Você provavelmente já precisou fazer uma apresentação pelo menos uma vez na vida. Mas como garantir que ela será inesquecível? Que vai causar um impacto? 

Uma boa apresentação envolve muitos fatores. Por isso, não basta ter uma boa dicção se você não souber como se portar. Também não basta dominar sua comunicação não-verbal se você não souber como fazer um slide que esteja alinhado com o que você quer transmitir.

Seja para uma apresentação profissional ou até algum trabalho da faculdade, cada detalhe importa para um resultado memorável.

Algumas apresentações se tornam muito mais completas quando você apresenta um conteúdo para ilustrar sua fala. Sejam fotos, vídeos, frases marcantes ou gráficos, tudo isso precisa ser preparado para passar a imagem que você se propõe a passar.

Quando se trata da apresentação de slides, existem algumas dicas que podem te ajudar a criar um bom material visual. Por isso, reunimos 3 passos para te ajudar a fazer uma apresentação inesquecível.

1) Defina a plataforma onde você vai montar sua apresentação

Muitas vezes, para fazer um material totalmente original, as pessoas montam as apresentações do zero no Photoshop. Mas se você não souber como fazer um slide nesse programa, não se preocupe, existem sites que oferecem layouts prontos para isso. Assim, você só precisa escolher o modelo que se atende suas necessidades, adicionar suas informações e personalizar como preferir.

A mais conhecida provavelmente é a ferramenta Apresentações Google. Disponível para todos os usuários do Gmail, ela oferece alguns modelos prontos e é bastante simples de usar.

Outra opção conhecida é o Prezi. Esse software possui modelos criativos e uma performance dinâmica para apresentações. Criado para não-designers, a ferramenta é fácil de usar e fácil de personalizar.

Por fim, se você quer saber como fazer uma boa apresentação, precisa conhecer o Canva. Esse site se tornou um dos favoritos por oferecer muitas opções de modelos, atendendo os mais diversos temas de apresentações. Além disso, eles já possuem toda a estrutura pré-definida, inclusive fontes que conversam entre si e espaços reservados para imagens. Assim, você só precisa colocar o seu conteúdo no local indicado e, se não souber como fazer um slide, o Canva com certeza vai te ajudar.

2) Inclua apenas o essencial

O objetivo dos slides é, antes de tudo, servir como um material de apoio para a apresentação. Por isso, você deve estruturá-lo como tal.

Você já assistiu alguma apresentação em que o orador apenas lia o texto escrito no slide? E alguma em que o slide continha longos textos que provavelmente ninguém leu até o final?

Isso é bastante comum.

Para não cometer esse erro e fazer uma apresentação cansativa, lembre-se de colocar frases curtas ou palavras-chave no seu slide. Assim, ele servirá apenas como um suporte se você esquecer algo durante a apresentação ou se quiser enfatizar alguma informação.

O mesmo serve para as imagens, fotos, gráficos e vídeos. Esse conteúdo agrega a sua apresentação? Ilustra uma informação importante ou é só pra dizer que tinha algo ali? Dependendo da sua resposta, pode ser melhor tirar ou trocar o conteúdo ilustrativo.

3) Revise e pratique

Por fim, quando sua apresentação estiver pronta, é hora de revisar e praticar. Apresente para si mesmo em voz alta ou para pessoas próximas de você. 

Perceba se, durante as trocas de tópicos da sua fala, os seus slides também estão acompanhando as transições. Ter slides bem planejados, cria dinamismo para a sua apresentação.

Além disso, é importante praticar sua apresentação para lembrar a ordem dos slides e a informação contida neles. Assim você não corre o risco de se perder ou de precisar ficar indo e voltando os slides durante a sua fala.

Com essas dicas, você estará pronto para saber como fazer um slide que agregue a sua fala e, assim, fazer uma apresentação inesquecível.

Quer aprender a utilizar técnicas de storytelling e construção de PPTs para criar apresentações inesquecíveis com uma narrativa envolvente, organizar informações de maneira coerente, criar conexão com o público e tornar suas apresentações momentos memoráveis? Então conheça o novo curso online da Conquer sobre Apresentações de Alto Impacto!