Sem categoria

Como fazer um mapa mental e desbloquear sua criatividade

Você já passou por um bloqueio criativo? Aquele momento em que sua cabeça tinha tantas informações para processar que você acabava estagnado? Ou então quando você simplesmente precisa achar uma […]
23 jul, 2020
Reading time 6 minutos de leitura

Você já passou por um bloqueio criativo? Aquele momento em que sua cabeça tinha tantas informações para processar que você acabava estagnado? Ou então quando você simplesmente precisa achar uma saída criativa para alguma situação, mas não tem nenhuma ideia? Entenda o que é e como fazer um mapa mental para resolver essas situações de forma simples, prática e criativa.

Nós somos bombardeados por informações novas o tempo todo. E as conexões entre elas podem gerar ideias incríveis. No entanto, conectar esses pontos pode ser desafiador. Você tem tantas coisas em mente que acaba paralisado tentando lembrar de tudo ao mesmo tempo em vez de perceber as possíveis conexões entre as ideias.

Quando você organiza uma informação e todos os pontos relacionados a ela de forma visual em um papel ou uma ferramenta online, fica mais fácil enxergar tudo que está envolvido em um projeto de maneira mais ampla e clara. E essa ação “libera espaço” na sua memória. Você não precisa mais ficar guardando aquela informação e pode se dedicar a pensar em novas ideias.

A mente e a criatividade precisam de espaço para trabalhar e o mapa mental te oferece esse espaço de forma organizada e eficiente. Neste artigo, você vai entender o que é e como fazer um mapa mental.

O que é mapa mental?

O mapa mental é uma ferramenta que permite a gestão de informações, ideias e conhecimentos de forma simples e lógica. Utilizando balões, setas e cores, esse diagrama te ajuda a organizar, memorizar e ter uma visão mais clara sobre um conteúdo, facilitando a geração de ideias e a resolução de problemas.

A estrutura do mapa mental é vantajosa pois foi inspirada nos processos cognitivos. Isso quer dizer que ele organiza o conteúdo da mesma forma que o nosso cérebro o entende. Esse processo facilita a compreensão e memorização das informações.

Segundo o britânico Tony Buzan, referência nos estudos sobre cérebro, aprendizagem e memória e idealizador desse método, o mapa mental é “uma ferramenta que mostra externamente o que acontece dentro da sua cabeça”.

É possível utilizar o mapa mental individualmente, para te ajudar a organizar suas ideias, ou até em brainstormings com um grupo de pessoas. Visualizar em um diagrama as ideias que vão surgindo durante uma discussão em equipe facilita a compreensão, criatividade e associação de informações, fazendo com que o brainstorming seja muito mais produtivo.

Como fazer um mapa mental

Quando você decide fazer um mapa mental, primeiro é importante entender qual é o processo de criação mais adequado pra você. Talvez você prefira escrever tudo à mão porque gosta do processo mais analógico e a ferramenta física. Nesse caso, você só precisa de um papel e uma caneta para começar.

Caso você prefira um espaço que permita a edição do seu mapa mental e o uso compartilhado da ferramenta, existem várias opções de sites dedicados à criação de mapas mentais online. Independente da opção que você escolher, o processo será o mesmo. 

Depois disso, é a hora de colocar a mão na massa!

Todo mapa mental começa com uma ideia principal. Comece definindo qual é a sua. Pode ser o nome do seu projeto, algo que você gostaria de criar ou um novo negócio que você pensou em abrir, por exemplo. Estabeleça a sua ideia principal e coloque no centro do mapa mental.

Depois, puxe as setas ou ramificações a partir dela e escreva as ideias relacionadas ao tema principal. Uma sugestão aqui é começar pelas informações que você já tem disponíveis sobre o seu tema e que podem agregar ao seu objetivo.

Por exemplo, se a sua ideia central é criar uma campanha para o seu produto, as primeiras ramificações podem ser as metas para a campanha. Você quer atingir qual público? Quer que a campanha esteja presente em quais plataformas?

Com as primeiras ramificações feitas, você pode começar a desenvolvê-las. E não se preocupe em tentar lembrar de tudo já no começo, as novas ideias (e, no caso do nosso exemplo, as metas) podem surgir conforme você expande seu mapa mental. Se isso acontecer, puxe uma nova seta e inclua no seu diagrama.

Para desenvolver as ramificações iniciais, tente detalhar ao máximo o que aquele subtema quer dizer. Seguindo com o exemplo da campanha do seu produto, se você criou uma ramificação para as plataformas onde deseja veicular, a partir dela você pode se fazer novas perguntas. De quais materiais você precisa para criar uma campanha do seu produto no Instagram, por exemplo? Será no feed ou nos stories? Você precisa de arte, vídeo e texto?

Depois de puxar ramificações secundárias para informar os materiais necessários para a campanha, você pode criar novas setas e informar quem são os profissionais responsáveis pela produção daqueles materiais. E assim por diante.

Pode ser que você consiga tudo o que precisa em poucas ramificações ou talvez você precise criar várias a partir das primeiras, não existe uma regra. O mapa mental é uma ferramenta flexível e adaptável, você pode construí-la da forma que funcionar melhor para você e o seu projeto.

Dicas para fazer um mapa mental mais eficiente

A técnica principal do mapa mental é criar ramificações a partir de uma ideia central, como foi explicado no item anterior. Esse processo faz com que você visualize o projeto em suas diferentes frentes, entenda quais são as suas necessidades, tenha novas ideias a partir das informações disponíveis, além de vários outros benefícios.

Mas além da técnica em si, existem algumas dicas que podem tornar o mapa mental mais eficiente, estimular a memorização e a criatividade. Listamos algumas delas para te ajudar a aproveitar ao máximo essa ferramenta:

  1. Escreva com palavras-chave em vez de frases longas, assim o seu mapa mental fica mais dinâmico e direto ao ponto, além de não ficar visualmente poluído.
  2. Utilize recursos gráficos, eles ajudam na memorização dos conceitos. Podem ser desenhos, símbolos, cores, fotos, etc.
  3. Faça ramificações com linhas curvas em vez de retas, as linhas retas são rígidas e deixam o cérebro entediado com mais facilidade. Segundo o criador dos mapas mentais, Tony Buzan, o cérebro pensa por imaginação e associação e as ramificações em curva são um reflexo desse funcionamento.

Além dessas dicas, é importante lembrar de sempre editar o seu mapa mental quando tiver novas ideias ou informações. E, claro, volte a consultá-lo para que ele possa servir o propósito de facilitar a sua geração de ideias e resolução de problemas.

Ferramentas para fazer um mapa mental online

Se você prefere fazer um mapa mental online, existem vários sites dedicados inteiramente a essa ferramenta. Reunimos aqui as principais:

Agora que você já sabe como fazer um mapa mental, conhece as dicas para deixá-lo mais eficiente e tem as ferramentas à disposição, é hora de colocar essa estratégia em prática. E você pode começar agora mesmo!

Pense em um projeto ou uma ideia que você tem adiado há muito tempo ou algo que tenha te causado um grande bloqueio criativo. E já escolha uma das ferramentas sugeridas para começar a organizar suas informações. Você vai perceber como será mais fácil sair da estagnação, desenvolver suas ideias e expandir seus projetos.

E se você quer conhecer mais ferramentas e metodologias para ter mais e melhores ideias, inscreva-se no curso online de Criatividade e Resolução de Problemas da Conquer!

Você vai aprender a desenvolver sua capacidade criativa para resolução de problemas reais com mais facilidade. É só acessar aqui.

O que você achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. 2