Sem categoria

Os 7 hábitos das pessoas altamente confiantes

Se você sofre de falta de autoconfiança deve saber que esse é um tipo de sofrimento que pode te bloquear de realizar mais na vida, de ir além e de […]
07 ago, 2018
Reading time 6 minutos de leitura

Se você sofre de falta de autoconfiança deve saber que esse é um tipo de sofrimento que pode te bloquear de realizar mais na vida, de ir além e de mostrar para os outros do que é capaz!

Pode fazer você se sentir “menos” do que os outros, inseguro com relação as suas opiniões ou inconsciente de suas próprias forças.

Pode fazer ainda com que você se aproxime das pessoas com timidez, atitude defensiva ou uma necessidade excessiva de agradar os outros.

Mas então o que faz uma pessoa ser autoconfiante? O que as pessoas que têm autoconfiança fazem e pensam para serem assim? 

Quer saber as respostas pra essas perguntas? Então fica atento que nesse artigo que nele vou apresentar os 7 hábitos das pessoas altamente confiantes.

1. Conhecer suas fraquezas e fortalezas.

É visível que quanto mais autoconhecimento você tiver, mais confiante você será.

Pessoas autoconfiantes estão frequentemente olhando para si mesmas, fazendo uma “análise SWOT” na sua cabeça e compreendendo quais suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Então, para se tornar uma pessoa mais confiante, sugiro que faça o mesmo. Pare por alguns minutos e reflita sobre esses 4 tópicos-chave:

  • O que eu faço bem? O que eu poderia considerar como uma “força” minha hoje?
  • O que eu não faço tão bem? O que eu poderia considerar como uma “fraqueza” minha hoje?
  • O que está acontecendo a minha volta que eu posso considerar como oportunidade de crescimento?
  • O que está acontecendo a minha volta que eu posso considerar como ameaça para o meu desenvolvimento?

Faça isso de tempos em tempos, anote, compare.

Esse hábito vai te trazer mais consciência sobre si mesmo e, consequentemente, fazer você se tornar ainda mais confiante.

2. Celebrar as pequenas conquistas.

As pessoas que tem problema com autoconfiança geralmente têm também o hábito de exigir demais de si mesmas e ao conquistar algo não se dão o devido crédito e, simplesmente, partem para o próximo objetivo ainda não atingido. Não seja uma delas!

Concentrando-se em vitórias diárias, você está reforçando suas ações e pensamentos construtivos, se aproximando cada vez mais do sucesso e  das “pequenas vitórias” nos próximos dias.

Talvez nesse momento você esteja pensando “Vitórias, Sucessos?! Eu não tenho sucesso. Minha vida é uma bagunça.”

É claro que tem! Você pode não estar percebendo todas as possibilidades que existem para se sentir bem consigo mesmo durante um determinado dia. Então, apenas para lhe dar algumas ideias, aqui estão possíveis pequenas vitórias que devem ser comemoradas ao passar o dia:

  • Completei ou fiz um progresso em um projeto.
  • Consegui dizer não para algo que não valia a pena e parei de fazê-lo.
  • Cometi um erro mas não deixei que ele estragasse o meu dia.
  • Tive uma ideia sobre o seu próximo projeto de trabalho.
  • Aceitei a realidade de que algo não poderia ser mudado, conservando minha energia.
  • Fiz uma pausa e refleti sobre algo antes de agir, em vez de reagir impulsivamente como de costume.
  • Tive tempo para me exercitar.
  • Consegui chegar em casa mais cedo para passar um tempo com minha família.

Quer uma dica?

Coloque no bloco de notas do celular esses “small wins” do seu dia a dia e quando o mês acabar e te der aquela sensação de que você não atingiu nada de bom, é só dar uma lidinha nessa lista. Você vai perceber quantas pequenas vitórias nós simplesmente esquecemos ao longo do tempo.

3. Cuidar da sua postura

A psicóloga Amy Cuddy não me deixa mentir, ela fez um TED Talk sobre como sua postura pode ajudar na sua autoconfiança e autoestima.

Neste exato instante, como está a sua postura? Sentado curvado para frente? Andando de cabeça baixa pela rua? E em uma reunião? Você senta de forma que as pessoas te vejam? Ou se esconde atrás, se encolhe?

Uma postura mais confiante envia mensagens para o cérebro que informam exatamente como você se sente. Além disso, esse tipo de postura também passa a mesma mensagem para as pessoas que estão a sua volta.

Dito isto, se você precisa se sentir confiante, você quer que a sua postura envie ao seu cérebro e as outras pessoas essa mensagem. Então, fique de pé e estufe o peito ou sente-se ereto… e tenha sempre um sorriso no rosto.

Se ficou curioso pra assistir o TED Talk da Cuddy é só clicar aqui.

4. Ter conversas internas

Parece coisa de louco, mas pensar e argumentar com você mesmo é um hábito muito saudável, desde que seja apenas mental e você não fale sozinho no meio da rua, tá?

Ser capaz de perceber quando está sofrendo e dizer a si mesmo que “amanhã é outro dia” ajudará você a se aceitar mesmo quando não for capaz de se comportar dessa maneira.

Entender que você não é perfeito e se perdoar mesmo quando você cometeu erros não só aumentará a auto-estima como também aumentará sua motivação e autocontrole.

Sabe aquela voz que nos sabota e nos coloca para baixo? Cabe a você criar o seu “sábio” que lhe diz:

“Pois é, eu não me sai tão bem quanto queria na reunião, mas eu tinha um argumento muito bom, pense no que poderia dizer da próxima vez e coloque isso no seu arquivo mental.”

“Sim, eu me sinto mal de ter negado o convite do meu amigo hoje, mas eu sei que foi a melhor decisão, então relaxa.”

“Você não precisa ser perfeito. Ninguém é.”

“Você errou, mas aprendeu muito com isso. Isso não precisa arruinar meu dia.”

“Ok, agora eu estou me cobrando demais, não sou perfeito e vou lidar com isso.”

5. Não ser impulsiva

Para ter mais autoconfiança você precisa aprender a puxar o freio de mão de vez em quando.

Antes de falar a sua opinião, faça mais uma pergunta para entender melhor e pensar em uma resposta mais adequada.

Observe a si mesmo, como as pessoas estão reagindo ao que você está dizendo. Releia o e-mail antes de enviar, respire profundamente antes de entrar na reunião.

Existem diversos aplicativos de “meditação guiada” para você treinar a estar mais presente no momento, mais presente no seu dia a dia.

Eu particularmente gosto muito do “HEADSPACE”, mas você pode apenas fechar os olhos e respirar fundo 4 vezes em algum lugar mais calmo que já ajuda muito.

6. Praticar exercícios físicos

Sim, o temido exercício físico tem um efeito poderoso na confiança. Ele libera endorfinas que trazem um estado de espírito agradável, além é claro de dar muito mais disposição ao longo do dia.

Quando você está fazendo isso regularmente, não apenas ficará melhor fisicamente, mas se sentirá mais motivado a agir de maneira a construir sua autoconfiança.

Ah, mas me dá muito preguiça!

Acredite, as pessoas confiantes também têm preguiça, mas vão assim mesmo. Faça aulas experimentais, procure até achar um esporte, local e exercício que goste de fazer. Aí partiu se exercitar!

7. Ter objetivos palpáveis

Ter e progredir em direção a objetivos pessoalmente significativos é a base da autoconfiança saudável.

O sistema de metas do S.M.A.R.T oferece forma clássica e eficaz para fazer metas e quebrar em tarefas objetivas. Elas tem que ser: eSpecíficas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e limitadas no Tempo.

Este sistema é baseado em pesquisas que sugerem que esses tipos de objetivos levam a realizações maiores e mais consistentes.

Tente considerar as metas que você gostaria de definir para si mesmo, pode ser útil começar a considerar seus principais valores e metas de vida. Em seguida, você pode propor etapas práticas para trabalhar em direção a elas.

Lembre-se que “A felicidade não nos acontece simplesmente. É algo que fazemos acontecer e vem de fazer o nosso melhor ”- Mihali Csikszentmihalyi

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 2