Como ganhar ainda mais a admiração da torcida?

E não é de hoje que os jogadores de futebol são alvos recorrentes de câmeras, luzes e microfones. Mas na hora de dar o show fora de campo, alguns acabam […]
10 jul, 2018
Reading time 4 minutos de leitura

E não é de hoje que os jogadores de futebol são alvos recorrentes de câmeras, luzes e microfones. Mas na hora de dar o show fora de campo, alguns acabam deslizando a ponto de tomar um cartão vermelho, mas dessa vez: na oratória!

A falta de prática na arte de falar em público acaba sendo tão comum fora do gramado, que na internet é possível encontrar uma chuva de vídeos com as maiores pérolas das entrevistas com jogadores de futebol. E não tem como escapar, é preciso de muito treino para virar o jogo e obter sucesso nessa modalidade!

Acontece que muita gente acaba nem percebendo a importância e os benefícios que um jogador de futebol pode obter se dominar o poder do discurso.

Saber driblar a tensão pós jogo, dar um chapéu em perguntas difíceis e construir uma imagem positiva, pode acabar dando vitrine para alguns jogadores tanto quanto os gols de placa.

Nessa altura do campeonato, dominar as técnicas de oratória em momentos decisivos, como em uma entrevista coletiva, a apresentação em um novo clube ou no discurso para o recebimento de uma premiação, pode ser um divisor de águas para o surgimento de uma estrela do mundo da bola.

É nas adversidades que você encontra as oportunidades. E investir na oratória pode ser uma ótima sacada para quem quer se destacar nesse segmento e conquistar ainda mais o olhar da torcida, dos clubes, não apenas no campo, mas também fora dele…

Afinal de contas, quem não gostaria de fechar contrato com um patrocinador de peso?

E vamos combinar: além da paixão por futebol, estar no topo da lista também envolve carisma e o famoso “borogodó” da celebridade futebolística, que, do dia para a noite, sai de campo e passa a ficar em frente às câmeras para propagandas e participação em programas de relevância nacional.

Tendo esta oportunidade “nos pés”, o jogador que mantém um discurso sem erros e gaguejos, está caminhando, sem dúvidas, ao encontro de uma medalha de ouro e construção de uma carreira a longo prazo, mesmo depois de pendurar as chuteiras.

E quais são os grandes erros dos jogadores de futebol – que você também pode cometer – quando o assunto é oratória?Nas entrevistas, é bastante comum os jogadores de futebol desviarem o contato visual olhando para baixo. Essa situação faz a credibilidade do jogador bater na trave!

Quando o assunto é falar em público, um jogador camisa 10 deve olhar diretamente ao repórter, demonstrando empatia e atenção à pergunta.

Na sequência, alternar o contato visual entre a câmera, que está com seu público principal – o telespectador –, e o repórter (não esquecer dele ali). O contato visual é uma técnica essencial para gerar sintonia com o seu público e correr para os abraços.

2. Em ritmo de jogo

Não adianta responder às perguntas da entrevista mantendo o ritmo rápido do jogo, o seu público pode não compreender completamente o seu discurso ou, pior ainda, não fixar a atenção na sua fala.

Muito jogador, na adrenalina do momento e sem respirar, acaba tropeçando nas palavras devido ao ritmo muito acelerado da voz.

Em uma argumentação, é sempre importante nivelar o ritmo de voz e focar na respiração para que o público compreenda o conteúdo do discurso e, com isso, não perca os melhores momentos da sua fala!

3. Antecipe sua estratégia de jogo

Quem pensa que o jogador de futebol não tem chance de treinar a sua fala, pois é pego de surpresa entre um intervalo e outro, está enganado!

Algumas entrevistas e coletivas acabam acontecendo momentos depois do jogo, possibilitando ao jogador um preparo maior.

Além disso, as perguntas, na maioria das vezes, acabam sendo repetidas, e a melhor estratégia para esse momento é tentar antecipar, treinando as respostas…

Ou seja, o jogador, já conhecendo o contexto do jogo e a expectativa do público, pode antecipar as perguntas dos repórteres e preparar a sua fala, demonstrando, com isso, que a energia, a garra e o profissionalismo estão além do esporte.

Com raras exceções, não basta nascer com o talento e já entrar em campo, a profissão de jogador de futebol exige muita dedicação, treino e suor na camisa… principalmente por aqueles que realmente querem alcançar voos mais largos. E com a comunicação não é diferente!

Para se tornar uma referência como apresentador, não adianta fugir de campo, você precisa de muita e muita prática. E você, está pronto para bater um bolão na oratória?

Quer aprender na prática as melhores técnicas para falar em público, controlar as emoções e fazer apresentações de alto impacto? Conheça o curso Coragem da Escola Conquer clicando aqui.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Uncategorized