Sua empresa está se preparando para o dia 29 de novembro? Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Provokers apontou as principais tendências da Black Friday 2019.

Tudo começa com uma pesquisa online do produto ou serviço, dois em cada três brasileiros se informa pela internet antes de realizar a compra. No entanto, a pesquisa apontou que, pela primeira vez, as compras feitas em lojas físicas devem se igualar às realizadas pela internet.

Por isso, independente de qual seja o seu negócio, é preciso estar preparado para essa data. Confira 3 dicas para preparar a sua empresa para a Black Friday.

1) Explore os ambientes online e offline

Quando a Black Friday começou a se popularizar no Brasil, a data era focada no público online. Esse cenário mudou e, em 2018, a maioria dos consumidores já realizava suas compras em lojas físicas. Agora em 2019, segundo o estudo do Google, a expectativa é que esse número volte a se igualar. 

Ao mesmo tempo que o seu site precisa proporcionar o suporte necessário para clientes que desejam fechar a compra no ambiente online, a sua loja física também precisa oferecer a mesma experiência. 

É provável que você receba mais visitantes que o normal, por isso treine sua equipe, reforce seu estoque e prepare seu pitch. Mas, se seu negócio não possui loja física, invista em uma experiência completa no ambiente online. Isso tem tudo a ver com a jornada do seu consumidor, que, quando planejada, diminui a quantidade de carrinhos abandonados.

2) Garanta uma boa experiência para o consumidor

Como sempre reforçamos aqui na Conquer, pensar em uma estratégica customer centric é essencial. Você não cria produtos e serviços PARA o seu cliente, mas COM ele.

Durante uma compra, o consumidor precisa se sentir seguro para finalizar o processo. Isso envolve desde um bom atendimento até um site pensado para facilitar a experiência sem tirar a qualidade dela.

Se o cliente precisar tirar uma dúvida sobre o produto, existe alguma sinalização no site para que ele entre em contato? Caso ele precise utilizar uma determinada forma de pagamento, sua empresa oferece opções diversificadas? 

Se você se deparasse com o site da sua empresa sem conhecê-la, ele transmitiria credibilidade? E, mais importante, você conseguiria realizar uma compra de forma simples?

Hoje, o foco de qualquer empresa devem ser as pessoas. O consumidor precisa confiar na sua empresa para que decida comprar alguma coisa. Por isso, planeje a jornada pré, durante e pós-venda. Explique por que sua empresa oferece a melhor opção, guie o cliente pelo processo de compra e cause um impacto positivo quando o produto chegar pelo correio ou o serviço for utilizado.

3) Tenha uma comunicação abrangente

Você sabe qual o canal de comunicação mais utilizado pelos seus clientes? Em épocas como a Black Friday, é comum que os consumidores busquem formas de conversar com a sua empresa pelo canal que for mais utilizado por eles.

Não adianta o seu site estar preparado para proporcionar uma boa experiência se a sua estratégia de marketing não contemplar as redes sociais, e-mails e demais canais que o seu público costuma utilizar.

Segundo o estudo citado, o consumidor que realiza compras em mais de um canal representará 25% do todo em 2019. Essa porcentagem era de 7% no ano passado.

Sua equipe está pronta para conversar com clientes em diferentes canais? Se a resposta for “não” ou “acho que sim”, corre que ainda dá tempo de transformar isso em um “sim!” antes da Black Friday 2019.

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