Sem categoria

Como ser mais produtivo sem perder a qualidade no trabalho

Você sabe qual a diferença entre ser produtivo e produzir muito? Vamos esclarecer! Produzir tem a ver com “produção” (gerar um produto, material ou intelectual), é a ação de fato. […]
18 set, 2018
Reading time 2 minutos de leitura

Você sabe qual a diferença entre ser produtivo e produzir muito?

Vamos esclarecer!

Produzir tem a ver com “produção” (gerar um produto, material ou intelectual), é a ação de fato. Produzir muito, portanto, está relacionado com o volume de trabalho realizado – produção – mas, nem sempre, com produtividade.

Ambos os termos têm a mesma raiz (do Latim: productus), mas “produtividade” tem mais a ver com a qualidade do tempo dedicado à realização de um trabalho e com o resultado dele. Ou seja, ser produtivo implica em desenvolver uma atividade de forma eficiente e eficaz.

Se você trabalha muito, vive ocupado, mas não tem tempo pra fazer tudo o que precisa e sofre por causa disso, então, amigo, você precisa melhorar a sua produtividade. Quer umas dicas?

Aumentar sua produtividade não significa fazer as coisas mais rápido. Isso poderia prejudicar a qualidade do seu trabalho e não é o objetivo, certo?

Para ser produtivo, você precisa usar seu tempo com inteligência, e isso é possível seguindo 3 passos:

1- Liste e programe suas tarefas

Não basta fazer uma lista de tarefas, é preciso estimar o tempo de duração de cada uma delas para se programar de acordo com a prioridade, grau de importância e/ou urgência.

Assim como os compromissos que você coloca na agenda, programe e reserve um tempo para realizar suas tarefas.

Você deve fazer isso uma vez ao dia E uma vez por semana. Isso te garante clareza e flexibilidade. Portanto, para ser mais produtivo, adote essa prática como rotina.Quais recursos você vai precisar para executar cada uma das suas tarefas?

Você pode otimizar muito tempo de realização de uma tarefa se pensar com antecedência que recursos precisará para executá-la (dados, informações, material, tempo de outras pessoas, ferramentas, etc).

Não existe nada pior do que chegar na hora de realizar uma tarefa e descobrir que falta algum recurso importante para concluí-la e assim precisará postergá-la. É frustrante e improdutivo!

Planejar, o necessários (sem exageros!) te faz ganhar tempo na execução de uma tarefa e potencializa a eficácia do resultado.

3- Concentre-se no que está fazendo.

Na hora de realizar uma tarefa que você programou, mantenha o foco nela. Só nela!

Isso é muito importante, pois sem foco você pode se distrair com coisas menos relevantes ou ser fisgado por aquela demanda que surgiu de última hora e acabar se perdendo, saindo do planejado – produzindo muito, sem ser produtivo!. Além disso, é quando sua atenção está 100% voltada para algo que você consegue analisá-lo melhor e identificar oportunidades de melhorias.

Existem ferramentas que podem te ajudar a gerenciar seu tempo e aumentar sua produtividade, uma delas é a Técnica Pomodoro. Eu inclusive já escrevi um artigo falando mais sobre essa técnica, que você pode ler aqui.

Quer começar a aumentar a sua produtividade? Então siga os três passos acima!

Com o tempo eles vão virando hábitos e quando menos esperar já se tornaram automáticos.

Mãos à obra!

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0