Como usar o LinkedIn: 4 dicas para aproveitar o potencial da rede

Você provavelmente já ouviu dizer que o LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. E não está errado. Com mais de 665 milhões de usuários em 200 países […]
16 out, 2020

Você provavelmente já ouviu dizer que o LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. E não está errado. Com mais de 665 milhões de usuários em 200 países e mais de 30 milhões de brasileiros cadastrados na plataforma, ele se tornou um canal essencial para profissionais do mundo todo. Mas, afinal, você sabe como usar o LinkedIn além do básico e aproveitar o potencial máximo que ele pode oferecer?

Para quem acha que essa rede social é exclusiva para buscar vagas e oportunidades de emprego, é só passar alguns minutos no feed do LinkedIn para ver que ele vai muito além disso. São milhares de profissionais compartilhando conteúdos de alto nível todos os dias, promovendo networking e trocas de conhecimento.

Um bom exemplo de que o próprio LinkedIn investe no potencial de produzir conteúdo dentro da plataforma é o Top Voices LinkedIn, uma lista anual divulgada pela rede social que destaca os principais usuários que estão iniciando conversas e debates relevantes através de seus conteúdos.

Existe um grande potencial que você pode aproveitar para construir um ambiente online cheio de conteúdos relevantes para a sua carreira, você só precisa saber como usar o LinkedIn a seu favor. Portanto, neste artigo, reunimos 4 dicas para você otimizar a sua experiência e aproveitar ao máximo o potencial dessa rede social.

1) Otimize o seu perfil

Antes de pensar no conteúdo que você consome, lembre-se de preencher o seu perfil com informações importantes sobre você. Os algoritmos do LinkedIn recomendam páginas, pessoas e conteúdos com base no que acredita ser relevante para o seu perfil.

Por isso, mantenha suas informações sempre atualizadas e completas. Indique o seu cargo atual, as competências que você possui, utilize palavras-chave sobre você no seu título profissional e tags relevantes na sua descrição. Além de construir um perfil atrativo para as suas conexões e contatos, você aumenta a sua visibilidade e as chances de ser encontrado por recrutadores e empresas.

2) Construa sua rede de contatos

Um bom primeiro passo para consumir conteúdos relevantes é se conectar com profissionais que você já conhece e admira o trabalho. Envie solicitações de conexão para colegas de equipe e siga profissionais de referência na sua área de atuação. Além disso, você pode seguir páginas de empresas que são referência no mercado para acompanhar as novidades, conteúdos e, quem sabe, oportunidades de emprego também.

Essas conexões alimentam o seu feed com publicações relevantes e melhoram as sugestões da própria plataforma para que você conheça mais profissionais e empresas do mesmo segmento.

3) Consuma novos conteúdos sobre assuntos de seu interesse

Agora que você já indicou suas preferências profissionais no seu perfil, se conectou com pessoas e empresas que te inspiram e começou a construir um feed relevante, é hora de expandir a sua rede. Com tantos conteúdos disponíveis na rede social, por que não aproveitar para conhecer novos profissionais que estão produzindo e compartilhando conhecimento por aí?

Para isso, acesse a aba “Descubra mais” no final da barra localizada ao lado esquerdo na tela inicial do LinkedIn no computador. Ou, se estiver no celular, clique nos três pontos no canto superior direito de qualquer postagem e depois em “Melhorar meu feed”.

Nessa seção, você vai encontrar recomendações de pessoas e páginas para seguir e se conectar com base nos seus interesses, sua área de atuação e suas competências (por isso a importância da dica 1!). Além de sugestões baseadas em perfis populares entre os contatos que fazem parte da sua rede (e por isso a importância da dica 2!).

Outra forma de conhecer novos profissionais atuando na mesma área que você é seguir hashtags relevantes sobre esses conteúdos. Você passará a receber conteúdos de qualidade marcados com essas tags direto no seu feed. É só digitar uma hashtag por vez na barra de pesquisa, como #marketingdigital, #empreendedorismo ou #softskills, por exemplo, e clicar em “Seguir”.

4) Engaje e personalize suas preferências do feed

Por fim, um passo importante para aproveitar ao máximo o LinkedIn e manter seu feed sempre atualizado com conteúdos de alto nível é demonstrar o seu interesse ou desinteresse pelos conteúdos.

Essa interação ajuda os algoritmos a personalizarem e otimizarem ainda mais a sua experiência. Isso porque engajar com um perfil ou uma publicação demonstra que você tem interesse naquele conteúdo, assim como ocultar uma postagem é uma forma de dizer para a plataforma que aquilo não tem relevância para você.

Então, quando você gostar de uma publicação, demonstre seu interesse no próprio post: reaja, comente e engaje com aquele conteúdo. Assim, você aumenta as chances de alimentar o seu feed com conteúdos semelhantes, além de se manter ativo na rede social.

E, caso você veja algo não é do seu interesse, informe ao LinkedIn também. É só clicar nos três pontos no canto superior direito da publicação e depois em “Ocultar esta publicação”.

Quanto mais vezes você fizer isso, mais personalizadas serão as suas preferências. A rede social passará a entender melhor quais conteúdos são ou não são relevantes para você, customizando e melhorando a sua experiência na plataforma.Agora que você já sabe como usar o LinkedIn a seu favor com esses 4 passos para otimizar o seu feed, acompanhe os conteúdos da Conquer e não deixe de conferir a nossa lista com 14 perfis para você começar a seguir hoje mesmo!

E se, além de acompanhar conteúdos relevantes, você tem interesse em colocar os aprendizados em prática, conheça nossos cursos e especializações! Você vai desenvolver habilidades essenciais com profissionais que vivem aquilo que ensinam em sala de aula!

>> Conheça os cursos e faça sua inscrição!