Como melhorar a produtividade no time de vendas

Já parou pra pensar na diferença que um time de vendas de alta performance pode fazer na sua empresa? Aumentar a produtividade de uma equipe comercial também significa aumentar o […]
26 set, 2019
Reading time 2 minutos de leitura

Já parou pra pensar na diferença que um time de vendas de alta performance pode fazer na sua empresa?

Aumentar a produtividade de uma equipe comercial também significa aumentar o desempenho das suas vendas e, assim, impactar os resultados da empresa.

Investir nas equipes é a forma mais efetiva de fazer a sua empresa crescer de fato. No fim, o que realmente faz diferença são as pessoas.

Pensando nisso, separamos 3 dicas para te ajudar a melhorar a produtividade no time de vendas.

1) Construa um planejamento estratégico

O primeiro passo é saber quais são os objetivos da empresa e as metas da equipe de vendas. Para traçar o melhor caminho, você precisa saber onde quer chegar.

Desenvolva um roteiro de vendas com procedimentos padrão a serem adotados pelos membros da equipe no contato com o cliente. Além disso, defina métricas para monitorar a produtividade do time e a efetividade desses procedimentos.

Para ser produtivo, é essencial saber aproveitar o tempo que você tem de forma inteligente. Por isso, se algo não estiver funcionando, seja rápido: mude. Diminuir a burocracia nos processos certamente vai melhorar a produtividade no time de vendas.

2) Prepare a sua equipe

Para aumentar a produtividade, existem muitas ferramentas e técnicas diferentes. Nem sempre o que funciona para uma pessoa é o mesmo que funciona para outra. 

Por isso, permita que a sua equipe crie estratégias para atingir os resultados também. Construa o plano de ação em conjunto com os profissionais e, dessa forma, estimule a criatividade e atitude de dono neles.

Se você contratou aquela pessoa para o seu time é porque ela possui as habilidades e conhecimentos necessários para a área. Ouça o que eles têm a dizer sobre as estratégias, entenda quais são os pontos de melhora e prepare a equipe com treinamentos e feedbacks.

Quanto mais você preparar a sua equipe, mais autônoma ela será e a melhora na produtividade certamente será perceptível.

3) Desenvolva sua liderança

Produtividade e motivação andam lado a lado. Uma equipe desmotivada com certeza produzirá menos.

O papel do líder é entender quem são os seus liderados e o que motiva a equipe. Esse alinhamento é o que vai deixar as tomadas de decisão muito mais rápidas e os processos menos burocráticos.

Um bom gestor precisa ser prático, principalmente quando se trata de melhorar a produtividade no time de vendas. O cliente não quer e nem tem tempo de ficar esperando uma empresa resolver problemas. Por isso, busque formas de facilitar as decisões através de organização, planejamento e alinhamento.

Além disso, ser um líder presente faz toda a diferença. Acompanhe sua equipe, saiba quais são seus pontos fortes e de melhora, dê feedbacks construtivos e esteja aberto a ouvi-los também.Seguindo esses três passos, você certamente já sentirá uma grande melhora da produtividade no time de vendas.

E, se quiser conhecer outras dicas práticas e ferramentas para melhorar a gestão do tempo e trabalhar de forma mais inteligente, conheça o curso de produtividade da Conquer. No Alta Performance, você aprende a planejar e priorizar de forma prática e otimizada, além de desenvolver e manter a disciplina para atingir metas.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Uncategorized