Sem categoria

Como liderar uma equipe que não está apresentando resultados positivos

Conduzir uma rotina intensa de trabalho, com um time enxuto, prazos apertados e sem perder a performance é um dos grandes desafios de muitos líderes. Nesse contexto, não é raro […]
10 ago, 2018
Reading time 3 minutos de leitura

Conduzir uma rotina intensa de trabalho, com um time enxuto, prazos apertados e sem perder a performance é um dos grandes desafios de muitos líderes. Nesse contexto, não é raro haver colaboradores desmotivados e, consequentemente, com baixo desempenho.

Colaboradores desmotivados + baixo desempenho = resultados despencando

Isso significa que você deve trocar de funcionários? Não necessariamente! Abandonar o barco? Muito menos.

Como líder, uma das suas funções é justamente garantir o engajamento, a motivação e o comprometimento da sua equipe, para assim aumentar os resultados.

Mas a questão é: como lidar com um time que não está performando como o esperado?

Neste artigo, vou te apresentar 4 dicas essenciais para engajar a sua equipe e torná-la ainda mais produtiva!

1 – Invista na comunicação com empatia

Segundo o artigo da Harvard Business Review, nos Estados Unidos, 75% dos funcionários afirmam que seu superior imediato constitui a pior parte de seu trabalho, enquanto 65% aceitariam um corte de salário, contanto que pudessem substituir seu chefe por um melhor.

Chocante, né?! Então tome cuidado para não ser esse tipo de chefe!

Um bom relacionamento com o time é um fator imprescindível para gerar motivação. E, para isso, uma comunicação atenta e empática é fundamental.

Ouça as necessidades e sugestões de cada um e apoie-os nos processos dentro da empresa. Aposte também numa gestão colaborativa, dando participação mais ativa ao funcionário.

Tudo isso ajuda a entender o que os desmotiva e o que faria com que eles se sentissem mais valorizados e, consequentemente, engajados.

2 – Estabeleça objetivos claros

Um líder deve saber delegar tarefas, dar autonomia e estimular a iniciativa dos membros da equipe. Tudo isso incentiva os colaboradores a quererem dar o melhor de si.

Entretanto, isso não significa que você deve deixar o barco à deriva. Como líder, é você quem deve conduzi-lo rumo aos resultados esperados.

Por isso, é muito importante definir claramente as metas, mostrar quais são os objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.

Saber trilhar o caminho e mostrar ter consciência do destino, dá clareza aos colaboradores, melhora o direcionamento de seus esforços e dá mais motivação para atingir o objetivo final.

3 – Dê feedbacks construtivos

Cobrança excessiva e feedbacks agressivos não só aumentam a desmotivação, como criam um péssimo clima organizacional. Por isso, faça sempre críticas construtivas e que estimule a equipe a crescer.

Deixe claro que você sabe e entende que ninguém vai acertar 100% das vezes e que erros acontecem e servem para gerar aprendizado.

Valorize as vitórias (grandes e pequenas) e reconheça o trabalho da equipe. Elogie, parabenize pelas conquistas, premie e dê melhores condições de trabalho.

Não seja aquele chefe que só aparece no final. Acompanhe o processo de perto, faça reuniões periódicas, cumpra no prazo as suas próprias atividades nos projetos e dê o exemplo (sempre!). Isso mostra como o empenho de cada um é importante para o alcance de resultados.

4 – Seja 1% melhor a cada dia

Liderar uma equipe nunca foi algo fácil.

Hoje, esse desafio é ainda maior, pois tudo está mudando numa velocidade incrível. Novas tecnologias, novas ferramentas, novas gerações, novas forma de comunicação e novas empresas. É tudo novo.

Nesse cenário, liderar nunca foi tão desafiador. E é justamente por isso que você precisa buscar se desenvolver constantemente. Ler, estudar, fazer cursos, estar preparado para as mudanças, ou seja, buscar se tornar 1% melhor a cada dia.

Afinal, como mostrar qual caminho deve ser seguido se o próprio caminho muda a cada instante? O sucesso – ou o fracasso – de qualquer projeto depende disso!

As dicas indicadas neste artigo vão te ajudar a estimular todo o time a melhorar seu próprio desempenho, conquistando, assim, melhores resultados.

Mas além dessas estratégias que você já pode implementar imediatamente no trabalho, também é essencial que procure aprender todos os dias para se tornar a melhor versão de si mesmo. Busque ser o “chefe” que todo mundo quer ter e veja sua equipe (e sua carreira) decolar!

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1