Mais um dia de trabalho concluído e você não conseguiu terminar tudo o que precisava entregar? Saiu do escritório pensando em como ser mais produtivo no trabalho?

Talvez você tenha entregue tudo, mas ficou com a sensação de que poderia fazer muito mais se tivesse mais tempo. Ou você só quer saber como ser uma pessoa organizada, quem sabe…

Sem problemas, vamos te ajudar a desenvolver hábitos para aumentar a produtividade e resolver todas essas questões. 

Mas, antes de falar de como aumentar a produtividade, você sabe o que realmente é ser produtivo? Muitas vezes, o conceito é associado à ideia de fazer mais, mas produtividade vai muito além de só cumprir um número maior de demandas.

O que é produtividade?

De maneira geral, produtividade tem a ver com priorização, eficiência e consistência. Para ser uma pessoa produtiva, você não pode estar constantemente apagando incêndios, é preciso planejar e priorizar suas tarefas.

Além disso, não adianta cumprir muitas demandas se várias delas forem dispensáveis, certo? Isso seria desperdício de tempo, um fator valioso para a produtividade. Portanto, ser eficiente está relacionado com o gerenciamento de tarefas realmente importantes.

Por fim, ser produtivo não pode ser um caso isolado, quanto mais consistente você for com os seus hábitos, maior será a sua produtividade.

Como ser mais produtivo no trabalho?

Muitas demandas acontecendo ao mesmo tempo, prazos se aproximando e uma má gestão do tempo formam a receita perfeita para um dia pouco produtivo. Mas como reverter esse cenário?

Existem diferentes cursos, livros e técnicas para aumentar a produtividade, é só descobrir qual deles funciona melhor pra você e colocá-los em prática. Opções com certeza não faltam!

Mas para te ajudar, aqui vão 3 dicas de como ser uma pessoa mais organizada e dar um gás na sua produtividade no trabalho:

1) Comece do início: organização e planejamento

É impossível cumprir suas demandas se você não souber quais são elas ou quais os prazos de entrega. Por isso, antes de começar a executar, use os primeiros minutos do dia para fazer uma lista de tudo o que você precisa fazer naquele dia. Outra opção é fazer isso na noite anterior, usando os minutos finais do expediente para já preparar o dia seguinte.

Esse passo simples te ajuda a se organizar e não te deixa entrar em modo desespero achando que esqueceu de fazer alguma coisa.

Confira como está a sua gestão de tempo

#PULODOGATO: quando terminar de listar todas as atividades, defina as três principais demandas que você não pode deixar de entregar naquele dia. Elas serão o seu ponto de partida.

2) Identifique os seus picos de produtividade

Já te perguntaram se você é mais uma pessoa “do dia”, “da tarde” ou “da noite”? O momento em que sua energia está alta e seu humor está no auge geralmente é o melhor momento para a sua produtividade também.

Por isso, pense em quais são os momentos do dia que você se sente mais concentrado e disposto e realize as tarefas mais difíceis da sua lista nestes momentos.

Assim, nos outros períodos, você pode cumprir demandas mais leves, que demandam menos esforço.

3) Use a tecnologia a seu favor: menos distração e mais produtividade!

Hoje em dia, é muito raro encontrar alguém que não tenha um celular, talvez você até esteja lendo este artigo pelo seu smartphone.

Acontece que, muitas vezes, o celular é visto como um grande inimigo da produtividade. Pode ser que, em algumas situações, ele realmente seja, mas tudo depende do uso que você faz dele.

Assim como você possui muitos aplicativos que podem te distrair, você também possui muitos outros que podem te ajudar a aumentar sua produtividade.

Dá uma olhada nesse vídeo do Dario Kosugi, Head de Conteúdo e Experiências da Conquer, para conhecer algumas dessas ferramentas:

Agora que você já sabe como ser mais produtivo no trabalho, é hora de colocar a mão na massa. 

E, para se tornar um profissional mais ágil e acelerar sua carreira, conheça o curso de produtividade da Conquer. No Alta Performance, você aprende a otimizar seu tempo e executar suas tarefas com mais foco e consistência.