Se você entende sobre liderança, sabe que o fator mais importante para qualquer empresa bem sucedida são as pessoas. Nenhum negócio chegará longe sem uma boa equipe dando duro por trás. Por isso, é fundamental contar com uma equipe de alto desempenho trabalhando com você.

Quando um líder sabe que pode depositar confiança na sua equipe tendo a certeza que cada um ali está trabalhando em seu máximo potencial, os resultados da empresa também sentem a diferença.

Nesse contexto, a sua função como líder é transformar uma equipe que entrega resultados dentro do esperado em uma equipe de alto desempenho. Ou seja,que naturalmente busca performar além do esperado.

O que são equipes de alto desempenho?

“Sozinho vou mais rápido, juntos vamos mais longe”. Essa frase reflete bem a importância de equilibrar a sua performance individual com a sua capacidade de trabalhar em equipe.

Uma coisa é juntar vários profissionais de qualidade, mas que não sabem colaborar entre si.  E outra coisa muito diferente é juntar vários profissionais que, além de terem suas habilidades individuais, ainda sabem como utilizá-las em favor de uma boa performance da equipe.

Esse é o primeiro ponto importante em uma equipe de alto desempenho: ser formada por bons profissionais que trabalham em sinergia. Assim, as habilidades devem ser complementares e os colaboradores precisam estar comprometidos uns com os outros e todos com o mesmo objetivo.

Uma equipe de alto desempenho atua com paixão e propósito. Sabem onde querem chegar e, principalmente, o motivo pelo qual querem chegar a esse objetivo.

Simon Sinek, consultor organizacional, falou sobre a importância de um líder inspirar ação através do propósito em seu TED Talk mais conhecido. Na palestra, ele apresenta o conceito de Golden Circle. Vale a pena conferir:

Além disso, as equipes de alto desempenho também possuem algumas características que as diferenciam de outros times. Vamos conhecer?

Características de uma equipe de alto desempenho

  • Possuem metas e objetivos claros e bem definidos;
  • Estão alinhados com o que a liderança espera deles e com o que a empresa busca alcançar;
  • Recebem feedbacks constantes, tanto para correções quanto para reconhecimentos;
  • Possuem uma relação de confiança mútua com os outros membros da equipe e seus líderes;
  • Trabalham em ambientes inovadores e são incentivados a inovar constantemente;
  • Se sentem motivados com novos desafios;
  • Trabalham engajados e com empenho.

5 dicas para desenvolver equipes de alto desempenho

Agora que você já sabe o que são equipes de alto desempenho, dá uma olhada nessas dicas que vão te ajudar a desenvolver a performance da sua equipe.

1) Comece pelo recrutamento e seleção

Nada como começar pelo começo. O primeiro passo para construir uma equipe de alto desempenho é saber selecionar bem os profissionais que vão formar o seu time.

Nesse momento, é importante olhar para as habilidades técnicas, mas você também precisa analisar as competências comportamentais dos candidatos com a mesma atenção. Entre as 10 habilidades mais importantes, 8 são comportamentais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Escola Conquer (@escolaconquer) em

Procure por profissionais que desempenham bem suas funções técnicas, mas que tenham inteligência emocional, sejam criativos e se adaptem com facilidade, por exemplo.

Além disso, outro fator crucial na hora de recrutar alguém para a sua equipe é saber que o propósito do profissional está alinhado com o da empresa. Isso porque esse ponto influencia na motivação e performance profissional do candidato e na perpetuação da cultura da empresa.

2) Seja o exemplo que você quer ver na sua equipe

Se você quer criar e desenvolver uma equipe de alto desempenho, é essencial que você também seja um líder de alto desempenho. Afinal, seus colaboradores precisam ver em você o exemplo a ser seguido para, assim, se sentirem inspirados.

E a liderança não é inata, você pode (e deve) se desenvolver constantemente como líder. Antes de tudo, saiba ouvir sua equipe, dialogar com eles, entender suas demandas e desafios. Além disso, ofereça um canal aberto de comunicação e faça com que eles trabalhem junto com você e não para você.

Enxergar os colaboradores como peças de uma estratégia é uma das principais razões pelas quais os líderes falham. Assim, é essencial saber enxergar cada um como um indivíduo importante para o funcionamento da equipe como um todo. Lembre-se: o foco principal de qualquer empresa são as pessoas.

Existem ainda algumas características que você pode aprimorar para desempenhar uma boa liderança. E, se você quer se tornar um líder mais preparado e dominar técnicas e ferramentas de gestão, conheça a especialização em Liderança e Gestão de Pessoas da Conquer.

Você vai aprender a liderar na era exponencial com mentores que vivem na prática tudo o que ensinam em sala de aula.

3) Estabeleça metas claras e reais

Para que uma equipe tenha um alto desempenho, antes ela precisa saber o que é preciso desempenhar. Parece óbvio? Pois nem sempre é o que acontece.

Você nunca sabe como atingir um objetivo se não souber antes qual é esse objetivo, certo? Por isso, é seu papel como líder definir metas realistas e, ainda assim, desafiadoras para a sua equipe e garantir que todos saibam exatamente o que é esperado deles.

Esse alinhamento garante que a equipe esteja remando no mesmo ritmo e para o mesmo destino. Isso vai aumentar a performance conjunta e, consequentemente, os resultados da empresa.

4) Estimule a cultura do feedback em equipes de alto desempenho

A comunicação é indispensável para uma equipe de alto desempenho. Aliás, não existe um bom trabalho em equipe se não houver um canal aberto de diálogo entre os profissionais e seus líderes.

Portanto, esteja sempre disposto a oferecer e receber feedbacks. A partir deles, você entende como a sua equipe está performando. Além disso, sabe como eles estão enxergando o seu trabalho.

A Aline Nesi, Head de RH da RentCars, reuniu 4 dicas para elevar o nível dos seus feedbacks e garantir uma comunicação mais assertiva com a sua equipe. Dá uma olhada:

5) Invista em treinamentos corporativos

Uma vez que você identifica os pontos fortes e os de melhora da sua equipe, investir em treinamentos é uma forma de oferecer oportunidades de desenvolvimento aos seus colaboradores.

Cada um deles deve buscar suas próprias ferramentas e estratégias para se desenvolver. E os treinamentos corporativos, principalmente aqueles que se adaptam às suas necessidades, podem desenvolver as equipes em conjunto focando diretamente nos pontos de atenção.

Desenvolver equipes de alto desempenho não é algo que acontece da noite para o dia. É um processo que deve acontecer de forma consistente

Colocando essas 5 dicas em prática, você já vai sentir diferença na performance da sua equipe e nos resultados da empresa.

Quer continuar seu desenvolvimento com conteúdo direto ao ponto? Conheça a formação em Liderança e Gestão de pessoas da Conquer.

Com aulas ao vivo e gravadas, são três meses de muito aprendizado com professores que atuam como líderes em grandes empresas, além de muita mão na massa a partir de estudos de caso e o melhor: um plano de carreira personalizado para você.

Você ainda tem acesso a mentorias individuais com os maiores líderes do país e a ferramentas e técnicas para aplicar imediatamente na sua empresa.

Clique aqui e garanta sua vaga agora!