deixar os funcionários desprotegidos: a empresa pagará o salário de todos os funcionários normalmente durante esse período.

Siemens Digital

A empresa alemã está contando com a ajuda da tecnologia para proteger os ambientes de trabalho. Ela criou um formulário que os colaboradores, terceiros e visitantes da companhia podem responder com uma série de informações e dados pessoais.

É uma maneira de ter mais controle sobre a situação de cada pessoa que passa pela empresa e, assim, garantir um ambiente com menos riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Oi

99 App

Uber

Assim como a 99 App, a Uber também está disponibilizando auxílio para motoristas diagnosticados com Covid-19. A empresa informou que qualquer colaborador ou entregador que contrair a doença ou tiver quarentena solicitada pelas autoridades de Saúde receberá assistência financeira por 14 dias. 

O valor da assistência será baseado nos rendimentos médios dos colaboradores nos seis meses anteriores ao pedido.

Stefanini

Olist

A Olist, startup brasileira focada em marketplace, criou um canal no Slack (plataforma de mensagens instantâneas) onde os colaboradores podem compartilhar notícias confiáveis sobre a doença no Brasil e no mundo, evitando a desinformação. 

Além de ter adotado o home office, a empresa disponibiliza uma ajuda de custo para os colaboradores cobrirem gastos com energia elétrica e internet.

Até mesmo a entrada de novos funcionários foi adaptada para este momento: o onboarding dos colaboradores será 100% remoto.

&Pizza

A iniciativa da rede de pizzarias norte-americana &Pizza com certeza vai dar outro gosto à quarentena do colaboradores. A empresa está oferecendo pizzas gratuitas e ilimitadas aos seus próprios funcionários e aos profissionais de saúde dos Estados Unidos.

Além disso, a rede acrescentou US$ 1 no pagamento da hora dos colaboradores e está disponibilizando 14 dias de auxílio doença para funcionários que contraírem a Covid-19 ou entrarem em contato com alguém que tenha o vírus.

Walmart

Amazon

E você, quais iniciativas está implementando na sua empresa?

Conte para a gente!

Tamo junto nessa!Para atender a necessidade dos RHs neste momento, os programas customizados e a metodologia mão na massa da Conquer estão disponíveis no formato online e ao vivo

Em menos de três anos, já levamos nossos treinamentos corporativos para mais de 200 organizações. E gigantes do mercado como Google, iFood, Ambev, L’oréal, O Boticário e outras empresas já confiaram em nossas programas online focados no desenvolvimento dos colaboradores e na transformação digital. 

Quer saber mais sobre os formatos disponíveis, os programas mais pedidos pelas empresas e as soluções de inovação e transformação digital da Conquer? Então acesse a página da Conquer OnCompany neste link e entre em contato com a nossa equipe.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0