Como transformar a mentalidade e o comportamento de quem exerce a primeira liderança?

Foi com esse desafio que o iFood, maior foodtech da América Latina, procurou a Conquer In Company em 2021.

Com um time de foodlovers assumindo novas posições de coordenação e gerência pela primeira vez, o iFood buscava um parceiro estratégico para conduzir a formação em Liderança junto aos novos líderes. 

Segundo a Gallup, 70% do nível de engajamento dos colaboradores é atribuído a qualidade do líder. Reconhecer a importância de formar líderes fortes, garante equipes alinhadas e produtivas. 

Para Gabriela, especialista de People Development do iFood, mudar a mentalidade e trazer ferramentas para aplicação no dia a dia eram os principais objetivos do Programa.

"Uma coisa é você lidar com a pessoa que é seu par. Quando, do dia para a noite, você se torna líder dessa pessoa, como você consegue mudar seu comportamento com ela, ter conversas difíceis, por exemplo?" Gabriela Silva, especialista em People Development no iFood

Programa Start: o primeiro passo para a liderança

Ao iniciar o planejamento do Programa, a primeira ação foi identificar o que já havia dando certo em edições anteriores, e o que precisava de ajustes de rota.

Somamos os pontos-chave dessa análise à linguagem e tom de voz da marca, e aos elementos indispensáveis da cultura iFood, como a preocupação com diversidade. Isso nos ajudou a guiar a escolha dos professores, a construção da trilha de conhecimento e das ferramentas práticas. 

A jornada, co-criada com a equipe iFood e 100% personalizada, abordou os principais temas para formar uma primeira liderança forte e confiante. Com experimentação prática e intensa, cada líder foi capaz de compreender seu impacto no todo: 

  • no seu crescimento;
  • na formação, gestão e desenvolvimento de seu time;
  • na cultura da empresa; 
  • no resultado do negócio. 
infográfico-numeros-conquer-ifood-nova-liderança

FLEXIBILIDADE

Ao final de cada encontro, aplicamos uma avaliação de desempenho. Após analisar os resultados, sugestões de melhoria eram aplicadas já no encontro seguinte.

CONEXÃO

A jornada foi construída para que houvesse troca de experiências e interação constante entre os participantes. Criamos um ambiente de acolhimento e conexão, para que os novos líderes enfrentassem juntos esse novo desafio na carreira. 

"Foi uma experiência transformadora. As pessoas nos deram feedback que já saíram do treinamento aplicando na prática, mudando a rotina com seus times, adaptando o modo de gestão. Até hoje muitos líderes me procuraram, que já estavam na cadeira, querendo fazer o programa." Gabriela Silva, especialista de People Development do iFood

ConqueRHacks

Um dos temas abordados no treinamento foi gestão estratégica para liderança. Além de formar e conduzir times de alta performance, o líder tem o papel de direcionar o planejamento desse time, visando alcançar objetivos alinhados ao negócio.

Isso pode ser feito, por exemplo, utilizando o método OKR (Objetivos e Resultados Chave). Com o método, é possível definir objetivos e ações com prazos e resultados esperados bem definidos. Por exemplo: 

Objetivo: Aumentar a rentabilidade da empresa

KR (Resultado Chave): Incrementar 10% do lucro líquido em 3 meses. 

A soma de diferentes OKR impacta diretamente a estratégia de todo o negócio.

Inscreva-se no RH WEEK

Liderança: do plano à prática

Aliando conhecimento teórico a ferramentas práticas, ao finalizar os cinco encontros, o propósito era que o novo líder iFood estivesse preparado para encarar os desafios da liderança.

E, o objetivo foi alcançado, conforme narraram alguns alunos do iFood. Confira:

depoimentos-alunos-ifood-conquer

Quer saber mais sobre essa história? Aperte o play e assista ao vídeo.

Crie sua história com a Conquer In Company

A Conquer In Company já transformou equipes em +500 empresas. Com conteúdo relevante, professores atuantes no mercado, metodologia inovadora e personalização, geramos resultados reais para +235 mil profissionais.

fale-com-especialista-conquer-in-company